Seguidores

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fiscalização em Academias de Curitiba resulta em 12 interdições

Durante fiscalização realizada nesta semana pelo Conselho Regional Educação Física do Paraná (CREF9/PR), com o apoio do Núcleo de Repressão aos Crimes contra a Saúde (Nucrisa), Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), em 25 academias de Curitiba e Região Metropolitana, foram interditados 12 estabelecimentos com a prisão de 14 pessoas, além de 14 apreensões de anabolizantes e suplementos proscritos pela ANVISA. Os dados da operação Narciso III foram divulgados nesta quarta-feira (12), durante coletiva de imprensa, no 1º Distrito Policial, em Curitiba. Na ocasião, ainda, foi anunciada oficialmente a campanha estadual contra o uso de anabolizantes, que será realizada em conjunto entre as entidades.
As autuações realizadas através da fiscalização foram decorrentes de exercício ilegal da profissão, de falsidade ideológica, das más condições de higiene e também da presença de anabolizantes nos estabelecimentos. “Há uma preocupação muito grande do Conselho para que a sociedade entenda que precisa ser atendida por profissionais éticos e competentes, certifique-se que ele está registrado junto ao Conselho e denuncie quando tiver conhecimento sobre alguma irregularidade. Conseguimos realizar essa ação graças ao apoio da Nucrisa e das outras entidades envolvidas, e pretendemos dar sequência esta operação”, comenta o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco.
De acordo com a delegada do Nucrisa, Samia Coser, que conduziu com extrema competência essa operação, que foi motivada por denúncias recebidas através do CREF9/PR e do CRM sobre a presença de anabolizantes nas academias, da atividade irregular da profissão e outras irregularidades encontradas.
A coletiva de imprensa também serviu de alerta para a população sobre os riscos da utilização de anabolizantes para o ganho de massa muscular. De acordo com o presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, o uso de anabolizantes é um risco para a sociedade, pois traz sérios problemas para a saúde.
Para dar início a operação Narciso III, o CREF9/PR realizou no final de junho, a Câmara Técnica para definir estratégias, que contou com a presença de Emílio César Macuco, vice-presidente do CREF9/PR, Steeve Beloni Dias, assessor jurídico do CREF9/PR e Rafael Strugale, presidente da Comissão de Fiscalização e Orientação do CREF9/PR. Nesta câmara foram apuradas a legislação vigente relativa aos anabolizantes e outros produtos ilícitos. Esta operação foi motivada com base em denúncias previamente recebidas pelo CREF9/PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário