Seguidores

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Problemas com Capital de Giro levam empresários a “apagar incêndios” e a saída está na revisão de estratégias

Redução nas vendas e inadimplência são mudanças comumente enfrentadas pelas empresas. Para consultor Milton Jaworski o foco deve estar no controle do fluxo de caixa e na aposta de um crescimento patrimonial no patamar dos 25% a 35% Garantir estabilidade financeira e assegurar um capital de giro são algumas das principais dificuldades dentro da administração de um negócio. O desafio passa necessariamente pelo controle financeiro da empresa, assim como um controle mais efetivo do fluxo de entrada e saída. De acordo com o consultor empresarial Milton Jaworski, muitos empresários estão focados em vender mais e se esquecem do controle de fluxo de caixa. “Eles percebem que a empresa dá lucro, que vende muito bem, mas não conseguem entender porque o dinheiro não aparece”, analisa.
Outro problema muito comum é a dificuldade em manter um capital de giro dentro dos patamares aceitáveis. Segundo Jaworski, administrador especializado em Gestão de Resultados, o capital de giro representa, em média, 30 a 70% do total dos ativos de uma empresa, e depende de um acompanhamento permanente do administrador financeiro, pois sofre constantes impactos relacionados às mudanças enfrentadas pela empresa, como a redução nas vendas, crescimento da inadimplência, aumento das despesas financeiras ou aumento dos custos. “Problemas relacionados à gestão do capital de giro fazem com que os empresários gastem tempo apagando incêndio, sacrificando assim os resultados desejados. A única saída é manter um índice de liquidez adequado ao perfil do negócio, através da utilização de ferramentas apropriadas de administração de capital de giro, o que tornará a empresa liberta do pagamento de juros e preparada para enfrentar mudanças inesperadas de cenário, que são muito comuns no mercado”, diz Jaworski.

Quando contratar uma consultoria
Lucro abaixo do esperado e dificuldade de manter um capital de giro são diagnósticos que indicam que é chegada a hora de a empresa apostar na contratação de uma consultoria. A consultoria empresarial não é uma atividade recente e encontra-se em expansão no Brasil, envolvendo profissionais das áreas de administração e economia. Segundo o ISAE/Fundação Getúlio Vargas, somente em 2007 o mercado de consultoria cresceu 800%, motivado pelos resultados apresentados nas empresas que apostaram em contratar uma consultoria. “As empresas apostam em determinadas estratégias para assegurar lucratividade, mas no caminho deparam com uma série de dificuldades e mudanças no mercado. Neste momento é essencial a revisão das estratégias, para recuperar o vigor financeiro da empresa e, em última instância, evitar sua mortalidade”, afirma.
Jaworski lembra que o retorno sobre o capital aplicado, para ser interessante, deve oscilar entre os 25% e 35%. “Este é o crescimento esperado dentro de uma empresa, em qualquer ramo. Significa dizer que a cada três anos ela deve dobrar de tamanho, aumentando seu patrimônio. E hoje percebemos que há empresas cujo retorno mais parece com a rentabilidade oferecida por uma aplicação em Poupança, que evidentemente, está muito longe de ser o ideal”, diz o consultor. Para estas empresas, a Jaworski oferece o serviço de Consultoria de Gestão de Resultados. “A nossa empresa identifica o que fazer, define como fazer e acompanha a execução, transitando por todas as áreas da empresa, e apontando as ferramentas para melhorar os resultados das mesmas”, informa.

Sobre a Jaworski Consultoria
Há 20 anos atuando na área de Gestão de Resultados, a Jaworski Consultoria Empresarial conta com uma cartela de clientes ativos que faturam mais de R$ 1 bilhão por ano. A empresa está presente nos estados do Paraná, Goiás, Brasília, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rondônia, Roraima, Amazonas, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Com uma equipe técnica formada por administradores, a Jaworski Consultoria Empresarial oferece serviços de Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento, Fusões e Aquisições, além de executar Projetos de Participação nos Resultados. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico http://www.jaworskiconsultoria.com.br/ ou pelo fone/fax (41) 3224-4004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário