Seguidores

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Os pets podem ter dores de ouvido?

Cuidar da saúde do seu pet é fundamental. Fique atento aos sinais de possíveis incômodos na audição do seu bicinho e qualquer alteração consulte o médico veterinário
Se seu cão bate as orelhas chacoalhando a cabeça com muita frequência, ou coça insistentemente as orelhas com a pata, é bom ficar atento: pode ser sinal de infecção ou inflamação. Segundo a médica veterinária do Hospital Veterinário Pró Vita Rhéa Cassuli Lima dos Santos, os pets não costumam ter dores de ouvido como os humanos. O que pode acontecer são problemas de pele como doenças alérgicas, presença de ácaros e fungos, que acometem o ouvido externo, causando muita coceira e incômodo. Nesses casos, a higienização é importante, mas é preciso cautela.
“Os pets não costumam ter “dor de ouvido” como nós humanos, pois o formato do conduto auditivo mais alongado e em “L” dificulta a ocorrência de infecções do ouvido médio e interno. Mas se houver alguma infecção, é preciso fazer a higiene com produtos próprios. Pedimos cuidado com a introdução de materiais e água, e não se deve arrancar os pelos do conduto auditivo, a não ser que seja feita alguma recomendação veterinária”, explica.
Se a quantidade de secreção e pelos for muito grande, pode haver a formação de tampões, dificultando a audição e propiciando o desenvolvimento de infecções. “Se essas infecções não forem tratadas, podem se tornar crônicas e lesar permanentemente a membrana timpânica, causando a perda de audição”, alerta Rhéa.
Em cães saudáveis, a higienização pode ser feita semanalmente, mas em cães em tratamento os donos devem seguir as orientações do médico veterinário. “É bom alertar que a higiene deve ser feita apenas na parte externa, com algodão umedecido e produto indicado, e apenas até onde o dedo alcançar. Nada de colocar objetos pontiagudos”, resume a veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário