Seguidores

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Novo espaço de eventos em Curitiba


Comédia romântica brasileira será exibida na Sessão Sabedoria de novembro

Evento ocorre no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Cultura e é promovido pelo Museu da Imagem e do Som e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Idoso


O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), com apoio do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), promove no dia 04/11 (segunda-feira), às 15 horas, a sétima edição da "Sessão Sabedoria", exibição comentada de filmes que ocorre toda primeira segunda-feira do mês no Auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura. A entrada é franca.
O filme desta vez é a comédia romântica brasileira "Depois Daquele Baile", de Roberto Bomtempo. A história mostra uma viúva (Irene Ravache) que tem nos amigos a alegria da vida. Seu coração é disputado por um professor aposentado (Lima Duarte) e um ex-exilado político (Marcos Caruso), que apostam quem vai conquistá-la primeiro. A classificação indicativa para esta sessão é 14 anos e quem apresenta o filme e conduz o bate-papo é a professora universitária e pesquisadora Solange Stecz.Sobre a Sessão Sabedoria - Voltado ao público da terceira idade e aberta à toda a comunidade, o projeto reúne filmes especialmente selecionados e que abordam temas do interesse de seu público alvo. Inicialmente um convidado, que pode ser crítico, artista ou intelectual ligados a diversas áreas, fará uma breve introdução, ressaltando aspectos artísticos ou temáticos relevantes. No final da exibição é realizado um debate com o público, estimulando sua manifestação em relação à obra ou ao tema apresentados.

Projetos inovadores e sustentáveis ganham oportunidades de negócios

Após oito meses de incubação, empreendedores participantes do HUB Fellowship Curitiba serão premiados

Apoio, desenvolvimento, coworking e integração para formação de novos negócios. Estas foram algumas das oportunidades que sete empreendedores receberam ao participar da primeira edição em Curitiba do HUB Fellowship, um programa internacional que premia indivíduos excepcionais e equipes empreendedoras. Os três melhores projetos participantes serão conhecidos na noite do dia 31, durante o Pitch Night.
“O processo de avaliação teve início em novembro de 2012 e em fevereiro deste ano iniciamos a incubação, um período em que os participantes vivenciaram o Impact HUB Curitiba e tiveram disponíveis os recursos estruturais, o acompanhamento e as conexões necessárias para que desenvolvessem seus negócios”, explica Jessica Maciel, articuladora e cofundadora do HUBCuritiba.
Ela lembra que os participantes receberam mentorias e treinamentos mensais, participaram de oportunidades de conexões com potenciais parceiros e investidores e conviveram em um ambiente inspirador ao lado de outros empreendedores. “Eles também foram inseridos em um ambiente de trabalho compartilhado (coworking), com toda a estrutura necessária para realizar suas atividades”, completa Jessica, ressaltando que os vencedores do Fellowship Curitiba continuarão a contar com o apoio do HUB para dar continuidade ao trabalho.
A Pitch Night premiará os projetos de maior impacto, inovação e sustentabilidade, tendo na banca de avaliação investidores e empreendedores experientes, como Daniel Izzo, Eduardo Greca, Francisco Milarch, Henrique Bussacos, Lênia Luz, Marcelo Guilherme, Marcos Zanatti.
O Fellowship é um programa global do Impact Hub, espaço colaborativo de trabalho e compartilhamento de ideias, cujo propósito é inspirar e apoiar empreendedores em suas iniciativas inovadoras para um mundo melhor. O projeto tem edições em Zürich, Londres, Johannesburgo e São Paulo. Internacionalmente, conta com a parceria da WWF (World Wildlife Fund), Ashoka e AVINA. Em Curitiba tem o patrocínio do SESI/PR.

Arezzo mostra novidades em desfile curitibano


Na última sexta-feira a Arezzo em parceria com a Soie Boutique produziu um belíssimo desfile da Coleção Verão e Festa 2014. O desfile foi realizado em uma loja de decoração no bairro Água Verde, em Curitiba.
Com a proposta de misturar moda, arquitetura, bom gosto e pessoas bonitas em um só lugar, as clientes foram convidadas a desfilar pelas marcas e mostrar o que esta em alta na estação mais quente do ano.


A empresária Mirian Martello, franqueada da Arezzo na capital paranaense, acompanhou de perto todos os detalhes do evento e ainda pousou para as fotos.

A segunda edição do Campeonato Curitiba Comedy Club de Humor já tem seu campeão

Em uma disputa acirrada, Mateus Caniceiro é a grande revelação da competição


Sem acessórios, cenário, caracterização ou qualquer outro recurso teatral. Uma organização própria, com texto original, “o humor de cara limpa”, assim é o stand-up comedy. Os humoristas, que por muitas vezes acumulam todas as funções para si nesse estilo, sobem ao palco na companhia do microfone e do repertório e assim conquistam cada vez mais os curitibanos. Na última terça-feira (29) foi a vez de quatro aspirantes a comédia encararem o bar Curitiba Comedy Club lotado e mostrar todas as habilidades em cima do palco. Os finalistas da segunda edição do Campeonato Curitiba Comedy Club de Humor, que se estendeu por todas as terças-feiras do mês de outubro, apresentaram em cinco minutos piadas e sátiras, arrancando gargalhadas de quem estava presente.


Na noite grandes nomes já consagrados, como Afonso Padilha, Serginho Lacerda e Emerson Ceará eram coadjuvantes, eles deram uma “palhinha” em cima do palco, mas estavam juntamente com os convidados para votar e escolher o campeão da competição. Após muita expectativa e risadas, é claro, quem se consagrou como a revelação do humor, em uma disputa apertadíssima, foi Mateus Caniceiro. Além do título e troféu, o jovem humorista em breve sobe ao palco para se apresentar novamente na casa. Os outros talentos revelados foram Ricardo Beguer, Celso Alves e Josué Rosa, respectivamente.

Grãos ganham cada vez mais espaço no cardápio do brasileiro

Armazém Seu Luiz em Curitiba atende a demanda dos consumidores com produtos de qualidade a preços competitivos


Os grãos estão entre os alimentos funcionais mais consumidos pelos brasileiros. Nozes, castanhas, amendoins, pistaches, amêndoas, avelãs integram o cardápio de quem busca alimentação balanceada, rica em ingredientes perfeitos para manter a saúde e o peso.
É grande o número de benefícios proporcionados pelos grãos. Redução do colesterol, antídoto para o cansaço, componente importante em dietas de redução de peso e no cardápio de pessoas com diabetes. Além disso, os produtos são eficientes no combate a gripes e resfriados e no controle da pressão arterial. Estudos de pesquisadores dos Estados Unidos também apontam que, por exemplo, as nozes possuem nutrientes capazes de auxiliar na prevenção do câncer de mama.
Ao lado dos grãos tradicionais e mais conhecidos, estão ganhando a preferência dos consumidores a quinoa, capaz de prevenir a osteoporose, a linhaça que tem efeito antiinflamatório, e a chia com propriedades de fortalecer o sistema imunológico.
O Armazém Seu Luiz, uma das maiores redes de secos e molhados de Curitiba, oferece mais de 60 opções de grãos que podem ser adquiridos a granel, o que representa uma economia de 70% em relação a alimentos comprados em embalagens.
Sobre o Armazém Seu Luiz – A rede é especializada em produtos a granel e temperos. O nome é uma homenagem a um dos fundadores da Casa da Azeitona, Luiz Carlos Pavanello, que iniciou o negócio na década de 50 no Mercado Municipal. As mercearias do Armazém Seu Luiz reúnem produtos de alta qualidade nacionais e importados, com mais de 2,5 mil opções de itens.

Prefeitura chama 60 médicos para reforçar atendimento nas Unidades de Saúde


Os médicos serão contratados em caráter emergencial para preencher as vagas disponíveis na rede básica. Para 2014, a Prefeitura de Curitiba deve realizar um novo concurso para médicos.
A Prefeitura de Curitiba divulgou nesta quarta-feira (30) a classificação dos médicos aprovados no Processo Seletivo Simplificado realizado no dia 20 de outubro. Ao todo, 212 profissionais foram aprovados no processo, que tem 60 vagas para 40 horas de trabalho semanal. Como os aprovados também podem optar pelo regime de 20 horas semanais, mais de 60 médicos podem ser chamados para preencher as 40 horas.
Os profissionais irão reforçar o atendimento nas unidades básicas de saúde de Curitiba, a partir do dia 20 de novembro. A remuneração varia de R$ 5.953,19 a R$ 15.544,44, conforme a carga horária escolhida, a unidade e o modelo de atendimento – modelo convencional ou Estratégia Saúde da Família.
Os requisitos para contratação são a graduação em Medicina e a inscrição no Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR). A validade do contrato é de seis meses, pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Os médicos serão contratados em caráter emergencial para preencher as vagas disponíveis na rede básica. Para 2014, a Prefeitura de Curitiba deve realizar um novo concurso para médicos. “São profissionais que vêm para melhorar a assistência à saúde na cidade e ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde”, afirma o diretor do Departamento de Atenção Primária à Saúde, Paulo Poli Neto.
A Secretaria Municipal da Saúde tem em seu quadro, atualmente, 1.132 médicos. Destes, 738 atuam diretamente nas 109 unidades básicas de saúde. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adriano Massuda, o processo seletivo foi a forma encontrada para resolver o problema da falta de médicos a curto prazo. “Já há um concurso público programado para o ano que vem, para que estes profissionais possam se tornar servidores efetivos da Prefeitura de Curitiba e contribuir com a ampliação do SUS na cidade”, destaca.

Curitiba recebe grandes nomes da fotografia em novembro

A Semana da Foto em Curitiba se reinventa em 2013 para se tornar o Curitiba Luz Imagem Fotografia – CLIF, que acontece de 18 a 24 de novembro


A capital paranaense sedia de 18 a 24 de novembro o Curitiba Luz Imagem Fotografia – CLIF. Na programação da terceira edição do evento estão previstas 12 palestras, quatro oficinas, lançamento de livros, ações urbanas, projeções noturnas, uma exposição coletiva com 15 artistas convidados e sessão de cinema.
Os artistas convidados do CLIF desenvolvem pesquisas que exploram os limites da fotografia com outras áreas: Alex Flemming dilui a fotografia nas palavras e na serigrafia; Rosângela Rennó cria cenários do descobrimento do Brasil em um vídeo experimental; Dirceu Maués faz filmes com fotogramas de máquina pinhole.


O evento contará com a participação de outros nomes conhecidos nacionalmente, como Eder Chiodetto (SP), Giselle Beiguelman (SP), Rogério Ghomes (PR), Patricia Gouvêa (RJ), Bruno Faria (SP), Vilma Slomp (PR), Juliane Fuganti (PR), Alexandre Sequeira (PA), Guilherme Maranhão (SP) e o coletivo O Escambal (RJ), além de uma participação internacional – o argentino Gerardo Repetto.
Outro destaque é a presença da pesquisadora Lucia Santaella, professora do programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUCSP. Autora de 39 livros, Lucia é referência internacional quando se fala sobre imagem, especialmente a fotográfica.


A curadoria é do fotógrafo e artista visual Tom Lisboa. O tema escolhido para esta edição é Território Estrangeiro. Nas palavras de Lisboa, “Território Estrangeiro é uma metáfora sobre a própria fotografia, uma oportunidade de analisar como a fotografia assume sua identidade ao adentrar espaços onde sua presença parece diluída”.
As palestras e oficinas serão realizadas no Museu Oscar Niemeyer e no Museu Municipal de Arte. Já as intervenções artísticas serão promovidas em diversas ruas da cidade. A programação completa estará disponível em breve no site do evento (www.clif.art.br).
Uma convocatória para artistas da cidade está aberta desde setembro para selecionar dois fotógrafos curitibanos para a mostra principal e bolsas no valor de mil reais.

Leitura de Portfólio

Entre os destaques da programação está a Leitura de Portfólio, que terá participação de Eder Chiodetto, Fernando Schmitt, Cildo Oliveira, Vilma Slomp, Gil Sibin, Rogério Ghomes, Milla Jung, Tom Lisboa e Osvaldo Santos Lima.
As leituras acontecem nos dias 23 e 24 de novembro, no Museu Oscar Niemayer, paralelamente a oficinas e palestras. A coordenação do CLIF irá selecionar 20 portfólios para leitura – 10 de fotógrafos inscritos na Convocatória, sem custo, e outros 10 com um custo de R$ 50 por dia de leitura. Os interessados em participar podem enviar o trabalho para o e-mail leitura@clif.art.br até 1º de novembro. Cada fotógrafo deve enviar até cinco (5) fotos em baixa resolução.
“Todo fotógrafo que quer evoluir em seu trabalho pode contar com a opinião e curadoria de um profissional mais experiente. Funciona assim: o fotógrafo leva suas melhores fotos no dia e mostra para um profissional com muito mais experiência, que o ajudará a evoluir seu olhar, a escolher as melhores fotos, dará dicas e compartilhará experiências”, explica Guilherme Zawa.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Lançamento da Camiseta APACN 30 ANOS by Jefferson Kulig


Lançamento da Camiseta APACN 30 ANOS by Jefferson Kulig


ELVIS PRESLEY IN CONCERT CHEGA A CURITIBA

"Espetáculo eletrizante, que reúne músicos originais do Rei do Rock com projeções de última geração do cantor será visto na capital paranaense, nesta quarta, dia 30 de outubro, em única apresentação no Expo Unimed Curitiba. Superprodução reúne o registro das melhores apresentações do cantor, com sua voz totalmente remasterizada e telões de alta definição, dando a emocionante impressão do astro estar fisicamente presente no palco".

Um dos grandes sucessos de público na temporada de shows de 2012 está de volta aos palcos nacionais: "Elvis Presley in Concert" é uma fenomenal produção que reúne ao vivo no palco vários companheiros da banda de Elvis com uma projeção de última geração do "Rei do Rock".A energia e os principais hits de Elvis, cantados pelo público como se o próprio ocupasse o palco, poderão ser vistos agora em Curitiba. Com produção da Prime e Hits Entretenimento, a escala na capital paranaense acontece nesta quarta, dia 30 de outubro, em única apresentação no Expo Unimed Curitiba (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 20h30. Com realização da 2Share Entertainment, a nova turnê nacional, além de Curitiba, passa por Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, São Paulo (onde acontecem dois shows) e Porto Alegre.
O show, que em 2012 teve seis apresentações em Brasília, Rio e São Paulo, todas com lotação esgotada - mais de 50 mil pessoas que se emocionaram e reviveram a magia de se divertir no show de um dos maiores ídolos da música mundial de todos os tempos - volta a pedido do público aos palcos brasileiros este ano para uma nova turnê e traz na bagagem cinco músicas inéditas, além de outros 28 grandes clássicos do rei do rock, como "Suspicious Minds", "Little Sister" e "Love Me". Além dos shows, a exposição "Elvis Experience", com centenas de itens pessoais do Rei do Rock, vindos diretamente de Graceland, também voltou esse ano ao Brasil - ela foi vista de maio a julho em Porto Alegre.

Markus T de volta à Eric Gozlan Lunettes


Reconhecida pelo design minimalista e pelo conforto, a grife alemã Markus T voltou a ser comercializada com exclusividade no Brasil pelas boutiques Eric Gozlan Lunettes. Incrivelmente leves e ultrarresistentes, os óculos de grau criados pelo designer Markus Temming são repletos de proezas técnicas. Além de serem totalmente fabricados à mão na Alemanha, são analérgicos, utilizam apenas materiais de alta qualidade, como o titânio, e não usam nenhum parafuso, o que evita a necessidade de manutenção e reduz as chances de quebra. Assim, são extremamente duráveis.
Premiada inúmeras vezes por inovação tecnológica e design, a Markus T é uma das marcas favoritas entre os amantes de óculos de design desde sua fundação, em 1999. A sensação de leveza e conforto é enorme – os chegam a pesar apenas incríveis três gramas. Para conhecer os modelos disponíveis, basta visitar a sede da boutique, na Alameda Carlos de Carvalho, ou a loja do ParkShoppingBarigüi.

Personalidades se unem a favor da Campanha de Natal da LBV

Artistas e jornalistas participaram na capital paulista da gravação do vídeo institucional e da sessão fotográfica da Campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!, promovida pela Legião da Boa Vontade. Personalidades das mais diversas áreas integraram essa mobilização solidária, que tem como meta arrecadar 900 toneladas de alimentos e entregá-los em cestas a 50 mil famílias atendidas pela LBV e por organizações parceiras da Instituição. 
Mais uma vez, a dupla sertaneja Rick & Renner apoia essa importante iniciativa da LBV que visa propiciar um Natal mais feliz e sem fome a milhares de famílias. “Para a gente, é motivo de muita satisfação. (...) Quando tem a possibilidade de fazer algo solidário, a gente faz de pronto”, disse Rick. Renner convidou as pessoas a colaborarem com a LBV sempre: “É uma organização de tamanha seriedade!”.
Nas redes sociais, os artistas destacaram a adesão à Campanha, como fez a blogueira Suzana Gullo: “Muito feliz de estar participando da campanha de Natal da @lbvbrasil e poder ajudar tantas famílias... Muito honrada! Obrigada, LBV BRASIL”. Seus seguidores fizeram coro. Escreveu a usuária @lorenaajorge: “Meu pai ajuda a LBV há muitos anos!! adorei!!”; já @belgullo disse: “Solidariedade é ótimo, faz bem a alma”; a @costureiraantenada reforçou: “Parabéns pela atitude!!! Isso sim é bonito de se ver no instagram. Precisamos de mais bons exemplos ...”; entre outros comentários.
O cantor e compositor Frank Aguiar ressaltou em sua conta pessoal no Twitter, enquanto participava das gravações: “Boa tarde, gente! Gravando aqui a campanha da LBV. Convido todos a participar”.
A jornalista Lucimara Parisi, amiga de longa data da LBV, nem aguentou chegar à LBV e postou antes o seguinte recado: “Bom dia, amores... Rumo à LBV que amo tanto....”.
Também marcaram presenças nas gravações a modelo Babi Rossi; os jornalistas Ana Paula Padrão, Luciano Faccioli e Nadja Haddad; os integrantes do grupo musical Katinguelê; o humorista Marquito; a eterna Garota de Ipanema e jornalista Helô Pinheiro; o cantor e compositor Pedro Paulo; o ator mirim Lucas Santos; e o cantor Wagninho.
Cada cesta é composta de arroz, feijão, óleo, açúcar, leite em pó, macarrão, farinha de mandioca e de trigo, fubá, goiabada, gelatina, massa para bolo, extrato de tomate e sal. As doações podem ser feitas nas unidades de atendimento da LBV ou também pelo site www.lbv.org.br. Em Curitiba/PR: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 10688, Boqueirão. Ajude a proporcionar um Natal melhor e mais feliz a milhares de famílias. Informações pelo tel.: (41) 3386-8400.

Alphaville reabre stand de vendas do seu empreendimento em Ponta Grossa

A Alphaville, maior urbanizadora do Brasil, reabre nesta quinta –feira (31), às 19h, o stand de vendas do Terras Alphaville Ponta Grossa. Localizado na região norte da cidade, na Rodovia Ponta Grossa Castro, próximo à sede campestre do Clube Verde, o empreendimento está com 40% das obras concluídas, com previsão de entrega para 2014. Na primeira fase de vendas, que aconteceu em maio, foram vendidos 480 lotes, 100% do que foi ofertado.

O Terras Alphaville Ponta Grossa possui área total de 483.340,25 m², sendo 15% de áreas verdes com mais de 75 mil m². Os lotes possuem tamanhos a partir de 300 m² e a expectativa é que cerca de mais de 1,8 mil pessoas vivam em suas dependências.
O empreendimento terá clube exclusivo entregue equipado com quadra poliesportiva, campo de futebol society, quadra de tênis, piscina adulto com raia, solarium e deck molhado, piscina infantil e playground, tudo isso em uma área de mais de 16 mil m². O club house terá salão de festas com espaço gourmet, churrasqueira e forno de pizza e Fitness Center.

Feriado da República no Infinity Blue Resort e Spa

Resort oferece pacote especial de três diárias para quem quer aproveitar o último feriado prolongado do ano à beira mar com a família.

 Para quem ainda não planejou a viagem para curtir o último feriado prolongado do ano, o Infinity Blue Resort e Spa – único resort de Balneário Camboriú - está com pacote especial para o período de 14 a 17 de novembro. Para desfrutar do Feriado da República oferece opção com três diárias para duas pessoas a partir de 6 vezes de R$ 494,00 + 2,5% ISS, e até duas crianças de 8 anos no mesmo quarto não pagam. Os valores incluem café da manhã, almoço e jantar todos os dias além de uma variada programação de lazer para crianças e adultos.
“O resort possui grandes atrativos para descanso e lazer: uma localização privilegiada – à beira mar e próximo a Balneário Camboriú – e uma estrutura convidativa à família com atendimento diferenciado, conforto e gastronomia de alta qualidade”, ressalta o diretor geral Alberto Cestrone.

Rapidez no atendimento pode minimizar a chance de sequelas em caso de AVC

Neurologista do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), esclarece dúvidas sobre o acidente vascular cerebral

Nesta terça-feira (29) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Segundo dados do Ministério da Saúde, o AVC é responsável por, aproximadamente, 10% dos óbitos registrados em todo o país. De acordo com o neurologista do Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), Marcos Lange, o rápido atendimento médico pode minimizar a chance de sequelas, por isso é importante reconhecer os sintomas da doença.
Segundo Lange, o AVC é uma doença caracterizada pelo aparecimento de um sintoma neurológico súbito, provocado por uma alteração da circulação no sistema nervoso central, seja no cérebro ou na medula espinhal. Existem duas formas de manifestação da doença: o AVC isquêmico, que é uma obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral, causando falta de circulação no seu território vascular, e o AVC hemorrágico – uma ruptura espontânea de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro.
“Entre os principais mecanismos associados ao AVC estão a aterosclerose, causada pelo depósito de placas de gordura nas artérias, que obstruem, progressivamente, os vasos sanguíneos, causando sua interrupção, e algumas doenças cardíacas, uma vez que produzem coágulos no interior do coração e que, se não diagnosticados e tratados, podem se descolar pela corrente sanguínea e causar oclusão nos vasos cerebrais”, afirma o especialista.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Novo talento do humor é revelado nesta terça-feira

Chega ao fim a segunda edição da Copa CCC de humor
Após um mês intenso, chega ao fim nesta terça-feira (29) a Copa Curitiba Comedy Club de humor. O palco da casa recebeu vários aspirantes a comédia, que em poucos minutos mostraram a plateia todo talento, com piadas e sátiras divertidíssimas. Mas entre todos os que passaram quatro jovens talentos levaram a melhor e estão garantidos na final, eles são: Josué Rosa, Mateus Caniceiro, Celso Alves e Ricardo Berguer. Eles tem até 10 minutos para se apresentar. Para o grande vencedor, o prêmio é uma apresentação no sábado (02) na casa, ao lado de mais três humoristas já famosos no cenário curitibano. O valor do convite é R$10 por pessoa. Mais informações pelo fone 41 3018 0474, pelo site www.curitibacomedyclub.com.br e pelo facebook www.facebook.com.br/CuritibaComedyClub .

Rodrigo Poersch eleito Profissional de Marketing Promocional do Ano


O diretor de criação da equipe promocional da OpusMúltipla Ideias que Funcionam, Rodrigo Poersch (foto), recebeu o Grande Prêmio de Profissional de Marketing Promocional do Ano da 37ª edição do Prêmio Colunistas Paraná. A premiação é promovida pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda) e há 45 anos homenageia os melhores trabalhos brasileiros de publicidade em todas as mídias.

Grupos de dança de deficientes têm edição garantida do Encontro Para-Dançar em 2014

O Ministério da Cultura já aprovou a terceira edição do evento no ano que vem e o projeto já tem garantido o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Turismo e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e da Fundação Pró-Amor. As apresentações dos grupos de dança de deficientes físicos e/ou intelectuais na segunda edição do Encontro Para-Dançar emocionaram o público neste último fim de semana, no Ginásio de Esportes para Pessoas com Deficiência Jamal Farjallah Bazzi, em Ponta Grossa. Seis grupos apresentaram-se no evento, entre eles, o Grupo de Dança sobre Rodas Corpo em Movimento (Niterói-RJ), que apresentou-se nas Paralimpíadas de Londres, no ano passado; a Cia SuperAção (Castro-PR); o dançarino Edy Style (Curitiba-PR); o Grupo de Dança Corpo e Alma (Palmeira-PR); o Grupo de Dança Gaúcha Amigos da Tradição (Ponta Grossa-PR); e a União dos Deficientes Visuais – Unidev – com o projeto Dança que Encanta.

Pedro Mariano visita Espaço Vida e Música


No dia 31 de outubro, o filho da cantora Elis Regina, o músico Pedro Mariano, aproveita sua passagem por Curitiba para realizar umbate-papo musical e assistir a apresentações dos alunos do projeto Espaço Vida e Música. O músico visita a capital com o seu espetáculo Pedro Mariano e Orquestra, que terá apresentação única no Teatro Positivo no dia 01 de novembro.
Criado pelo Instituto Cargolift, o projeto atua por meio da música para oferecer um futuro melhor para crianças e jovens em situações de risco. Desde 2008, o Espaço Vida e Música trabalha em vários núcleos nas periferias de Curitiba ensinando os adolescentes a tocarem instrumentos musicais.

TACO EL PANCHO CELEBRA “DIA DE LOS MUERTOS” COM MÚSICA E ARTE

A tradicional celebração mexicana do Dia de Los Muertos vai ser festejada com muita música, arte e diversão no Taco El Pancho. No sábado (2/11), a partir das 18h, a casa presta homenagem a esta tradição mexicana com a exposição “Até que a morte nos separe”, da artista plástica Maria Tereza Prado, decoração especial, show do grupo Mariachi Locco e discotecagem de Edson Nunes. O evento tem ainda drinks exclusivos e tequileiros.

Como grande novidade da edição deste ano da sua “fiesta de los muertos”, o Taco El Pancho recebe exposição da artista plástica curitibana Maria Tereza Prado. Ela transporta para desenhos o universo mexicano e sua celebração aos mortos, utilizando como ponto de partida releituras de trabalhos da artista holandesa Angelique Houtkamp, além de ícones da cultura popular. As impressões são feitas em pratos de vidro e louça. As caveiras se unem á referência das pin ups, figuras femininas de leve erotismo que fazem sucesso na cultura pop. “Encontrei referências de tatuagens que juntavam os dois mundos em uma só imagem”, comenta Maria Tereza. “Foi assim que decidi fazer estas releituras destes trabalhos”.
Fazendo decupagens e pinturas em pratos de vidro desde 1989, a artista ficou um tempo afastada desta expressão, retornando agora com a bem humorada visão da morte que os mexicanos possuem. “Acho interessante esse conceito da festa dos mortos, uma visão diferente e mais alegre da morte”, explica.
As caveiras coloridas e com roupas rebuscadas são conhecidas no México como as Catrinas, e se tornaram símbolo da festa dos mortos. Elas representam a lembrança de que a morte é igual para todos. As Catrinas invadem o país no dia 2 de novembro, desde as fantasias das crianças aos altares enfeitados com flores, velas e pães dedicados aos familiares falecidos. A casa será toda decorada com o tema, com direito a bonecas e altares. A equipe de garçons também encarna a simpática figura fantasmagórica. Uma maquiadora estará à disposição e quem quiser também poderá se transformar em caveira.

Abertas inscrições para Seminário de Patrimônio Ferroviário

Encontro pretende apresentar experiências práticas de gestores e técnicos

Estão abertas as inscrições para o Seminário de Patrimônio Ferroviário, que acontece de 11 a 13 de novembro, no auditório Goethe-Institut de Curitiba. A proposta do encontro é apresentar as principais questões conceituais que orientam a preservação do patrimônio ferroviário, em diálogo com as experiências práticas de gestores e técnicos, especialmente sobre o patrimônio oriundo do espólio da extinta RFFSA, sob a guarda do Iphan - Instituto Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Nacional do Paraná, desde 2007.
O objetivo do seminário é iniciar um trabalho de difusão do Patrimônio Ferroviário no Paraná, compartilhando o relato de boas práticas desenvolvidas em vários rincões do Brasil, apontando problemas e demandas, para ao final levantar propostas. Gestores municipais, representantes de instituições culturais, professores e estudantes universitários poderão participar mediante inscrição gratuita, que pode ser feita pelo endereço oficinas.pr@iphan.gov.br.
Estão confirmadas palestras de profissionais renomados no segmento como os historiadores Eduardo Romero de Oliveira, Carolina Pena de Alencar e Fabiano Stoiev; os arquitetos Antonio Soukef Junior, Matheus Guerra Cotta, Ivo Matos Barreto Júnior; os geógrafos Geógrafo - Leonel Brizolla Monastirsky, Viviane Regina Caliskevstz, e a cientista social Dayana Zdebsky de Cordova.
Além das palestras, o seminário contará com uma pequena exposição, com reproduções de fotos do acervo do Iphan-PR, de autoria de Marc Ferrez e Arthur Wischral, sobre a construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba e trabalhadores ferroviários. A mostra tem apoio do Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná - TRT-PR.

Cariocas aprovam as paletas mexicanas das Los Paleteros

Franquia inaugurada em Niterói, no Plaza Shopping, supera todas as expectativas de vendas no primeiro dia de funcionamento; nesta terça a novidade chega ao Shopping Downtown


As paletas mexicanas da Los Paleteros, uma novidade que tem feito muito sucesso na região Sul do país, acabam de chegar ao Rio de Janeiro. Na última sexta-feira, dia 25, foi inaugurada uma franquia da marca no Plaza Shopping, em Niterói e logo no primeiro dia, as vendas superaram todas as expectativas. Paletas mexicanas são picolés artesanais, sem corantes ou conservantes, que surpreendem pelo sabor e pelo tamanho, já que elas têm peso médio de 120g, praticamente o dobro dos picolés tradicionais. Depois do sucesso feito em Niterói, a Los Paleteros inaugura nesta terça-feira, dia 29, às 12h, uma nova franquia no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca. 

Localizado no piso L3 do Plaza Shopping, bem próximo ao cinema, o quiosque da Los Paleteros em Niterói chamou a atenção de todos que passaram pelo local. A empresária Fabiola Pullig Guimarães, franqueada da marca, se mostrou empolgada com o sucesso que as paletas fizeram já no primeiro dia. "As paletas das Los Paleteros combinam com o verão carioca porque são refrescantes, saborosas e têm um grande diferencial em relação aos picolés que conhecemos por aqui", destaca a empresária, que confirma o interesse em crescer com a marca. "Estamos realmente encantados com o conceito e diferencial da Los Paleteros e já pensamos em apostar em uma nova franquia", revela.

Segundo os franqueadores Gilberto José Verona Filho e Vera Colombo, que estavam presentes à inauguração, o projeto de expansão da Los Paleteros segue a todo vapor, com a abertura de novas lojas previstas para as próximas semanas, em outros estados brasileiros. "Já temos uma lista com mais de 800 empresários interessados em franquias de Norte a Sul do país, mas procuramos pessoas que tenham verdadeira identificação com o produto da Los Paleteros", dizem os empresários.

Jovem escritor vence concurso literário em Curitiba

Gustavo Moreira, de 19 anos, foi premiado na iniciativa "Novos Autores Curitibanos", lançado no festival Litercultura

No próximo dia 20 de novembro, o escritor de 19 anos Gustavo Moreira participa do lançamento do livro com as poesias, contos e crônicas vencedoras do concurso literário "Novos Autores Curitibanos", promovido pelo Litercultura 2013 - Festival Literário, que foi realizado recentemente na capital. Serão dois mil exemplares editados e impressos pela Gráfica e Editora Monalisa. A iniciativa recebeu cerca de 700 textos com predominância de temas cotidianos e premiou 20 autores.
O jovem escritor Gustavo Moreira, que recentemente lançou em Curitiba e em Brasília, o romance de ficção "Sem Limites", uma produção literária independente, inscreveu no concurso as crônicas "Sábado" e "Arte sem intelecto" e ambas foram premiadas. Segundo ele, o primeiro trabalho conta a história de um homem que desistiu de viver em sociedade e busca o isolamento no meio do mato. O segundo texto mostra a reação de um escritor ao receber uma crítica negativa sobre sua obra.
Para Moreira, iniciativas como estas são verdadeiros estímulos àqueles apaixonados pela literatura, pela escrita. "Uma oportunidade de ver seu trabalho reconhecido numa publicação. Pela quantidade e qualidade de textos inscritos no concurso percebe-se que existem muitos talentos à espera de uma chance de editar sua obra".

domingo, 27 de outubro de 2013

ABAV-PR recebe representantes do Consulado dos Estados Unidos

Na foto, o presidente da ABAV-PR, Roberto Bacovis (de paletó bege), com Chris Whitcraft, Thomas Pierce e Woody Dunstan, representantes do Consulado dos Estados Unidos, durante visita à sede da ABAV-PR.
Representantes do Consulado dos Estados Unidos visitaram a sede da ABAV-PR para conversar com a diretoria da entidade. Durante o encontro, Thomas Pierce, Chris Whitcraft e Woody Dunstan, encontraram com o presidente Roberto Bacovis, e falaram sobre diversos assuntos com relação a Copa do Mundo de 2014, como a preparação da cidade de Curitiba para receber os turistas estrangeiros, principalmente os americanos, e também sobre as agências de viagens e a capacidade da rede hoteleira da capital paranaense.
“A visita foi uma excelente oportunidade para conversamos com os representantes americanos, que estão colhendo informações sobre as cidades-sede da Copa do Mundo. Curitiba tem 25% de chance de recepcionar a seleção dos Estados Unidos, e eles têm a preocupação de como a cidade irá receber seus turistas”, relata Bacovis. Segundo o presidente da ABAV-PR, a comitiva ainda reforçou os atrativos de Curitiba. “Eles confidenciaram que a nossa cidade é uma das mais preparadas atualmente para receber a competição”, finaliza Bacovis.

Encontro com a Palavra movimentou sede social do Graciosa

Com o objetivo de comemorar o centenário de Vinícius de Moraes, a Sede social do Graciosa Country Club recebeu nesta quarta, dia 23, um Encontro Com a Palavra especial. O evento realizado todos os meses pela Biblioteca Bento Munhoz da Rocha Netto, com o objetivo de promover a literatura, teve uma programação temática para comemorar a data. À frente do evento estiveram as Conselheiras da biblioteca, Ângela Duarte, Claudia Hollanda, Josiane Bibas, Letícia Freire, Liana Leão, Regina Wallbach e Silvia Camargo.


No evento, show musical, e interpretações de poemas do autor pelo ator Marco Koller do grupo Grutun da UniBrasil, que recebia os sócios com pequenos trechos de poemas e, durante os intervalos do show, recitava alguns poemas ao microfone.
A conselheira e pesquisadora Liana Leão explicou o motivo desta fusão entre musica e poesia: "Vinícius foi a grande ponte entre a poesia, vista como uma arte mais rebuscada, maior, mais intelectual, e a música popular brasileira. Então entendemos que ele deveria ser comemorado justamente desta maneira, criando um diálogo entre essas duas artes".
"Normalmente o Encontro com a Palavra é um evento mais formal, com plateia, mas hoje nos seguimos essa vertente de Vinícius e optamos pelo bar da sede social para ser palco desta mistura entre música e poesia" complementou a conselheira Silvia Camargo. "Nós sempre fazemos ações diferenciadas, como a de hoje, que agregue conteúdo aos encontros. Uma vezes por mês a biblioteca promove estes eventos maiores, e a ideia é incentivar as pessoas que leem e escrevem a participar" ressaltou Silvia.

Selo celebra centenário de nascimento do professor Marcos Augusto Enrietti

Os Correios lançam, nesta sexta-feira (25/10), o selo personalizado em homenagem ao centenário de nascimento do Professor Marcos Augusto Enrietti, fundador do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). A solenidade será realizada às 10h30, no auditório do Tecpar (Rua Algacyr Munhoz Mader, 3775, Cidade Industrial).


A peça filatélica será obliterada pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Prof. Dr. João Carlos Gomes, e pelo presidente do Tecpar, Julio César Felix, em cerimônia conduzida pelo gerente de Recursos de Tecnologia dos Correios, Vinícius Gomes de Assis.

Coleção Verão 2014 com preços especiais na Arezzo


Do dia 24/10 a 06/11 a marca Arezzo preparou para todas as suas lojas de Curitiba uma surpresa para suas clientes, uma semana de descontos especiais, o Hot Summer Week! Sandálias rasteiras e de salto, as infalíveis sapatilhas e outros hits da coleção Verão 2014 com até 50% de desconto. Compras perfeitas para atualizar os clássicos do closet ou adicionar aquela tendência queridinha do Verão. Aproveite, pois os preços especiais já chegaram nos shoppings de Curitiba e região.

Dia Nacional de Controle da Obesidade

Cardiologista alerta sobre os riscos do excesso de peso à saúde do coração


Para alertar a população sobre os riscos do aumento da obesidade no país, será celebrado, no próximo domingo (27), o Dia Nacional de Controle da Obesidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o excesso de peso é um dos fatores mais graves para o aparecimento de doenças cardiovasculares. Para o cardiologista do Hospital Cardiológico Costantini, Everton Cardoso Dombeck, ser obeso aumenta o risco de desenvolver problemas cardíacos, porque o acúmulo de gordura altera todo o funcionamento metabólico e, consequentemente, traz consequências danosas paro o coração. “Quanto maior a obesidade, maior o risco do paciente desenvolver hipertensão arterial , diabetes melitus e níveis elevados de colesterol e menor a disposição para praticar atividade física, fazendo com que o indivíduo perca as proteções que o exercício pode oferecer”.
As primeiras doenças que podem afetar os obesos são as vasculares, com maior incidência para o aparecimento de varizes, problemas circulatórios e aterosclerose arterial, que é o depósito de gordura na parede das artérias, aumentando o risco de um infarto ou de um acidente vascular cerebral (AVC). Dombeck ressalta que muitos pacientes que chegam ao consultório, com algum problema cardíaco, têm sobrepeso. “Se a herança genética é um fator considerável na geração das doenças em geral, o estilo de vida, alinhado aos hábitos alimentares saudáveis, são decisivos para o controle adequado do peso corpóreo verificados na balança, o que vai refletir diretamente na saúde do coração”, conclui.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A era da cultura da convergência

Fenômeno defende a comunicação convergente como forma de garantir a permanência dos nativos digitais na marca, assegurar a audiência do futuro e o sucesso dos negócios


Que tipo de informação buscam os nativos digitais? A resposta a essa pergunta significa a conquista e fidelização deste público, formado por pessoas que já nasceram inseridas no universo web e apresentam peculiaridades como consumidores de informação.
“Os nativos digitais, ou geração Z, não querem consumir nada em formato analógico e demandam inovações decorrentes da sua peculiar percepção sobre informação e linguagem”, explica a consultora em comunicação Marcella Rasêra Carneiro (foto), diretora da Convergix-Consultoria e Treinamentos em Comunicação.
Ao contrário dos imigrantes digitais, os nativos captam as mensagens através da imagem em movimento, passando para a imagem fixa, seguida do som e, por fim, a atenção ao texto. Essa maneira diferente de decifrar sinais pede uma reformulação na forma das empresas se comunicarem com o mercado e com o consumidor.
“A velocidade da internet exige que as empresas trabalhem sua informação de maneira integrada e convergente. Ou seja, a notícia pode ser a mesma, mas a forma de apresentá-la deve considerar as especificidades de cada plataforma”, garante Marcella.

KATCHAFIRE E MAT McHUGH VEM A CURITIBA

“Ingressos já estão à venda para os shows inéditos que acontecem no próximo dia 02 de novembro, no Curtiba Master Hall”.


A surf music folk australiana e o reggae neozelandês se encontram em Curitiba no próximo dia 02 de novembro. Com realização da Seven Entretenimento e Futura Produções, o Katchafire, uma das bandas mais prestigiadas da Nova Zelândia, e o australiano Mat McHugh, o frontman do grupo The Beautiful Girls vão dividir o palco do Curitiba Master Hall ( R: Itajubá, 143), a partir 22 horas. Mat traz seu projeto solo, uma performance mais intimista, enquanto o Katchafire apostará em um reggae roots, bem influenciado pelo Rei do gênero, o imbatível Bob Marley. A abertura fica por conta da curitibana Lou Dog.

CENTRO EUROPEU PROMOVE FESTA DE HALLOWEEN


Festa à fantasia tem como objetivo dar acesso à cultura norte-americana

Aprender a falar outro idioma não significa somente registrar termos e palavras, mas também conhecer a cultura de um país. Para estimular seus alunos a buscarem este conhecimento e facilitar o acesso à cultura norte-americana, o Centro Europeu irá realizar, no dia 26 de outubro, às 20h, uma festa de Halloween. A tradicional festa é adotada por diversos países, mas é especialmente conhecida pela importância que possui na cultura norte-americana.  Na ocasião, haverá também o lançamento de um filme de zumbis produzido pelos alunos e professores do curso de Cinema do Centro Europeu e estrelado pelos alunos do curso de Inglês, conta a supervisora do curso de Inglês, Karen Kubo. Além disso, o Centro Europeu irá realizar um concurso de fantasias e dar prêmios aos convidados que mais capricharem na vestimenta. A festa é aberta ao público, mas é preciso confirmar a presença pelo telefone 3222-6669. O evento será realizado no Centro Europeu da Itupava (Rua Itupava, 1402) e a entrada é gratuita.

HALLOWEEN NO AU-AU TEM BROWNIE ESPECIAL E PROMOÇÃO PARA CRIANÇAS

 
Para celebrar o Halloween, o Au-Au criou uma promoção e um produto especiais. De 28 de outubro a 3 de novembro, uma das mais tradicionais sobremesa da casa, o brownie, ganhará uma versão temática, com confeitos coloridos e calda quente de chocolate. Este doce estará à venda em todas as lojas, pelo preço de R$ 15,90. A receita normal, sem os confeitos, também estará disponível para quem preferir.
Para as crianças menores de 12 anos, a rede preparou uma surpresa. Os pequenos que se apresentarem com fantasia, exclusivamente em uma das cinco lojas de rua de Curitiba, ganharão o brownie especial de Halloween gratuitamente.
Esta promoção está disponível nas unidades: Carlos de Carvalho (990, Centro), Arthur Bernardes (833, Santa Quitéria), Doutor Faivre (808, Centro), Cabral (Av. Munhoz da Rocha, 770) e Marechal Deodoro (R. Camões, 348, Alto da XV). Promoção não válida para delivery. Não válida para o shopping.
 

Em seu sexto livro, escritor curitibano intensifica a relação entre prosa e poesia e a investigação dos limites da linguagem

Uma voz que luta para tudo enunciar — a angústia da existência, a potência da arte, a ficção da realidade, o lirismo do mundo — em busca do inexprimível conduz os contos e ficções breves de Salvar os pássaros, novo livro de Luiz Felipe Leprevost. O lançamento, pelo selo Encrenca — Literatura de Invenção, acontece neste sábado (26), às 16h, na Livraria Arte & Letra, em Curitiba (PR).
Em sua sexta obra, os textos funcionam individualmente e em conjunto, conduzidos por uma narrativa pulsante que vai do lirismo à crueza, da paz à loucura, como retratado na capa da artista Isabele Linhares. Híbrido de prosa e poesia, junto à ação dramática destacam-se em Salvar os pássaros as relações sensoriais que emergem dos textos e a voz do próprio leitor a construir a obra.

O autor

Luiz Felipe Leprevost, 34 anos, nasceu em Curitiba (PR). Formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa de artes de Laranjeiras – RJ), é escritor, poeta e dramaturgo. Publicou a novela E se contorce igual um dragãozinho ferido (2011), os contos de Barras antipânico e barrinha de cereal (2009) e os poemas de Ode mundana (2006), entre outros.

O selo

Criado em setembro de 2013, o selo Encrenca — Literatura de Invenção aposta em textos singulares e que tratem de temáticas originais — livros que redimensionem o conhecido, inventem o jamais visto. Salvar os pássaros é o segundo livro de Encrenca, que já publicou o romance Réquiem para Dóris, de Oneide Diedrich.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Fabrizio Giannone lança coleção verão 2014

A empresária Gisah Miró Ziliotto, franqueada da marca de acessórios de luxo Fabrizio Giannone, apresentou à imprensa e clientes a nova coleção verão 2014 durante coquetel na loja da marca no ParkShoppingBarigüi.


No badalado evento, foi lançada a coleção Hermética, criada pelo designer italiano que dá nome à grife, para provocar emoção através da razão.
Construída a partir da sensação que a Optical Art causa ao olhar, com formas e desenhos pulsantes, o designer analisa, investiga e chega ao artista italiano Adriano Graziotti (1912-2000).
Pesquisador da beleza geométrica, característica absoluta ao assunto, e que muito antes de Victor Vasarely e Bridget Riley, Graziotti resgatou a técnica que une matemática e arte, sonho e razão, como o jogo de opostos do qual o verão de Giannone trata.
Há também a linha Solitários, composta por 700 colares numerados e com lapidações raríssimas, feitos com pedras como Praziolita, Ametista, Citrino, Turmalina, Quartzo Lemon, Quartzo Rosa, Água Marinha, entre outras.
Levando o conceito de único e exclusivo à máxima potência, cada peça recebe um número de série único em sua garantia, tal como uma identidade. E para trazer ainda mais cor à coleção, a marca de acessórios de luxo apresenta a linha Clássica & Contemporânea, com destaque para as drusas metalizadas e peças coloridas e esmaltadas nas cores quentes da estação.

Visita à baleia”, livro da Editora Positivo, recebe mais uma premiação

Com a mesma pontuação do 1º colocado, a obra ficou em segundo lugar pelo critério de desempate no 55º Prêmio Jabuti, na categoria infantil“Visita à baleia”, escrito por Paulo Venturelli, ilustrado por Nelson Cruz e publicado pela Editora Positivo, acaba de conquistar o segundo lugar no Prêmio Jabuti, na categoria livro infantil. Com a mesma pontuação do primeiro colocado, o livro de Paulo Venturelli ficou atrás, apenas por meio ponto, no critério de desempate: maior nota recebida no primeiro quesito avaliado (constituição das personagens e da trama). A obra foi vencedora do Prêmio FNLIJ 2012, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em duas categorias: melhor livro para crianças e melhor ilustração de 2012. Ganhou também o Prêmio 30 Melhores Livros de Literatura Infantil do Ano 2013, da revista CRESCER.



O Prêmio Jabuti é o mais importante e mais tradicional prêmio literário do país. Os vencedores foram anunciados na quinta-feira (17) em apuração aberta ao público, na sede da Câmara Brasileira do Livro.
Durante o processo de seleção para a escolha das melhores obras publicadas, os livros recebidos pelo Prêmio Jabuti foram lidos e avaliados, em duas etapas, por especialistas em cada categoria de todas as regiões do Brasil. No total foram 27 categorias premiadas, como Infantil, Juvenil, Romance, Projeto Gráfico, entre outros.
Na categoria Infantil, “Visita à Baleia” ficou em segundo entre dezesseis finalistas. O primeiro lugar ficou com o livro “Ela Tem Olhos de Céu (Gaivota)”, de Socorro Acioli, e em terceiro lugar ficou o livro de Geraldo Costa “A Ilha do Crocodilo – Contos e Lendas do Timor-Leste”.

Sábado de muita brasilidade em shows gratuitos na Boca Maldita


Em mais uma edição do programa Cultura na Rua, a Boca Maldita recebe no próximo sábado (26), o espetáculo musical “Na eira”. De autoria do coletivo regional “Ponto br”, o show reunirá os batuques de manifestações populares, maracatu, bumba boi e outros ritmos regionais. A tarde de música gratuita começa às 13h com a apresentação dos curitibanos do “Baque Solto”.
Formado por músicos contemporâneos e conhecedores da cultura tradicional, o grupo “Ponto br” conta com a participação do cantador de Bumba Boi, Humberto de Maracanã, de Walter França do Maracatu Estrela Brilhante e chefe do baque centenário campeão do carnaval de Recife, e Zezé de Iemanjá, ekedi e caixeira do Divino da Casa Fanti Ashanti, Renata Amaral, entre outros músicos.
Baque solto – Com dez anos de atuação, a banda curitibana Baque Solto mistura música brasileira, rock e música eletrônica para sintetizar sua diversidade. A banda tem em seu currículo shows em teatros, bares e projetos culturais, prêmios em festivais de música, um compacto independente (2006) e lançou, há quase um ano, seu primeiro álbum“ cinematerapiareligiãoecarnaval”. Segundo a crítica, o trabalho resulta em uma música sem rótulos, que propõe misturar ritmos e estilos criando uma atmosfera “neotropicalista contemporânea” e através dessa liberdade, o Baque Solto estabelece sua identidade.

Editora Íthala lança romance biográfico Chinelo de Pano

Nessa sexta-feira, 25 de outubro, a partir das 19h, no Palacete dos Leões, em Curitiba, a Editora Íthala lança a obra Chinelo de Pano – Caminho Seguro para a Espiritualidade. Na biografia, a autora Maria Edna Holer de Oliveira conta sua história de superação e autoconhecimento após uma grande perda.

Quando ela começa a sentir a presença da morte, não lhe restam dúvidas: alguma coisa ruim está para acontecer. Após a festa de aniversário do marido, ele começa a se sentir mal e em pouco tempo é vítima fatal de um AVC. Sem saber como enfrentar a situação, ela se vê sozinha, sem rumo e entregue a um desespero sem fim.
Em um caminho longo que é trilhado a passos curtos, Maria Edna começa a lutar contra a depressão. A empresa que o marido comandava agora está sob sua responsabilidade, o que lhe ocupa o tempo e distrai cabeça. Voltar a estudar e começar a fazer aulas de dança faz com que perceba que é possível encontrar prazer em novas atividades.
Mas só isso não é suficiente para que Maria Edna aprenda a lidar com suas emoções e angústia. Então, vencendo o próprio preconceito, começa a estudar a Doutrina Espírita, que lhe dá algumas das respostas que buscava. Escrever sobre seus sentimentos também a ajuda nessa busca pelo autoconhecimento.
As perguntas que ela se fez ao enfrentar a perda a coloca diante de emoções e conflitos existenciais jamais experimentados. As respostas foram surpreendentes, quando se dispôs a seguir em frente apesar das dores da alma. A obra Chinelo de Pano – Caminho Seguro para a Espiritualidade (Editora Íthala) mostra a descoberta da espiritualidade como ferramenta para uma vida plena e a luta constante da autora para alcançar o equilíbrio, a paz e a alegria de viver.

Oui Madame

Oui, elas estão na Inker! O duo Catarina Bris e Sandra Gamon, conhecido como Oui Madame, está de volta com Inflamável. O novíssimo segundo disco destas paulistanas de alma cosmopolita faz referência ao ambiente efervescente das cidades modernas, sempre sob o olhar da mulher contemporânea. Dançar e se divertir é essencial para a Oui Madame. Mas refletir sobre o conteúdo das letras, também. Consumismo exacerbado, aquecimento global, o individualismo dos grandes centros urbanos, a diversidade sexual, o amor e o desamor são temas que elas encapam num mix entre rock e musica eletrônica.


Inflamável é de um electropop fino que mescla sonoridades digitais e orgânicas. Suas 16 faixas abusam dos sintetizadores, mas também de guitarra, baixo, bateria e dos vocais de Catarina Bris e Sandra Gamon.
A dupla participa de todas as etapas de produção do disco e tem Rodrigo Trevisan como co-produtor. A masterização foi feita por Greg Calbi, no estúdio Sterling Sound (NY), que no currículo a master de bandas como MGMT, Metric, Passion Pit, Ok Go, Yeah Yeah Yeahs, Of Montreal, Toro y Moi, Alabama Shakes, Tame Impala, Wild Belle, Van She e Yo La Tengo.

Hospital Evangélico inaugura mais 10 leitos de UTI

O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (HUEC) inaugurou nesta quinta-feira (23) mais dez leitos para Unidade de Terapia Intensiva, a UTI III. O hospital passa a contar agora com 38 leitos de UTI adulta. A melhoria reduzirá problemas com atrasos e cancelamentos de cirurgias. A nova UTI será comandada pelo médico intensivista, cirurgião torácico e cardiovascular, Paulo Roberto Soltoski.

O presidente da Sociedade Evangélica beneficente de Curitiba (SEB), mantenedora do Evangélico, disse que, “apesar de tudo que vem enfrentando, a instituição continua avançando e realizando melhorias para atender com excelência a população paranaense”
Para o diretor geral do Hospitalo Evangélico, Jurandir Marcondes Ribas Filho, esforços estão sendo feitos constantemente para oferecer atendimento de qualidade à população. “A ampliação foi uma necessidade sentida há muito tempo devido ao número crescente de pacientes que necessitam de UTI. A nova unidade obedece a parâmetros da mais alta qualidade”, explica.
“Foi uma vitória”, declarou o médico Maurus Stier Serpe, diretor técnico do hospital. “Somos referência em saúde no Estado e com esta ampliação iremos aumentar o número de cirurgias realizadas aqui no hospital e reduzir o tempo e espera por falta de leitos”.
Dr. Paulo explica que a intensão é aplicar nesta nova unidade uma experiência de muitos anos no manejo de pacientes criticamente enfermos. “Dedicaremos nossa atenção particularmente aqueles submetidos a procedimentos cirúrgicos, com humildade e compaixão, contando com uma equipe de profissionais altamente capacitados e entusiasmados com este novo desafio”.

Parque Colina apoia o movimento “Outubro Rosa”

Empreendimento turístico contribui para a divulgação da campanha de combate ao câncer de mama

Com o objetivo de chamar a atenção dos visitantes e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama o Bondinhos Aéreos Parque Colina irá distribuir durante todo o mês de outubro um broche com o símbolo do movimento “Outubro Rosa”. A iniciativa destaca a importância da prevenção da doença que é considerada uma das principais causas de morte entre as brasileiras.
“Mostramos nosso apoio à campanha através desse ato simples, mas que serve como um apelo à comunidade reforçando a importância dos exames preventivos para as mulheres”, explica a sócia-proprietária Juliana Tedesco dos Santos. “Além disso, promovemos uma campanha interna para que nossos colaboradores também possam estar conscientes das medidas necessárias para prevenir a doença”, complementa.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) o câncer de mama é o mais comum no mundo depois do de pele e chega a corresponder a 22% dos novos casos da doença por ano. As campanhas de prevenção e orientação são importantes, pois ao ser diagnosticado cedo é possível tratá-lo e controlar seus efeitos. O autoexame e a mamografia são as principais formas para se detectar a doença precocemente.

CAA-PR e Comissão da Mulher da OAB convidam advogados para jantar beneficente do Outubro Rosa

Jantar dançante beneficente será realizado na sexta-feira (25), visando levantar fundos para a AMMA, instituição que presta serviços assistenciais gratuitos a mulheres com diagnóstico de câncer de mama




A Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PR) e a Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná estão coordenando as ações do Outubro Rosa na Seccional, o movimento mundial de conscientização e combate ao câncer de mama. Desde o início deste mês, diversas ações realizadas em parceria com outras instituições estão marcando o engajamento da OAB e da CAA-PR nesta importante causa. Um dos objetivos é sensibilizar os advogados do Paraná a contribuírem com a Associação das Amigas da Mama (AAMA), para que a instituição continue prestando serviços assistenciais gratuitos a mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Por isso, a CAA e a OAB convidam todos os advogados para participarem do jantar dançante beneficente da instituição, que será realizado na próxima sexta-feira (25), a partir das 20 horas, na AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil.



O convite custa R$ 50,00 e pode ser adquirido na sede da AMMA, na Rua Ébano Pereira, 44 - Conjunto 704 - Centro, das 14 às 17 horas. Segundo a presidente Valéria de Cássia Lopes, a arrecadação vai contribuir no desenvolvimento de ações da instituição. "A arrecadação do jantar será empregado na compra de produtos de maior necessidade da entidade, que atualmente são as próteses mamárias, os sutiãs e os materiais para fabricar porta-dreno, que facilita o transporte do equipamento usado por muitas pacientes", explica a presidente.
A AMMA também aceita doações em dinheiro que podem ser feitas por meio de depósito bancário no Itaú – Agência 3891 – Conta 37889-9/500 – CNPJ 05124823/0001-42. Mais informações sobre o jantar beneficente e sobre a AMMA podem ser adquiridas pelo telefone (41) 3223-2208 e (41) 9206-6664, com a presidente Valéria, ou pelo site www.amigasdamama.org.br.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

WSR: Yann completa desafio junto da AV Formula

Brasileiro foi um dos pilares no desenvolvimento da equipe, que fez sua estreia na categoria em 2013 


 Mais uma temporada finalizada, mais um desafio completado. É assim que Yann Cunha resume a temporada de 2013 da World Series by Renault. O piloto brasiliense de 22 anos assumiu neste ano a responsabilidade de capitanear o desenvolvimento da equipe AV Formula, do ex-piloto Adrian Vallés, que fez sua estreia na categoria.
A experiência de Yann em carros como F-3 e os mais potentes World Series e AutoGP foi essencial para a evolução do time como um todo no aprendizado e adaptação à categoria, com incessantes testes e trabalhos na sede da equipe, situada próximo ao circuito de Barcelona.

Palestra do IAP aborda legislação sobre recuperação de empresas

Evento celebra início de parceira entre o IAP e o Instituto de Direito de Recuperação de Empresas (IDRE) O Instituto dos Advogados do Paraná (IAP) promove a palestra "Perspectivas de Reforma da Legislação Relativa à Recuperação de Empresas", com o advogado e professor Alfredo de Assis Gonçalves Neto, na próxima quinta-feira (24), a partir das 19 horas, na sede da entidade. O evento celebra o início da parceria entre o IAP e o Instituto de Direito de Recuperação de Empresas (IDRE). As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas pelo telefone (41) 3224-3213.



Sobre o palestrante:
Alfredo de Assis Gonçalves Neto é formado em Direito pela UFPR, professor universitário, ex-presidente do IAP (1985/1986) e da OAB Paraná (1995/1997). Foi conselheiro federal da OAB (1993/1994 e 1998/2000) e presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas (2010/2012). Membro associado da UIA - Union Internationale des Avocats, com sede em Paris, de 1998 a 2006 e Árbitro brasileiro do Protocolo de Olivos, do Tribunal Arbitral do Mercosul, desde 1999.

Advogados e funcionários da OAB têm 50% de desconto no espetáculo "Sexo dos Anjos"

Ingressos já estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra e custam R$ 7,50 para advogados e funcionários da OAB A Comissão de Assuntos Culturais da OAB Paraná e a Caixa de Assistência (CAA-PR) firmaram uma parceria com a In Scene Produções Artísticas Ltda para oferecer 50% de desconto para advogados e funcionários da OAB-PR na compra de até dois ingressos para o espetáculo "Sexo dos Anjos". A peça estará em cartaz nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro, às 21 horas, e nos dias 20 e 27 às 20 horas, no Teatro Guaíra (Guairinha). Para receber o desconto, os advogados devem apresentar a carteira da OAB e os funcionários o crachá de identificação no ato da compra dos ingressos, que já estão à venda na bilheteria do teatro e custam R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia).



Sexo dos Anjos relata a história de dois eloquentes personagens munidos com grande simplicidade, leveza e com a ingenuidade que vão delineando com maestria as façanhas inusitadas das cenas que a obra propõe. As duas metades de uma atriz que morreu no palco, fazendo o papel de Hamlet, se encontram na antecâmara do "lado de lá" e precisam se entender e se aceitar antes que possam se unir e "passar para o lado de lá". Este enredo simples é a base para falar de maneira divertida e instigante sobre teatro, representar papéis no palco e na vida real, o medo da morte, suicídio e algumas coisinhas mais, em clima de comédia de absurdo.

Interlaken Turismo apoia show de Zé Rodrigo

Clientes Interlaken têm 50% de desconto no valor do ingresso

Em incentivo ao que é do Paraná, assim como é a Interlaken Turismo, os clientes Interlaken vão poder comprar ingressos com 50% de desconto para o show que comemora os 20 anos de carreira do cantor Zé Rodrigo. A apresentação é no dia 1º de novembro, no Teatro Positivo e vai contar com participações especiais como do Funk Como Le Gusta e da cantora Michele Mara. Para adquirir o desconto, basta solicitar em uma das lojas Interlaken no Ahú, Shopping Curitiba, Shopping São José e PolloShop Alto da XV ou procurar o seu agente de viagens Interlaken. Mais informações em www.interlakenturismo.com.br

Siena vai crescer 35% neste Natal

Com a chegada antecipada dos produtos natalinos, como os panettones, nas gôndolas do comércio brasileiro, a paranaense Siena Alimentos aposta em um crescimento na ordem de 35% em 2013. Para atingir o objetivo, a empresa está investindo R$ 2 milhões em marketing, merchandising, logística e lançamentos de produtos.
Para suprir este aumento na demanda, a Siena está contratando 150 novos colaboradores.



Entre os principais investimentos, está um novo depósito com 1500 posições porta-pallets, seis docas para carregamento, um novo sistema de gestão, mais uma linha de empacotamento, ampliação das estufas e o forno de alta tecnologia importado da Itália, com capacidade para assar 6.000 panettones por hora, que começou a operar no meio da campanha de 2012 e, neste ano, começa com força total desde o início.
Com 34 anos de história, localizada em São José dos Pinhais, no Paraná, em uma área de 15 mil m², sendo 10 mil m² de área construída, a Siena Alimentos é a maior empresa de panettones do Sul do Brasil.
As principais apostas de lançamentos da empresa para este Natal são os Panettones Festtone Trufado Chocolate, Festtone Trufado Doce de Leite, e os Panettones Roma Tufado Sabor Doce de Leite com Gotas de Chocolate, Roma Trufado, com recheio de chocolate, e o Roma Trufado Premium. Os novos produtos são desenvolvidos com matérias primas nobres e seguem a tradicional receita italiana com fermentação natural, que destacam o sabor e evitam distúrbios gástricos.

CONFRARIA DA COSTA DIVULGA DISCO NA FNAC CURITIBA

A banda curitibana Confraria da Costa apresenta seu mais recente disco, “Canções de assassinato”, nesta quinta-feira (24 de outubro), na Fnac. Os músicos levam seu rock pirata para o palco da loja às 19h30, com bate-papo e pocket show. O evento tem entrada gratuita e será comandado pelo criador e editor do site Mondo Bacana, Abonico Smith.


A sonoridade do grupo resgata a imagem do pirata, com canções que celebram diversão, bebidas e a vida no mar. As influências musicais vão de Gogol Bordello a Tom Waits e Jethro Tull, com referências ao punk cigano. Confraria da Costa une instrumentos inusitados como bandolim, flauta e violino aos clássicos do rock (guitarra, baixo e bateria), criando sons únicos. Os shows contam ainda com a estética dos “lobos do mar”, com os integrantes do sexteto usando roupas típicas.
Buscando um jeito novo de se apresentar, a banda encontrou na temática dos piratas um grande impulso. “A primeira música, “Canto dos piratas”, surgiu a partir de um poema”, conta. Com o sucesso, adotaram o espírito nos shows e nas canções. O disco mais recente, “Canções de Assassinato”, conta com 12 faixas inéditas, mantendo o ritmo enérgico do primeiro álbum que leva o nome do grupo.