O Paraná é, oficialmente, o primeiro Estado do País a implantar o Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho (SESMT) Coletivo exclusivo ao setor do Asseio e Conservação. Durante uma cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (15), autoridades políticas e empresariais do setor se reuniram na sede da Fundação para o Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop) para o lançamento do serviço, considerado um avanço para a garantia da segurança e saúde dos trabalhadores do segmento.
Idealizado pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (SEAC/PR) - entidade patronal - e pelo Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco), o SESMT Coletivo Facop dará um grande suporte às empresas do setor, sobretudo as de médio e pequeno porte. ”Apesar de ser uma exigência do Ministério do Trabalho, o SESMT muitas vezes não é implantado porque as empresas não têm condições financeiras para manter a equipe. Funcionando de forma coletiva, atendemos às exigências legais sem onerar mais as empresas”, explicou o presidente da Facop, Adonai Aires Arruda.
Para dar o suporte ao serviço pioneiro em todo País, a Facop contratou uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados que serão coordenados pelo gerente operacional Geraldo Bizerra,. Pelo engenheiro responsável Alexandre de Moura e pelo médico coordenador José Roberto Rodrigues. São técnicos de Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro e Médico do Trabalho que vão desenvolver ações e implantar normas que garantam a integridade dos trabalhadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário