Seguidores

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A importância da troca de experiências entre empresas familiares

Até que ponto é válida a troca de experiências entre empresas familiares? Não muito raro, é possível que empresas familiares não abram mão da sua estrutura e muito menos queiram saber de outras experiências, de outras ações de outras empresas familiares - portanto, similares.
Acredite, este intercâmbio é muio benéfico. O diretor-presidente da JValério, associada à Fundação Dom Cabral, Eduardo Valério, entende que os problemas de uma empresa familiar podem ser os mesmos de outra, por isso da importância de manter contato com outros grupos com o mesmo sistema administrativo.
“O intercâmbio entre as empresas familiares, principalmente entre sucessores e sucedidos, é fundamental. Há uma grande semelhança nos desafios enfrentados pelas empresas familiares, principalmente aqueles relativos ao processo sucessório. Há várias maneiras de promover este intercâmbio, desde simples reuniões para a troca de experiências, até programas estruturados em módulos de aplicação e desdobramentos” explica Eduardo Valério. 


Origem da família: atrapalha ou ajuda?

Mesmo já devidamente profissionalizada, uma empresa familiar tem uma carga que nenhuma outra possui: a que envolve laços de família. Como as famílias são diferentes (origem, tradições, criação, etc), é esta experiência de uma que pode ajudar a outra, afirma Eduardo Valério.
“É justamente na diversidade que reside a riqueza do aprendizado conjunto. Portanto, independente das origens, tradições ou qualquer outro fator, as contribuições são sempre ricas pois seguem na direção de como estas famílias fizeram ou fazem para superar os desafios”.
Eduardo Valério recomenda a troca de experiências, já que para o especialista a solução para um determinado problema, muitas vezes, está no exemplo dado por uma outra empresa familiar que, aparantemente, não teriam características semelhantes. “Atualmente, a JValério promove vários encontros em nossos programas voltados para as empresas familiares cuja finalidade é justamente compartilhar as soluções dadas para determinados problemas”.

Processos são únicos

A governança corporativa oferece mais transparência, assegura o crescimento e a perenização das empresas, porém Eduardo não acredita que seja possível adotar 100% das ações de uma empresa familiar em outra. “Cada processo de implantação do sistema de Governança Corporativa é único para a família ou empresa. Mesmo obedecendo a mesma metodologia, há grandes variações da aplicação em função do momento de cada grupo familiar empresarial, da complexidade dos negócios, sobre o momento da sucessão, e vários outros fatores”.
Por isso da importância, de acordo com Eduardo Valério, de trocar experiências e tentar encontrar possibilidades de uma empresa que sejam adaptáveis para outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário