Seguidores

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MON recebe exposição de fotografias de Martín Chambi

A mostra reúne 88 fotografias do artista peruano conhecido como o Poeta da Luz
Entre os dias 30 de abril e 26 de junho, o Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a exposição Martín Chambi – O Poeta da Luz. A mostra reúne 88 fotografias originais em preto e branco do artista peruano, que é considerado o primeiro fotógrafo indígena latino-americano. Filho de família de origem inca, Chambi retratou, sob ótica singular, a diversidade e riqueza cultural de um povo pouco conhecido na primeira metade do século XX.
Chambi faleceu em 1973 e deixou obras que são verdadeiras pinturas fotográficas, inspiradas no jogo de luz de pintores como Rembrandt e Caravaggio. Seu trabalho tem caráter etnológico e impressiona pela genialidade com a qual interpretava a luz. Suas imagens estão em sintonia com o trabalho dos principais fotógrafos do mundo.
A exposição é trazida pela Planeta Brasil e tem curadoria da argentina Leila Makarius e será lançada no dia 29 de abril com um coquetel para convidados no MON. Na abertura oficial, o neto do artista, Teo Allain Chambi fará uma palestra aberta ao público intitulada A Herança de um Arquivo.
O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, comenta que, mais que um fotógrafo, Chambi era um poeta. “Ao apreciar esta exposição, podemos imaginar que palavras teriam passado por sua mente ao captar, de forma tão sensível, as imagens retratadas em suas fotos. Elas estão ali, refletidas nas obras do mago da luz. Podemos vê-las. Podemos sentir e entender. Como um poema que se sussurra num momento de encantamento, que se declama em voz baixa”, completa.
Para o fotógrafo Orlando Azevedo, as imagens de Chambi falam de sua própria história. “Narram a intimidade com o fotografado num ato de fraternidade e identidade, num comovente e verdadeiro espelho de si mesmo. A lente dentro de si. Chambi nunca escondeu e sempre afirmou que suas raízes indígenas falam em suas imagens”.

A responsável pela programação cultural do MON, Sandra Fagagnoli, com Consuelo Cornelsen, da Planeta Brasil – responsável pela exposição.
Crédito: Daniel Sorrentino

Nenhum comentário:

Postar um comentário