Seguidores

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Círculo de Estudos Bandeirantes completa 85 anos

Órgão cultural da PUCPR, foi peça fundamental para a formação da PUCPR e da UFPR


Amanhã, 4, o Círculo de Estudos Bandeirantes (CEB) completa 85 anos. Peça fundamental para a formação de duas importantes Universidades do Estado – PUCPR e UFPR, foi agregador de talentos, de intelectuais e instrumento divulgador da cultura paranaense. A solenidade de comemoração será na próxima quinta-feira, às 18h, na sede da Entidade: Rua XV de Novembro, 1050 - Centro, Curitiba.
Com grande importância para a história, foi criado para incentivar a pesquisa e a divulgação da cultura. Hoje, é local de estudos com acervo bibliográfico de quase 20 mil exemplares, entre obras raras dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, além de manuscritos, periódicos e documentação histórica.
“Atualmente, o CEB também tem por finalidade incentivar estudos de interesse nacional por meio de pesquisas, conferências e publicações, estimulando trabalhos referentes à cultura, de modo especial na esfera regional paranaense”, comenta o reitor da PUCPR e presidente do CEB, Waldemiro Gremski.
Órgão cultural da Universidade desde 1987, o CEB e a PUCPR somam esforços em prol da cultura, do resgate da memória histórica do Paraná e do Brasil. Atualmente, abriga a Academia de Cultura de Curitiba e a Academia Sul Brasileira de Letras - Seção do Paraná.

PUCPR

Para dar continuidade aos ideais católicos, figuras proeminentes do Círculo de Estudos Bandeirantes e os Irmãos Maristas fundaram a primeira Instituição Particular de Ensino Superior no Paraná: a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, em 1950, depois, Faculdade Católica de Filosofia, Ciências e Letras de Curitiba, Universidade Católica do Paraná. Hoje, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário