terça-feira, 15 de junho de 2010

A INTERNET NÃO PÁRA

Com o objetivo de que o ambiente virtual se torne mais amplo, contando com a colaboração dos usuários para a organização de seu conteúdo, a web 2.0 é a segunda geração da rede mundial de computadores. Daniel Filla, diretor da Explay soluções em webdesign, diz que “as informações são disponibilizadas e editadas pelos próprios internautas, casos dos blogs, de sites de divulgação e da wikipédia”.


Segundo estudo do Ibope Nielsen On-line são 44,5 milhões de usuários brasileiros. Destes, 27,5 milhões tem acesso a rede em casa e cada internauta passa em média 71h30 por ano navegando. “A web de hoje é caracterizada pela participação, não existem mais conteúdos fechados, hoje temos o que chamamos de open source (código aberto), qualquer um pode publicar o que quiser. Isso justifica o número de usuários”, comenta Filla.
O termo web 2.0 foi usado pela primeira vez em outubro de 2004 pela O’Reilly Media e pela MediaLive International como nome de uma série de conferências sobre o tema, porém esse conceito não se refere a atualizações nas suas especificações técnicas. Seu “estouro” ocorreu em 2006 depois da popularização do site YouTube e com ele algumas conseqüências, como a queda da indústria radiofônica e a polêmica discussão sobre o diploma para jornalistas, este no Brasil.
O diretor da Explay também informa que “ela sempre estará em processo de desenvolvimento, pois sempre serão desenvolvidos aplicativos que aproveitem os efeitos da rede para aproveitar a inteligência coletiva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário