Desde o início do ano, uma importante parcela do setor automotivo do Brasil tem apresentado um desempenho modesto, tanto no que diz respeito às exportações quanto às vendas domésticas. Enquanto alguns segmentos não reagem aos efeitos desse enfraquecimento, outros caminham na contramão, acelerando os motores e as vendas. Um exemplo é o mercado de motociclismo "premium", que, após conquistar um importante nicho de consumidores, alcança cada vez mais novos adeptos.
Além das estratégias de venda tradicionais, as marcas têm recorrido à iniciativas diferenciadas para chamar a atenção do público. Os "eventos proprietários" surgiram como alternativa para enfrentar a alta concorrência e a queda nas vendas. Essa modalidade de ação visa integrar os três pilares do mercado: indústria, varejo e consumidor. "Quando demos início ao projeto do Brasil Motorcycle Show, há dois anos, pouca gente conhecia essa solução. Mesmo com a desconfiança, realizamos a primeira edição em 2013 e teremos um novo festival em novembro deste ano, com praticamente todos os espaços vendidos", destaca Pedro Colares, um dos sócios da OC Promo, realizadora do evento.
De acordo com ele, o evento, que acontece de 21 a 23 de novembro deste ano, chegou para preencher uma lacuna de mercado: "o Brasil Motorcycle Show não é uma feira. É mais que isso. É feito para a família, com diversas opções de entretenimento, atrações musicais e gastronômicas. A venda é uma consequência, pois o ambiente propicia um tipo de aproximação mais descontraída, que o ‘show room’ das lojas não permite". As principais montadoras do segmento, como BMW, Ducati, Harley Davidson, Honda, Triumph e Yamaha, além das principais marcas do setor já confirmaram presença no festival, já considerado o maior do Brasil na categoria "premium".
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