“Trânsito. Respeito ou Morte" mobiliza população de Curitiba durante três meses e reduz em 30% o número de acidentes Uma campanha de sucesso, com grande envolvimento da população de Curitiba e Região Metropolitana, ampla cobertura editorial dos veículos da Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e a participação intensa de leitores, telespectadores e ouvintes. Assim pode ser definida a campanha “Trânsito. Respeito ou morte. Você escolhe o caminho”, encerrada em setembro.
Lançada no dia 29 de junho pela RPC para marcar o primeiro ano de implantação da Lei Seca, a campanha teve o objetivo de conscientizar os motoristas sobre suas responsabilidades ao volante. Depois de três meses, dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), em comparação ao mesmo período do ano passado, mostram que houve uma redução de quase 30% nos acidentes com vítimas em Curitiba. O número de mortos caiu de 21 para 6, ou seja, uma queda de 71,43%. E enquanto a campanha foi realizada, os acidentes também deixaram menos pessoas feridas (26,63%) e o número de vítimas por atropelamento diminuiu 11,42%.
Centenas de reportagens no jornal Gazeta do Povo, matérias pré-gravadas e ao vivo na RPCTV, dicas e informações de trânsito nas rádios 98FM e Mundo Livre FM deram ainda mais força à campanha de marketing, que foi dividida em fases e contou com VTs, anúncios, spots, peças para Internet, mobiliário urbano e bus door - publicidade em transporte coletivo. Além disso, a campanha contou com blitze para distribuição de adesivos e a venda de camisetas da campanha para arrecadar fundos para o Hospital Cajuru, que trata vítimas de acidentes no trânsito.
Isso mostra que a iniciativa não foi apenas uma campanha de marketing. Um diferencial, segundo Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo da RPC, foi o envolvimento de todos os veículos do grupo em Curitiba com ampla cobertura editorial. Wilson Serra, diretor de Jornalismo da RPCTV, explica que a proposta surgiu a partir de uma orientação do Conselho Editorial para que o Jornalismo reforçasse sua missão de atuar como agente de transformação da sociedade. “A orientação foi discutida e imediatamente surgiu a ideia de uma campanha de educação de trânsito, focada nos perigos da associação de velocidade, álcool e direção de veículos”, conta.
Para Nelson Souza, diretor de Redação da Gazeta do Povo, uma campanha que aborda um problema tão grave e que consegue resultados concretos merece ser ressaltada. “A receptividade das pessoas comprova a tradição que temos em iniciativas com interesse direto da comunidade. A população participou efetivamente e está mais consciente em relação às suas atitudes no trânsito”.
Lançada no dia 29 de junho pela RPC para marcar o primeiro ano de implantação da Lei Seca, a campanha teve o objetivo de conscientizar os motoristas sobre suas responsabilidades ao volante. Depois de três meses, dados do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), em comparação ao mesmo período do ano passado, mostram que houve uma redução de quase 30% nos acidentes com vítimas em Curitiba. O número de mortos caiu de 21 para 6, ou seja, uma queda de 71,43%. E enquanto a campanha foi realizada, os acidentes também deixaram menos pessoas feridas (26,63%) e o número de vítimas por atropelamento diminuiu 11,42%.
Centenas de reportagens no jornal Gazeta do Povo, matérias pré-gravadas e ao vivo na RPCTV, dicas e informações de trânsito nas rádios 98FM e Mundo Livre FM deram ainda mais força à campanha de marketing, que foi dividida em fases e contou com VTs, anúncios, spots, peças para Internet, mobiliário urbano e bus door - publicidade em transporte coletivo. Além disso, a campanha contou com blitze para distribuição de adesivos e a venda de camisetas da campanha para arrecadar fundos para o Hospital Cajuru, que trata vítimas de acidentes no trânsito.
Isso mostra que a iniciativa não foi apenas uma campanha de marketing. Um diferencial, segundo Milena Seabra, diretora de Marketing Corporativo da RPC, foi o envolvimento de todos os veículos do grupo em Curitiba com ampla cobertura editorial. Wilson Serra, diretor de Jornalismo da RPCTV, explica que a proposta surgiu a partir de uma orientação do Conselho Editorial para que o Jornalismo reforçasse sua missão de atuar como agente de transformação da sociedade. “A orientação foi discutida e imediatamente surgiu a ideia de uma campanha de educação de trânsito, focada nos perigos da associação de velocidade, álcool e direção de veículos”, conta.
Para Nelson Souza, diretor de Redação da Gazeta do Povo, uma campanha que aborda um problema tão grave e que consegue resultados concretos merece ser ressaltada. “A receptividade das pessoas comprova a tradição que temos em iniciativas com interesse direto da comunidade. A população participou efetivamente e está mais consciente em relação às suas atitudes no trânsito”.
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