Numa parceria entre a Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e o Inmetro foi lançado em São Paulo, no último dia 2, a Etiqueta de Eficiência Energética em Edificações para edifícios comerciais, de serviços e públicos. A iniciativa faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). O selo vai analisar três aspectos: envoltório (fachada e entorno), sistema de iluminação e condicionamento de ar.
Um dos projetos contemplados pelo selo, que inicialmente será de participação voluntária, são duas agências da Caixa Econômica Federal, uma em Curitiba e outra em Belém (PA). A agência de Curitiba foi idealizada pela Realiza Arquitetura em parceria com o escritório Morozowski & Perry Arquitetos, a pedido da Doria Construções. A Realiza, de propriedade do arquiteto Frederico Carstens, foi responsável pelo projeto da parte externa da obra, enquanto que a Morozowski & Perry idealizou o interior da agência. A agência tem 1000m² e é dividida em dois pisos. Entre os diferenciais de sua construção, está o recuo das janelas em relação à fachada para fazer sombra e a orientação do edifício em relação ao sol, a fim de garantir melhor aproveitamento da energia solar e evitar o uso do ar-condicionado.![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRsCt6LQoZN38ZEPc_JTawnchuDvF88RnnBKXSQGf8ijFRzoDGBckpdKjHNIvatbTZ47wmEzbDFNxg-ng4Vk_xEGEQsyGl-LECVjISGcInY2oko2uPUBBA5SUOyyGTWnD8f9qdKXF8IL8/s400/GetAttachment.jpg)
Um dos projetos contemplados pelo selo, que inicialmente será de participação voluntária, são duas agências da Caixa Econômica Federal, uma em Curitiba e outra em Belém (PA). A agência de Curitiba foi idealizada pela Realiza Arquitetura em parceria com o escritório Morozowski & Perry Arquitetos, a pedido da Doria Construções. A Realiza, de propriedade do arquiteto Frederico Carstens, foi responsável pelo projeto da parte externa da obra, enquanto que a Morozowski & Perry idealizou o interior da agência. A agência tem 1000m² e é dividida em dois pisos. Entre os diferenciais de sua construção, está o recuo das janelas em relação à fachada para fazer sombra e a orientação do edifício em relação ao sol, a fim de garantir melhor aproveitamento da energia solar e evitar o uso do ar-condicionado.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiRsCt6LQoZN38ZEPc_JTawnchuDvF88RnnBKXSQGf8ijFRzoDGBckpdKjHNIvatbTZ47wmEzbDFNxg-ng4Vk_xEGEQsyGl-LECVjISGcInY2oko2uPUBBA5SUOyyGTWnD8f9qdKXF8IL8/s400/GetAttachment.jpg)
Agência da Caixa, que foi projetada pela Realiza Arquitetura, recebeu selo de eficiência energética
Créditos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário