A professora Eliane Maio, entrevistada recentemente sobre suas pesquisas no programa do Jô Soares da rede Globo, proferiu a conferência intitulada “Educação: processo emancipatório em construção”. A fala da docente, com pós-doutorado em Educação Escolar, constituiu-se, de maneira geral, a uma orientação e provocação aos participantes do evento, sobre a necessidade de se pensar a educação como um caminho de emancipação e de transformação social. Ela ressaltou que um dos principais objetivos da escola é levar o aluno à criticidade: “Ser critico é julgar um fato, pelo menos tendo duas realidades. A função da escola é fazer o aluno desaprender, para dar-lhe outro olhar, com conceito mais elaborado”, frisou a professora.
Eliane salientou ainda que a escola é um lugar que oportuniza às pessoas a convivência com seus semelhantes (socialização) e que a educação escolar não pode resolver todos os problemas da sociedade. “Ela é apenas uma instituição dentre tantas”, adverte. A professora pontua que “O que nos torna sociais é a nossa cultura. Assim, não podemos destruir a cultura dos alunos, porém mostrar a cultura erudita”, explica.
A solenidade de abertura do Congresso foi realizada pela diretora do Campus Jacarezinho e coordenadora geral do evento, professora Ilca Maria Setti. Homenageada pelos trabalhos realizados nesses 13 anos de Congresso, a professora fez a abertura geral do evento com palavras de agradecimento pela participação de todos, lembrando ainda o empenho daqueles que trabalham para que o Congresso aconteça. A professora salienta que, nesta 13ª edição, os participantes são convidados a pensar a temática geral e refletir sobre a meta de desenvolver uma educação emancipada, vinculada a uma aprendizagem transformadora, mas que para isso é necessário pensar em novos paradigmas educacionais.
O evento de abertura foi marcado também pela apresentação cultural de Eduardo Lopes Touché que apresentou um trecho do espetáculo musical “Uns brasileiros”. A organização do evento salienta que o Congresso de Educação do Norte Pioneiro constitui um evento marcante, não apenas pela sua tradição consolidada, como também pela oportunidade de integração que promove entre profissionais da educação, acadêmicos, pesquisadores e a comunidade em geral. A comissão organizadora é formada pelos professores Cristina Moreira Pisicchio, Fabio Antonio Gabriel, Luiz Antonio Xavier Dias, Mateus Luiz Biacon, Mônica de Aguiar Moreira Garbelini, Thiago Leonardo Ribeiro e Vera Maria Ramos Pinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário