Seguidores

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Memorial de Curitiba recebe mostra sobre a história do Brasil

O memorial de Curitiba abriga a partir da próxima terça (9) a mostra “Brasil, Passado e Futuro”. Em cartaz até o início de 2015, a exposição convida o público para uma visita ao passado do Brasil e a uma reflexão sobre o seu futuro. Aborda de forma dinâmica as diversas características – políticas, econômicas, sociais e culturais – que formam a nação brasileira.
Os mais importantes períodos e fenômenos históricos e a vida de alguns dos mais influentes personagens da história do país estão detalhados em painéis fotográficos e em vídeo instalações. Além da exposição, que reúne também fotografias, vídeos-entrevista, mapas e infográficos, o projeto inclui um espetáculo teatral e um documentário.



A exposição – A exposição é dividida em duas partes. A primeira aborda os muitos “brasis” do período colonial, época na qual faltava integração e a palavra “brasileiro” ainda não tinha significado. A ausência de uma identidade é percebida pelos visitantes nos textos e imagens que remetem à diversidade brasileira e à falta de unidade nacional.
O período entre o Império e o início da República é o segundo a ser contextualizado pela exposição. “Nesse momento, a exposição retrata a modernização e a integração dos diversos brasis’”, adianta André Lima, curador e diretor geral do projeto. Entre os temas abordados estão os grandes conflitos sociais da época, as imigrações, a herança da escravidão, a Semana de Arte Moderna, a industrialização e a Era Vargas.
Na sequência, temas como a intensa mobilização política entre o fim do governo JK e o regime militar dão continuidade à exposição, entremeados por aspectos culturais do período como a criação do Cinema Novo, cuja proposta era a de promover o filme do autor, com foco na realidade e cultura nacionais. As amplas manifestações a favor de eleições diretas e o processo de redemocratização do país fecham a primeira parte da exposição.
A segunda parte representa o futuro. Fala sobre o Brasil atual e aquele que os brasileiros desejam, a partir de temas discutidos no século XXI, como o desenvolvimento sustentável que foi abordado durante o Rio+20, em 2012. A visão de personalidades e acadêmicos sobre os diversos assuntos relacionados ao futuro do Brasil, juntamente com o espaço de cinema, que exibirá um documentário com a visão de cidadãos brasileiros sobre o futuro da nação, compõem esta parte da mostra.


Espetáculo Teatral – Com estreia no mesmo dia da abertura da exposição, no Auditório Londrina, dentro do Memorial, a peça “Relatos de uma Nação” fica em cartaz até o dia 25 de setembro. De terça a sexta-feira, as apresentações são reservadas para grupos e escolas mediante agendamento prévio. No sábado, às 14h e às 19h, e domingos, às 11h e às 14h, são abertas ao público em geral.
O espetáculo narra a história do desenvolvimento do Brasil, sua sociedade e fatos importantes que ajudaram a formar a identidade do país. Os eventos brasileiros são apresentados pelos cinco atores que, munidos de adereços e objetos cênicos, compõem a dinâmica da encenação. Na parede, a projeção sinaliza a passagem do tempo, mostrando os dias, meses, anos, décadas e séculos transcorridos.
Com um formato simples, a peça é reescrita a cada dia, assim como acontece na História. Um ator entra no palco com o jornal da data. Ao fundo, a imagem projetada sinaliza o ano em que estamos. O ator escolhe uma das notícias publicadas e a partir dela que a história começa a ser contada, levando o público de volta ao passado do Brasil .
“Relatos de uma Nação” cria um diálogo entre passado e futuro, colocando a humanidade no centro da História. “Com teatro, exposição e audiovisual procuramos promover o interesse do jovem pela história do Brasil. Pois só entendendo o passado e o presente é que poderemos construir um futuro a partir de uma visão crítica”, conclui Lima.
A concepção e direção geral da peça são de André Lima, que também é ator e produtor cultural. A direção teatral é de David Rock, ator e diretor de teatro, que acumula a direção de diversos espetáculos premiados. O cineasta e dramaturgo Daniel Lopes assina o texto. O elenco conta com Leandro Allves, Pedro Abhull, Karen Asevedo, Maggie Abreu e Jeferson Kucioyada. Todo o projeto foi patrocinado pela Caterpillar e produzido pela Cultura Invest por meio da Lei Rouanet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário