Seguidores

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Proteja-se contra a respiração bucal, ela é nociva à saúde

Tratamentos - às vezes interdisciplinares - ajudam a eliminar a respiração bucal e a minimizar seus efeitos negativos sobre a saúde


Respirar é fundamental para a sobrevivência – e isso todo mundo já está cansado de saber. Mas faz alguma diferença para o organismo se a respiração é feita pela boca ou pelo nariz? Segundo o ortodontista e ortopedista facial, Gerson I. Köhler, integrante da equipe interdisciplinar da Köhler Ortofacial, respirar pela boca é prejudicial à saúde. “Respirar bem, sempre pelo nariz, é fundamental para uma boa saúde. O oxigênio precisa passar pelo nariz, que filtra, aquece, umidifica e pressuriza o ar inspirado, deixando-o na forma adequada para ser recebido pelos pulmões”, explica.
As causas da respiração bucal são variadas e podem envolver alterações no nariz, na faringe e na chamada região dentofacial – que engloba as arcadas dentárias e a posição de todos os dentes. Gerson I. Köhler ressalta que a boca pode ser considerada o andar inferior ao do nariz dentro do contexto amplo da arquitetura do rosto. E tudo o que acontece de forma inadequada no nariz – e seus anexos – acaba refletindo-se também na estrutura bucal (no andar de baixo), principalmente durante os anos em que a criança está crescendo.
“A respiração bucal é considerada uma síndrome e não uma doença e – como tal – possui sinais e sintomas característicos”, destaca o professor Gerson I. Köhler, docente convidado, desde 1988, do curso de pós-graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial da UFPR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário