O médico Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel, com Larissa Hermes Santana e Yorgos Luiz Santos de Salles Graça |
O artigo premiado - "Biocompatibilidade do polímero da mamona (Pm) comparado ao titânio (ti) com vistas na utilização em dispositivo de assistência circulatória (K-Pump). Estudo experimental em cobaias (Cavia Porcellus)" - é de autoria da equipe do médico Luiz Fernando Kubrusly, cirurgião cardiovascular e diretor clínico do Hospital VITA Batel. A entrega do prêmio acontece na sede do Hospital Albert Einstein, na capital paulista.
De acordo com um dos autores do artigo, Yorgos Luiz Santos de Salles Graça, o trabalho foi elaborado a partir de projeto do cirurgião Kubrusly sobre um coração artificial feito de titânio (K-Pump), que garante aos enfermos de insuficiência cardíaca severa sobreviver enquanto aguardam por um transplante.
O artigo mostra como é possível substituir a liga de titânio por polímero derivado do óleo da semente de mamona. Além do fator econômico, preço mais acessível aos pacientes, a mamona pela maleabilidade e densidade permite que o dispositivo fique mais leve e processo de produção mais rápido. Yorgos conta ainda que depois de dois anos, a experimentação em animais comprovou a viabilidade da biocompatibilidade do polímero de mamona em substituição ao titâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário