O refúgio à beira-mar está entre as opções preferidas do brasileiro nos momentos em que pode relaxar da correria do dia a dia, como nas férias de verão. Para ter aconchego e bem-estar na casa de praia, o ideal é apostar em uma decoração que transmita a sensação de leveza, tranquilidade e descontração. A escolha da iluminação é fundamental para atingir este resultado, além de valorizar os ambientes.
A lighting designer da Ideally Iluminação, Margarete Orth Silva, revela que o usuário normalmente pretende ter luz geral ou cênica e até a mistura de ambos nos espaços. “Com base no projeto arquitetônico, é possível sugerir efeitos que o valorizem”, afirma. A especialista conta que são usadas lâmpadas halógenas, para efeitos cênicos; fluorescentes, para luz geral; e LED, para balizamentos ou luz geral. “As lâmpadas de LED são excelentes, pois contribuem com o baixo aquecimento dos espaços, consomem menos energia e são duráveis.”
O ideal é optar por luminárias em alumínio, aço inox ou cerâmica, de embutir ou sobrepor, dependendo da aplicação, explica Margarete. “Elas são mais resistentes à maresia, duradouras e fáceis de limpar”. A lighting designer orienta evitar as chapas de aço pintadas e cromadas, porque enferrujam com facilidade. Os modelos variam conforme o gosto, estilo e personalidade do dono da casa, comenta ela. Para realçar e refletir a iluminação, a decoração pode ter elementos naturais e em tons claros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário