domingo, 19 de setembro de 2010

Livro aborda os distúrbios do sono e sua diagnose

O livro “Cefalometria”, que será lançado em breve pela Editora Santos, de São Paulo, tem como convidados dois especialistas de Curitiba, os ortodontistas e ortopedistas faciais Gerson Köhler e Juarez Köhler, da Clínica Köhler Ortofacial. Gerson e Juarez falam - em capítulo específico - sobre Apnéia Obstrutiva do Sono: imagens diagnósticas para normalização ortótica da faringe. Os dois especialistas são membros da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial, associada a World Association of Orthodontists (USA) e também da Associação Brasileira de Sono. “A apnéia do sono é uma das doenças que mais matam no mundo, por isso aumentar os conhecimentos desta área é tão importante. As questões sobre o tratamento do ronco e da apnéia obstrutiva do sono fazem parte do protocolo clínico da Köhler Interdisciplinar”, explica Gerson.
A apnéia atinge principalmente as pessoas com mais de 35 anos e existem apenas três técnicas de tratamento mundialmente reconhecidas. “Esta doença pode ser tratada através do CPAP - aparelho que injeta pressão positiva durante o sono -, cirurgia ou do uso de aparelhos intrabucais, que são utilizados para dormir. Os aparelhos liberam a região obstruída da bucofaringe, permitindo um sono reparador e sem a ação dos desconfortantes e perigosos distúrbios do sono”, esclarece Juarez.
O livro científico foi coordenado por Eros Petrelli (in memorian), professor da Universidade Federal do Paraná e tem como público principal a comunidade científica médico-odontológica nacional e internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário