Sua carreira tem mais chance de ascender quando você tem bons objetivos definidos e trabalha para isso
Seja na vida pessoal ou profissional, ter bons objetivos que rejam as suas ações é algo muito importante: e, para fazer isso com destreza, nada melhor do que definir desde cedo seus objetivos e os planos concretos para alcançá-los.
Pode parecer complicado colocar em um papel seus planos para daqui dois, cinco ou mais anos, mas é algo que, no futuro, irá lhe render muitos frutos. "Muitas vezes o profissional não faz um planejamento de carreira quando termina a sua formação, o que torna grande o risco de ele entrar no mercado sem saber o que deseja ou sem conquistar um espaço na sua área de atuação”, comenta Madalena Feliciano, diretora de projetos da Outliers Careers.
Para evitar esse problema o ideal é ter seus objetivos definidos, sabendo onde se deseja chegar em curto, médio e longo prazo, assim como os recursos que serão necessários para alcançar o que se deseja. “Fazer isso sozinho muitas vezes pode parecer complicado, por isso, contar com a ajuda de um profissional na área, que saiba indicar os caminhos e ajudar a achar a resposta dentro do próprio cliente pode ser uma alternativa interessante”, sugere Madalena.
Quando a pessoa tem um objetivo esclarecido e realmente o deseja, ela concentra seus esforços para que consiga essa realização, essa vitória. “E uma vitória nada mais é do que a consequência de um objetivo bem definido, uma estratégia bem elaborada, competência superior e muito trabalho concentrado”, ressalta a especialista.
Madalena lembra que é preciso, sim, saber lidar com imprevistos e possíveis mudanças que possam aparecer no meio do caminho, mas, quando se está bem preparado para o que vem pela frente, obstáculos e possíveis imprevistos não são o suficiente para tirar uma pessoa determinada do seu caminho. “Sempre existirão problemas e limitações, mas o profissional não pode deixar que isso estrague a sua trajetória. É preciso tirar força desses momentos para seguir com ainda mais vontade até o objetivo traçado”, comenta Madalena.
Algumas dicas que a especialista oferece para aqueles que não possuem um objetivo definido – ou possuem apenas uma idéia do que desejam fazer a partir de agora são: listar todas as ações necessárias. “Quando se coloca as informações no papel elas ficam mais claras e você não corre o risco de esquecer algum detalhe. Deixe as anotações em um local bem visível, assim, você pode acompanhar os avanços e checar os próximos passos com frequência. Isso facilita o cumprimento das tarefas e aumenta a motivação”, diz.
Outras dicas são se espelhar em pessoas de sucesso e que representem um exemplo para sua vida, tanto profissional quando pessoal, e ser persistente – afinal, você escutará muitos “nãos”, mas não deixe que isso destrua o seu caminho até o objetivo. “Acredite em você, na sua meta e no caminho que tomará até lá. Se não sentir que será capaz de tomar a iniciativa sozinho, conte com o apoio de um profissional na área que te auxilie a enxergar o melhor caminho e o apóie na hora de passar por cima dos obstáculos com confiança e segurança”, conclui Madalena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário