Paulo Leminski (1944-1989) se manifestou de várias maneiras, através da poesia, música, tradução, publicidade, grafite, biografia, jornalismo e quadrinhos. De acordo com a assistente de curadoria e filha mais velha, Áurea Leminski, o local da mostra foi dividido em espaços que representam cada uma destas áreas de atuação. O artista chama atenção dos mais diferentes públicos, pela sua linguagem simples e criatividade. Recentemente, o livro “Toda Poesia”, que reúne toda a sua obra poética, figura na lista dos mais vendidos no Brasil.
Áurea Leminski revela a dedicação que o pai teve em sua vida. “Na exposição procuramos revelar um pouco sobre o processo de criação dele, que sempre envolveu muito esforço. Ele abdicou parte de sua vida para criar uma base erudita e acadêmica para chegar ao ponto em que chegou”, afirma. “Ele era muito rigoroso e autocrítico e, assim, foi lapidando seu trabalho”.
Ela também ressalta a importância do apoio da Cataratas do Iguaçu S/A para levar a exposição à Foz do Iguaçu. “O incentivo e todo esse envolvimento com a mostra, são fundamentais para podermos leva-la até a cidade das Cataratas onde nos sentimos muito bem recebidos e acolhidos”.
Segundo a gerente de marketing da Cataratas do Iguaçu S/A, Juliane Poitevin, Foz do Iguaçu é a segunda cidade a receber a mostra, depois de Curitiba. “Leminski ainda é um dos autores mais influentes do país que deixou um legado muito importante, principalmente, para nós paranaenses. Sua obra é uma referência na literatura brasileira. A mostra em Foz será uma boa oportunidade para alguns conhecerem o trabalho do artista e outros que já conhecem, reverem o pensamento de Leminski”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário