Seguidores

segunda-feira, 20 de julho de 2009

COLÓQUIO DIREITO, MEDICINA E PSICANÁLISE

“Desafios Contemporâneos: Infância, Família e Poder”

A contemporaneidade tem assistido a um redesenho profundo das relações sociais. Ao lado da família tradicional, por exemplo, outras formas de convívio familiar se configuram – algumas mais, outras menos estáveis; algumas mais, outras menos capazes de sustentar a palavra e a lei.
A diversidade e mobilidade desse chão acabam por projetar a infância e a adolescência em heterogêneos quadros de referência, nem todos já suficientemente processados e elaborados pela sociedade, o que se reflete na falta de ações sociais adequadas para minorar os efeitos danosos de um tempo de mudanças e para reconstruir laços em outras bases.
São indícios dessa situação o aumento da violência contra bebês e crianças, a erotização precoce da infância, o crescimento dos casos de gravidez na adolescência, a prostituição infanto-juvenil, a exploração de crianças no tráfico de drogas resultando, em geral, em mortes violentas, o bullying no ambiente escolar e a violência juvenil em geral.
O Colóquio Direito, Medicina e Psicanálise – “Desafios Contemporâneos: Infância, Família e Poder”, reunindo profissionais de diferentes áreas, pretende ser um espaço de debates desses temas. Nos seus fundamentos, está presente o pressuposto de que, para compreendermos a complexidade dessas situações contemporâneas, é preciso uma conjunção de múltiplos olhares.
O Colóquio não quer, no entanto, se limitar ao plano da compreensão. Está também em seus objetivos a busca conjunta de formas de responder aos desafios deste tempo, propondo projetos e ações capazes de contribuir para minorar os efeitos danosos de um tempo de mudanças profundas e, ao mesmo tempo, de delinear a construção de novos laços identificatórios saudáveis.
O Colóquio é promovido pelo Programa de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFPR e pelo Projeto Travessias, recebendo o apoio da Aliança Francesa de Curitiba, dentro do Programa Oficial do ano da França no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário