O tênis é um esporte cada vez mais difundido entre os estudantes da rede municipal. Cerca de 800 alunos de 21 escolas praticam a modalidade nas quadras do Instituto Ícaro, parceiro da Secretaria Municipal da Educação na oferta de aulas de tênis.
"A atividade foi muito bem aceita pelos estudantes de nossas escolas", conta a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. “Usamos o esporte para a inclusão social e para a educação, reforçando valores como responsabilidade, solidariedade, tolerância e disciplina", afirma a gerente de Projetos Educacionais da secretaria, Patrícia Lange Milléo.
As aulas de tênis são ofertadas há seis anos e atendem estudantes de escolas das nove regionais da cidade. Para dar conta de tantos jovens interessados no esporte, a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto Ícaro, do tenista e treinador Eduardo Marcolin, também capacitam professores interessados em ensinar tênis.
Os cursos são ministrados pelo tenista Duda, que também treina novos talentos descobertos nas escolas municipais. Duda conta que da parceria com as escolas surgiu uma equipe de competição composta por 20 tenistas. "Eles sempre obtêm resultados e classificações animadoras nos torneios”, afirma ele.
Concentrada, com muita força nas mãos e dona de sacadas rápidas e certeiras, Wanessa Serrute da Silva é umas das atletas convidadas a compor a Equipe Paranaense de Tênis na categoria de 11 e 12 anos.
A menina, da Escola Municipal Boleslau Falarz, brilha nas quadras do Instituto Ícaro. Os estudantes da rede municipal de ensino que treinam no instituto recebem uniformes, tênis e raquetes.
Milena Ranthun Fonseca, de 12 anos, joga tênis há seis anos. "Meu sonho é ser tenista profissional", diz. Para ela, a grande conquista, além da saúde, é a felicidade de ser motivo de orgulho da sua mãe.
A professora Elina Andrea Silva, que iniciou o projeto na Escola Municipal Miracy Rodrigues de Araújo, em 2007, afirma que o tênis melhora muitos aspectos na vida do estudante. "Favorece o desenvolvimento motor, eleva a autoestima e possibilita conhecimento de uma outra realidade: vencer com esforço, dedicação, parceria e comprometimento", diz Elina.
Além do treinamento oferecido aos alunos das escolas, o esporte também pode ser praticado aos sábados e domingos em algumas escolas que fazem parte do programa Comunidade Escola. A modalidade chega a ser mais procurada que o futebol e é aberta a todos os interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário