Estão abertas as inscrições para o Seminário de Patrimônio Ferroviário, que acontece de 11 a 13 de novembro, no auditório Goethe-Institut de Curitiba. A proposta do encontro é apresentar as principais questões conceituais que orientam a preservação do patrimônio ferroviário, em diálogo com as experiências práticas de gestores e técnicos, especialmente sobre o patrimônio oriundo do espólio da extinta RFFSA, sob a guarda do Iphan - Instituto Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional do Paraná, desde 2007.
O objetivo do seminário é iniciar um trabalho de difusão do Patrimônio Ferroviário no Paraná, compartilhando o relato de boas práticas desenvolvidas em vários rincões do Brasil, apontando problemas e demandas, para ao final levantar propostas. Gestores municipais, representantes de instituições culturais, professores e estudantes universitários poderão participar mediante inscrição gratuita, que pode ser feita pelo endereço oficinas.pr@iphan.gov.br.
Estão confirmadas palestras de profissionais renomados no segmento como os historiadores Eduardo Romero de Oliveira, Carolina Pena de Alencar e Fabiano Stoiev; os arquitetos Antonio Soukef Junior, Matheus Guerra Cotta, Ivo Matos Barreto Júnior; os geógrafos Geógrafo - Leonel Brizolla Monastirsky, Viviane Regina Caliskevstz, e a cientista social Dayana Zdebsky de Cordova.
Além das palestras, o seminário contará com uma pequena exposição, com reproduções de fotos do acervo do Iphan-PR, de autoria de Marc Ferrez e Arthur Wischral, sobre a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e trabalhadores ferroviários. A mostra tem apoio do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário