Seguidores

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Fazenda da Jacutinga segue conceitos de bioarquitetura

Apesar de o conceito de sustentabilidade dentro dos projetos de arquitetura ter surgido na década de 60, com o emprego de técnicas construtivas que evitem o desperdício, o uso de matérias primas naturais ou recicláveis, o tema bioarquitetura nunca foi tão atual. Foi o pensamento de gerar o menor impacto ambiental que guiou a arquiteta Ana Padilha no projeto de construção da casa de Fazenda da Jacutinga, em União da Vitória, dos empresários Irit Czerny e Jaime Jugman.
A proposta dos clientes era ampliar a antiga casa, para que a fazenda pudesse atrair mais a família e receber melhor os amigos. Na concepção do projeto, uma das idéias iniciais era manter a casa mãe e criar chalés para hóspedes, o que não ia de encontro com a proposta da cliente, de ter os convidados todos reunidos acordando cedo, indo à cachoeira, andando a cavalo, caminhando e depois retornando ao coração social da casa. “Outro desejo de Irit era de que a cozinha se tornasse o centro de tudo, com todo o conforto que a modernidade nos proporciona, aliado ao fogão à lenha e churrasqueira”, disse Ana Padilha.
Para dar início ao projeto, que deveria reunir conceitos como sofisticação e conforto, sem perder a alma rústica de fazenda, a arquiteta sugeriu que a antiga casa da Fazenda da Jacutinga fosse demolida. “Mas a imagem de demolição é extremamente negativa aos proprietários, por isso nossa opção foi pela ampliação da antiga casa e ao invés de adotar o sistema construtivo tradicional, optamos pelo pré-moldado, reduzindo significativamente o desperdício de materiais”, define Ana Padilha.
Para que a luz natural fosse totalmente aproveitada, o projeto também se valeu de vidros em grandes aberturas, fazendo a integração dos ambientes internos com o exterior. À noite é possível perceber a qualidade do projeto luminotécnico, que assegurou um cenário indescritível para quem visualiza a casa de longe. O clima agradável se completou com a instalação de várias lareiras nas salas e na suíte principal, além das estufas, para garantir o conforto térmico nos dias de inverno. Defronte à residência, foi instalado um grande deck, que permite vislumbrar o lago, que foi represado. “Ali os visitantes podem pescar perto da casa, o que confere um maior conforto. Deixamos ainda uma escultura de raiz de imbuia, que traduz todo o ar bucólico do local”, descreve.
Um detalhe importante foi a aplicação de frontais, rodapés e vistas trabalhados de madeira de demolição em branco em todas as portas, com objetivo de clarear o ambiente. “Para que o ambiente não ficasse sombrio, já que a casa é toda em madeira escura, usamos nos detalhes acabamentos em branco”, disse Ana. “Além do mais, o Jaime é um madeireiro de alma e ele é mecenas de um escultor de madeira que reside em sua propriedade, o que nos inspirou muito no projeto”, completa.
De acordo com a arquiteta Ana Padilha, o respeito ao meio ambiente norteou a execução do projeto. “Tivemos uma total preocupação ambiental na execução do projeto e o sucesso dele tem muito a ver com o perfil de Irit e Jaime, que têm um excelente conhecimento acerca da produção, forma de corte e comercialização de madeira e que atuam no mercado de exportação de forma legal e ecologicamente correta. Além de muito conscientes os dois são excelentes anfitriões e ajudaram a pensar nos detalhes, como de se colocar, por exemplo, os nomes dos quartos (canela, imbuia, pinos) entalhados nas portas para identificar roupas de cama e banho dos hóspedes)”, ressalta a arquiteta.
Para a arquiteta, a realização do profissional que assume um projeto como este é poder sentir a satisfação dos clientes. “É muito bom quando ouvimos que o resultado final alcançou todas as expectativas. Em um projeto assim, não urbano, encontramos uma série de dificuldades, muitas vezes subestimadas por todos. A própria escassez de comunicação é um problema, assim como as estradas quase intrafegáveis em determinados períodos, mas nada que a gente não esqueça quando o resultado final ficou a contento”, conclui a arquiteta.

SERVIÇO:
Ana Padilha & Arquitetos Associados trabalha com diversas modalidades de Projetos Arquitetônicos, Arquitetura de Interiores e Paisagismo, além de consultorias, estudos de viabilidade de empreendimentos e potencial construtivo em qualquer tipo de lote. Mais informações no telefone (41) 3223-0002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário