A cultura popular é a inspiração do projeto paranaense "Malasartes no Vale do Ribeira", que conquistou o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 (categoria Circulação de Espetáculos). Oito municípios localizados no Vale do Ribeira – região montanhosa, algumas vezes isolada e com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) – irão receber os espetáculos da Malasartes - Educação Sensível. Serão ao todo 54 sessões de duas montagens teatrais: "Dedo de Prosa" e "O Artesão da Alegria". A primeira será apresentada em duas versões, uma para crianças e outra para todas as idades. Já "O Artesão da Alegria" é dirigido ao público infantil.
Há mais de 15 anos a Malasartes realiza ações de forma itinerante em espaços comunitários, como escolas, bibliotecas, teatros, instituições assistenciais, praças, salões, entre outros. “Pretendemos estimular o gosto pela linguagem teatral, por meio de experiências culturais e das manifestações artísticas da tradição popular. Através de antigas histórias, brincadeiras de roda, brinquedos artesanais, cantigas e folguedos, oportunizamos a integração entre jovens, crianças e adultos”, explica Vinícius Mazzon, um dos artistas e idealizadores do projeto. Ele ressalta que os espetáculos do grupo costumam inspirar-se no repertório da cultura popular. “Isso nos permite apresentar espetáculos até mesmo na rua, seja em uma capital ou em uma cidade do interior”. Para ele, a cultura popular é um rico depósito de conhecimento, que vem se reelaborando constantemente há séculos no Brasil. “Beber nessa fonte, que nos encanta, ajuda-nos a criar espetáculos mais bonitos, mais interessantes”.
Um dos municípios que irá receber a Malasartes é Iporanga (SP). O Supervisor Municipal de Ensino, Paulo Sérgio Furquim, conta que apresentações deste gênero são raras em cidades localizadas longe dos grandes centros. “A expectativa é de que tantos os alunos das unidades escolares, quanto a população em geral tenham acesso à cultura proporcionada por este projeto”. Já para Rita Armstrong, Coordenadora de Cultura de Adrianópolis (PR), outro município a ser contemplado, projetos como este deveriam ser desenvolvidos sempre que possível em todos o Brasil. “Estamos extremamente ansiosos para a apresentação, algo inédito em nosso município”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário