Seguidores

domingo, 30 de junho de 2013

Portão Cultural recebe exposição de instrumentos medievais de tortura


O Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural abriga a partir da próxima terça-feira (2) a exposição internacionalInstrumentos Medievais de Tortura, Período da Inquisição, que reúne mais de 50 peças originais, restaurações e réplicas de instrumentos de tortura que foram utilizados do século XIII ao XVII, durante a época da Inquisição. A mostra passou por mais de 10 países e foi vista por mais de um milhão de pessoas.
Trazida da Itália por um grupo de colecionadores europeus, a exposição é reconhecida pelo Ministério Cultural de Patrimônio Italiano e tem como objetivos passar ao público, como memória histórica, a extensão da crueldade institucionalizada e gerar conscientização contra a tortura e a favor da liberdade de pensamento.
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica criada na Idade Média (século XIII) pela Igreja Católica. Era um sistema de controle social por meio de um policiamento organizado, especialmente criado para pesquisar e punir os indivíduos considerados ameaças às doutrinas e dogmas da instituição católica mediante um tribunal específico (Santo Ofício). Também impedia a difusão de novas ideias no âmbito científico e cultural, e era usado como instrumento de aniquilação dos adversários políticos.
Em países como Portugal, França, Itália e Espanha, fiéis ao Papa de Roma, chefe supremo da Igreja Católica, a repressão inquisitória foi muito mais dura em comparação a outros países europeus. Os suspeitos eram perseguidos, torturados cruelmente e condenados a diversas penas, desde prisão temporária, perpétua e, em casos extremos, com a decapitação e morte em fogueiras construídas em praças públicas.
A mostra, que passou por países como Rússia, Alemanha, Espanha, Polônia e Portugal, e recentemente esteve em Buenos Aires, na Argentina, também aborda grandes personagens da história, como Joana d’Arc, perseguida e morta em 1431, Nicolau Copérnico, censurado ao apresentar a teoria heliocêntrica, e Galileu Galilei, condenado à prisão e obrigado a reportar-se por sustentar a mesma teoria de Copérnico.
A “virgem de Nuremberg” ou “donzela de ferro”, o banco de estiramento, o triturador de cabeças e a cadeira inquisitória são alguns dos aparelhos criados com o objetivo de torturar, humilhar e conseguir confissões dos considerados hereges pela Santa Inquisição e que estarão expostos no MuMA.

Pelas ruas - Em memória de Tereza Urban‏ III





Em memória de Tereza Urban‏ II




Em memória de Tereza Urban I‏



DIA DO MINI CUPCAKE FAZ SUCESSO


A partir deste mês de junho os clientes da Miss Cupcake ganharam uma grande novidade. Além dos bolinhos tamanho normal, agora toda quarta e quinta-feira eles podem comprar as versões ‘mini’ dos cupcakes em vários sabores. A ideia é poder se deliciar com vários sabores.
Muito solicitados em festas empresarias, aniversários, casamentos e batizados os mini cupcakes podem ser personalizados sob encomenda e custam a partir de R$ 2,80 reais e os enfeites a partir de R$ 0,50 centavos.

SERHS NATAL PARTICIPA DO SALÃO ROTA 101 NORDESTE QUE ACONTECE EM NATAL DE 04 A 06 DE JULHO‏


O SERHS Natal Grand hotel participará do Salão Rota 101 Nordeste, que se realizará no Centro de Convenções de Natal, de 04 a 06 de julho, das 16hs às 22hs. O evento reunirá quatro estados beneficiados pela duplicação da BR-101 (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). Na festa de encerramento do Salão em Natal, que se realizará no dia 6 de julho, a partir das 22h, em clima junino, será anunciada a cidade que sediará o II Salão de Turismo Rota 101 Nordeste. A data já está marcada: 7 a 9 de agosto de 2014. Dois destinos disputam o evento.

Sábado na Semana de Moda

Mulheres Contemporâneas



A estudante de moda Tayna Fajardo de Oliveira desfilou no LABmoda conceito seis looks que tiveram como tema e inspiração as mulheres contemporâneas. As composições foram feitas alternando cores e tecidos ora rígidos, ora suaves. A cartela de cores inclui o preto e o branco, mas também cores como o pink, o bege e o azul. O resultado foi um desfile que mostrou como a força e a suavidade podem andar juntas.
Peças em crepe de seda, seda e cetim dão um ar sofisticado “Eu quis representar essas mulheres que estão ganhando cada vez mais espaço na sociedade, que estão participando ativamente de cada vez mais ambientes, estão abrindo seus mundos, com garra, mas ainda assim com características tipicamente femininas”, diz Tayna.



Pele de Asno

A coleção Pele de Asno, inspirada no conto do escritor francês Charles Perrault, foi o segundo desfile da edição conceito do LABmoda 2013.
Muriel Seguro, Stefany Vechi, Maria Claudia de Lara, Madeline Correa, Isadora Miranda, Stephanie Carneiro, Vanessa Uberti e Rhayslla Junca, estudantes do segundo ano de moda da Universidade Positivo, apresentaram 6 looks conceituais femininos e masculinos feitos com tecidos pesados como a lã e veludo molhado e aplicações de pele, couro e metais.
Não faltou androgenia e a palavra maxi na amostra de coleção. Maxicasacos com modelagens amplas, maxicapuzes , maxisaias e maxibotões. Na cartela de cores: cinza, preto, prata, verde musgo, vinho e roxo.



Festival Holi

Um verdadeiro festival de cores e estampas invadiu a passarela do LABmoda Conceito em Festival Holi. As alunas de moda da Universidade Positivo Marcela de Quadros e Priscila Cabral foram à India para buscar inspiração para o desfile de seis looks femininos. Saia longa, calça pantalona, conjuntinho calça e blazer, estampas combinando e descombinando arrancaram suspiros da plateia.



Massai

Inspirados em uma tribo africana, os estudantes da Universidade Positivo Brenda Farias, Felipe Birgman, Gabriella Pissolitto e Gabrielle Nogueira apresentam uma ousada amostra de coleção conjunta. O desfile foi o primeiro com looks totalmente masculinos desta edição do LABmoda. Quase todas as peças foram confeccionadas em tricô, crochê e macramê com modelagens justas que aparecem em macacões curtos, shorts, blusas e até leggings. O couro ganha destaque em uma hot pant masculina. Na cartela de cores: vermelho, marrom, bege, branco e laranja. O styling com lindos colares e beleza tribal completam uma apresentação repleta de criatividade e erotismo.



Jules – Unmistakable Presence

Proporções exageradas, mistura de tecidos e inovação no corte foram os aspectos que mais chamaram a atenção no desfile da estudante de moda canadense Julianne Nicholson. A experiência em outro país é inspiradora para a carreira de estilista. Um casaco de mangas caídas, uma camisa larga, uma saia de pele fake e um colete perfecto de lã, couro e pele fake foram destaques do de inverno Unmistakable Presence da marca Jules.


W. Ritzdorf

Maxiacessórios, muitas formas geométricas contrapostas com formas abstratas e sinuosas no desfile da W.Ritzdorf apresenta uma coleção de joias e artefatos de luxo desenvolvida pela designer Fernanda Winckler e confeccionadas pelo experiente ourives Jair Winclek. Nos materiais ouro, prata, metal, perolas, e pedras preciosas como a ametista, esmeralda e jade. A madeira maciça é a principal matéria prima e dá a unidade às criações. Quadrados, triângulos e pirâmides ganham cortes vasados e a aplicação de formas divertidas, como tesouras, penas e gaiolas, Na coleção também aparece uma forte inspiração barroca, que aparece em camafeus e verdadeiras esculturas de madeira aplicadas em óculos de sol.
Nas cartela de cores variada: branco, azul, verde, e amarelo. Destaque para as peças criativas, como uma pulseira em madeira e prata que lembra uma algema, e o anel-relógio, que acompanhadas de uma trilha sonora superbrasileira e styling com roupas feitas pela própria designer, dão um tom descontraído ao desfile da marca artesanal de luxo.

Reverenda

A estilista Nichole Perez mostrou em cinco looks o espírito da sua recém lançada marca Reverenda. Com hotpants e t-shirts, as modelos carregavam nas camisetas ou na cabeça símbolos religiosos do catolicismo, hinduísmo e budismo. “Minha ideia não é impor tendências visuais e sim comportamentais. A inspiração dessas minhas criações foi a diversidade de crenças que existe hoje”. A modelagem ampla e o tecido leve das camisetas são pensados para quem busca a união de conforto e estilo.

Cocch

A Cocch, uma das marcas comercialmente mais bem desenvolvidas e esperada de todas as edições do LABmoda, encerra o primeiro dia de desfiles do evento com moda festa inspirada na Italia e um gingado brasileiro. A coleção inverno 2013 desenvolvida pelo jovem estilista Vinicius Cocchieri é destinadas às formandas e apresenta o desejo das mesmas: muito decote, muito bordado, gala e sofisticação. A Italia, inspiração que é uma marca registrada da Cocch, aparece no andar das modelos e na trilha sonora. A cartela de cores foi inspirada na bandeira do Brasil, uma forte tendência que aparece atualizada no verde bandeira mesclado com o lima e o azul Tiffany. Seda, renda, e tule, são os principais tecidos utilizados em looks repletos de transparências, decotes clássicos, e aplicação de pérolas, pedrarias e até crochê.Destaque para a delicadeza de cinturas marcadas por lindos bordados e para o lindo vestido que encerra o desfile.


Música e Dança

Abrindo o evento, os DJs do projeto Deep Cocktail trouxeram uma mistura de sonoridades eletrônicas. As bandas Expresso Vermelho, Crooner Dee, Cacofônicos, Lenhadores da Antártida, Colaterall e Anacrônica mostraram um pouco de seus repertórios e juntas, deram ao público do evento uma amostra do caldo cultural da prodigiosa geração musical de Curitiba.
O grupo de dança Fúria das Ruas veio numeroso mostrar, quase como em um flash mob, uma coletânea de estilos de coreografias. O público aplaudiu de pé e pediu bis.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Hotel Estância Betânia oferece curso de Auxiliar de Hotelaria

O curso é realizado em parceria com a Prefeitura de Colombo


O Hotel Estância Betânia é um Centro de Capacitação em Hotelaria que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Colombo, oferece o curso gratuito de Auxiliar em Hotelaria. O curso é dividido em três módulos: teórico, prático específico e prático geral. Os alunos podem fazer seu próprio calendário para cada módulo.
O projeto faz parte dos valores do Hotel Estância Betânia e visa contribuir para a formação de mão de obra qualificada para o setor. “Buscamos ensinar o que fazemos oferecendo a nossa estrutura para que, cada vez mais, hóspedes tenham bons serviços e atendimento. É uma forma de colaborarmos para o crescimento e competitividade do setor e da região na qual o hotel está inserido”, comenta a diretora administrativa do empreendimento Carolina Fedoruk.
O primeiro módulo teórico, realizado na Pousada Betânia (Curitiba) tem duração de duas semanas com aulas de 2ª a 6ª feira, das 19h às 22h30. O módulo II, prático específico, é dividido em quatro áreas: copa, cozinha, restaurante e governadoria, são 50 aulas em cada setor. O aluno pode escolher cursar de uma a quatro áreas sequencialmente. O módulo III, prático geral, é composto por 110 aulas nas quatro áreas, com visão geral dos setores.

ANA CAROLINA VOLTA A CURITIBA COM SEUS MAIORES SUCESSOS

“Ingressos já estão à venda para o show da cantora mineira, intitulado ´Sucessos´, que traz os hits de sua carreira. A apresentação acontece, no próximo dia 20 de julho, no Teatro Positivo Grande Auditório”


Uma das principais cantoras do Brasil, conhecida pela qualidade e potência de sua voz, Ana Carolina está de volta aos palcos de Curitiba. Com realização da Prime, a mineira vai se apresentar na cidade, no próximo dia 20 de julho, no Teatro Positivo Grande Auditório (R: Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300) às 21h15. O show, intitulado Sucessos, relembra os maiores hits de sua carreira.
O repertório do show conta com os melhores momentos dos últimos doze anos de carreira da artista. A apresentação traz os primeiros hits da artista desde “A Canção Tocou na Hora Errada”, “Nada Pra Mim”, “Trancado”, e “Confesso”, aos mais atuais como a faixa “Problemas”. O show também passa por tantas outras canções como “Tolerância”, “Entreolhares”, “É Isso Aí”, “Sinais de Fogo” e, claro, “Quem de Nós Dois” e “Garganta”.
Sem preocupação cronológica e com roteiro muito bem amarrado, o show traz os sucessos e baladas de Ana Carolina, que todos querem ouvir, com projeções do “videomaker” Grima Grimaldi e iluminação de Fábio Schaefer. Acompanhada por Marcelo Costa (bateria), Leonardo Reis (percussão), Danilo Andrade (teclados), Marcelo Vieira “Dunga” (baixo) e Pedro Baby (violões e guitarras), Ana Carolina com sua voz inconfundível reúne neste show todo o seu talento seja com as pegadas roqueiras, dramáticas, bem humoradas, românticas e até mesmo no samba.
Com mais de seis milhões de Cds e Dvds vendidos, Ana Carolina tem levado suas turnês para todo o Brasil e exterior, tendo já se apresentado para centenas de milhares de espectadores.
Antes de chegar à capital paranaense, Ana Carolina também fará, em junho, entre os dias 21 e 30, uma turnê pelos Estados Unidos. A cantora e compositora passará por Nova York, Houston, Boston, Miami, Orlando, São Francisco e Los Angeles. Em 2010, 2011, 2012 Ana Carolina além do Brasil, levou os seus shows para Inglaterra, França, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Suíça, além de Àfrica , México, Chile e Argentina.

CRESCE EM 50% A PROCURA POR CIRURGIAS PLÁSTICAS

Com as baixas temperaturas registradas no período de outono e inverno, as férias escolares e a menor incidência solar, há um aumento na procura por cirurgias plásticas. Esta é a melhor época para fazer as intervenções cirúrgicas, pois quem se submete a estes procedimentos não pode expor o corpo ao sol para não prejudicar o processo de cicatrização. 


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), nesta época do ano, a procura por cirurgias cresce 50% comparado às outras estações. Dr. Luiz Augusto Lopes da Costa (CRM 25.539), graduado em Medicina pela UFRGS e responsável por Cirurgia Plástica Estética da Clínica Care, diz que: “Isso se deve ao período de férias, assim como ao fato de estarmos no inverno o que, devido ao frio fica mais fácil de usar as malhas modeladoras e camuflar sinais de normais de um pós-operatório (roxos e inchaços) nas roupas”.

Palladium entrega as chaves aos ganhadores da campanha de Dias das Mães e Namorados

Os sortudos Daniela Nicole Ferreira e Israel de Paula Cavalheiro levaram para casa um automóvel 0km, modelo “Novo Eco Sport”


Dois consumidores do Palladium Shopping Center vão começar o segundo semestre com carro novo. Daniela Nicole Ferreira e Israel de Paula Cavalheiro foram os ganhadores da campanha de Dia das Mães e Dia dos Namorados 2013. Cada um levou para casa um automóvel 0km,modelo “Novo Eco Sport”.

Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza espetáculo aberto para crianças da rede pública de ensino de Curitiba-PR

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza no dia 29 de junho, às 11h, no Teatro Positivo, em Curitiba-PR, o espetáculo gratuito de “Formação de plateia”, voltado a crianças da rede pública de Curitiba de escolas já agendadas previamente com a instituição. As escolas municipais e estaduais interessadas em participar desta ação podem entrar em contato pelo telefone (47) 3422-4070 ramal 235. A apresentação visa estimular o gosto pelas artes e o hábito de frequentar o teatro.


A formação de plateia é a preparação para o espetáculo. O bailarino e o professor aproveitam esse momento para conhecer e fazer as adaptações para o palco, arrumando as posições coreográficas e todos os detalhes técnicos e artísticos como figurinos e adereços. O público através desses estímulos e reflexões se familiarizam com a linguagem cênica. Na formação de plateia, as crianças de Curitiba, vão prestigiar o III Ato do Balé Raymonda, um dos balés apresentados na noite do dia 29 de junho.
Como uma instituição socialmente responsável, o Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil promove durante todo o ano diversas atividades que contribuem para o desenvolvimento do cidadão e sua inclusão nos meios culturais como essa “Formação de plateia”.

PUCPR abre processo seletivo para Transferência Externa do curso de Medicina

Inscrições terminam no dia 8 de julho, às 15h.Vagas para os Câmpus Curitiba e Londrina

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Transferência Externa do curso de Medicina do Câmpus Curitiba e do Câmpus Londrina. O período encerra no dia 8 de julho, às 15h. A taxa de inscrição tem o custo de R$ 200.
O processo seletivo é realizado em duas etapas. A primeira é a análise curricular, de caráter eliminatório. O período para envio da documentação é de 24 de junho a 8 de julho, exclusivamente via Sedex. Deve ser encaminhado ao Núcleo de Processos Seletivos da PUCPR. Endereço: Rua Imaculada Conceição n° 1.155, Bairro Prado Velho, CEP: 80215-901, Curitiba PR. A segunda etapa é a Prova Objetiva e de Redação, também de caráter classificatório. A prova será realizada no dia 16 de julho nos Câmpus Curitiba e Londrina, das 9h às 13h. O resultado final do processo será divulgado dia 19 de julho, após as 18h.
Número de Vagas - Câmpus Curitiba: cinco vagas para o 2° período. / Câmpus Londrina: quatro vagas para o 2° período e seis vagas para o 3° período.

24º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná

Luis Fernando Thiele e Lucia Maria Guilger vencem o torneio no Clube Curitibano. O torneio reuniu 90 golfistas de todo Brasil e contou pontos para os rankings estadual, nacional e mundial


O golfista curitibano, Luis Fernando Thiele (Clube Curitibano) liderou os dois dias de competição e foi grande campeão do 24º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná, realizado no último final de semana, no Clube Curitibano. Thiele terminou o dia com 5 abaixo em relação ao par do campo, somando 139 (67/72). Ivan Tsukazan (Damha Golf Club) foi o vice-campeão com 144 (71/73). “Mesmo com as chuvas de quinta e sexta-feira, o campo estava muito bem cuidado e pudemos jogar bem todo o torneio. Agradeço à minha família que esteve presente aqui, a CBG pelo apoio na organização do evento e a todos que colaboraram para que o campeonato acontecesse. Eu achei que não teríamos condição de jogo, mas foi feito um trabalho muito bom”, disse o campeão Thiele.
Entre as damas, Lucia Maria Guilger (São Fernando Golf Club) assumiu a liderança e foi a campeã da competição com 157 (79/78) mantendo a liderança do ranking nacional. A vice-campeã foi Ruriko Nakamura (Terras de São José Golf Club) com 159 (77/82). “O campo estava perfeito, nunca joguei em greens tão regulares quanto este. Acho que foi o primeiro campo que vi nestas condições perfeitas”, disse a campeã Lucia Guilger.
Os grandes campeões do torneio também foram premiados com o título de Sócio Honorário do Iguassu Golf Resort, em Foz do Iguaçu. O titulo é “lifetime” e intransferível.Os novos sócios terão acesso ao novíssimo campo do Iguassu Resort, que está em fase final de reformulação e foi desenhado pelo arquiteto norte-americano Erik Larsen, um dos mais conhecidos do mundo na área e que vem ao Brasil regularmente acompanhar a execução da obra.
Estiveram presentes na cerimônia de encerramento e premiação do torneio o vice-presidente da Confederação Brasileira de Golfe Arata Hara, o secretário de estado do esporte Evandro Rogério Roman e o vereador Paulo Rink.
O 24º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Paraná é organizado pela Federação Paranaense e Catarinense de Golfe e teve o apoio da Confederação Brasileira de Golfe. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, o torneio recebeu recursos das empresas Berneck, Mili, Grupo Servopa, Britânia, Condor, Nilko, Spaipa, Mabu Hotéis e Resorts, Metalesp, Caminhos do Paraná e Paraná Banco, teve o patrocínio do Grupo Poliservice e apoio da Sanepar, Alta Reggia Plaza Hotel, Ecco Salva e Super Buggy.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Mistura de sabores é destaque no Deville Rayon

"Salmão Grelhado ao Molho de Soja e Gengibre e Purê de Ervilhas" integra a "Coleção do Chef" em julho



O mês de julho no Deville Rayon contará com um novo atrativo no cardápio dos restaurantes Galla e Garbo. O "Salmão Grelhado ao Molho de Soja e Gengibre e Purê de Ervilhas", elaborado pelo chef Reinaldo Lauriano Batista, integra a "Coleção do Chef" na unidade. Quem optar por saborear o prato, que será servido no almoço e no jantar ao preço de R$ 48 (mais taxas), leva diretamente das mãos do chef a receita completa, com as dicas de preparação.
A peculiaridade da carne rosada do salmão, o sabor picante do gengibre e a suavidade do purê de ervilhas caracterizam o prato como uma junção bem-sucedida de ingredientes bem distintos. A mistura de sabores, surpreendente e inovadora, garante à receita um sabor "singular". Para completar a refeição, a sugestão do chef é um vinho branco seco, "de preferência um jovem e frutado".
A "Coleção do Chef" está presente há mais de um ano nos hotéis Deville em Salvador, Cuiabá e Porto Alegre. Agora, os hotéis Deville Curitiba e Deville Rayon também fazem parte do projeto. Todos os meses, são preparadas receitas especiais, com releituras de grandes clássicos da culinária mundial. O projeto é uma alternativa em relação ao cardápio fixo e tem atraído, além dos hóspedes, os moradores dessas cidades.

Spoleto busca democratizar a alta gastronomia com produtos típicos da cidade italiana de Parma

Menu premium Sabores de Parma traz série de receitas inspiradas na região que inclui presunto cru


O Spoleto resgata em suas origens alguns dos mais famosos sabores da gastronomia italiana. Desta vez a rede explora a herança italiana introduzindo no dia a dia do brasileiro o menu Sabores de Parma, com receitas inspiradas na cidade italiana conhecida como uma região onde se mangia bene, com produtos típicos de enlouquecer qualquer gourmet de plantão. Parma é a terra do presunto cru (prosciutto), entre tantas outras especialidades, que chega agora aos pratos do Spoleto.
O lançamento do menu premium Sabores de Parma reforça a missão do Spoleto de democratizar a alta gastronomia, introduzindo produtos gourmet da culinária italiana no cotidiano do restaurante e por um preço acessível. A rede visitou três fábricas na Itália a fim de viabilizar o projeto inédito de introduzir itens gourmet como o presunto cru nas praças de alimentação.
“Oferecer produtos da alta gastronomia às pessoas que não podem frequentar restaurantes caros sempre foi o mote do Spoleto. É a nossa causa, presente desde o início, quando introduzimos o uso de massas secas de grano duro importado em nosso cardápio”, declara Eduardo Ourivio, vice-presidente do Grupo Trigo, gestor do Spoleto.

GONZALES E CURITYBA ABREM PARA JOGO DA SELEÇÃO


Os fãs de futebol conta com duas opções diferentes para torcer pela Seleção Brasileira contra o Uruguai, na partida desta quarta-feira, às 16h. Os bares Gonzales y Garcia e Curityba abrem mais cedo especialmente para a “peleja”, recebendo os clientes desde às 15h. Todos os detalhes da semi-final da Copa das Confederações poderão ser conferidas no circuito de telas das duas casas.
No Bar Curityba, haverá ainda promoção de double drink de Chopp da Brahma, via cadastro no site www.pedidadehoje.com.br
Transmissão de Brasil x Uruguai – Copa das Confederações Bares abertos a partir das 15h. Jogo inicia às 16h.

Urbenauta sofre acidente em meio à expedição Navegando Curitiba

O barco do jornalista virou no rio Barigui


A Expedição – Navegando Curitiba está suspensa. A medida foi determinada pelo Corpo de Bombeiros que acompanha o jornalista Eduardo Fenianos, o Urbenauta, em sua nova aventura iniciada no último dia 10, depois de um acidente na manhã desta terça-feira, dia 25. Por volta das 10h30, Fenianos, Soldado Brasil e Sub-Tenente Alves, navegavam o rio Barigui na região do Pilarzinho, quando foram surpreendidos por um afunilamento do rio e muitas árvores submesas, boa parte delas das margens. Isso fez com que o barco enchesse de água e virasse. O Urbenauta chegou a ficar preso em um galho embaixo da água, submerso. A região era muito afastada e sem sinal de celular, precisaram gritar para conseguir o socorro que chegou 20 minutos depois. “Já viagei pelo Brasil todo, mas nunca senti esse medo de morrer como aconteceu hoje”, relata o jornalista.
Como engoliu muita água, ele foi encaminhado ao hospital Marcelino Champagnat para exames médicos pelo risco de leptospirose e hepatite. O laudo deve sair nas próximas horas. A expedição foi suspensa por medida de segurança e só deve voltar quando o nível do rio baixar. O Corpo de Bombeiros pede para alertar a população sobre o perigo que é chegar próximo às margens do rio Barigui e salienta que todos devem ficar longe para que não haja acidentes.

“ARTE” PÕE A AMIZADE MASCULINA EM XEQUE

“A comédia, com texto da premiada autora francesa Yasmina Reza, tem no elenco Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel. A curta temporada acontece de sexta (28) a domingo (30) no Guairinha”.

Sucesso de público e crítica no Rio de Janeiro e em São Paulo, a comédia “Arte”, texto da premiada autora francesa Yasmina Reza, considerado um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea mundial e com dezenas de montagens em mais de 30 países, chega a Curitiba. Considerada pelo jornal carioca O Globo, como um dos 10 melhores espetáculos de 2012, sob a direção de Emílio de Mello, que também assina tradução do texto, os atores Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Claudio Gabriel – os dois primeiros, respectivamente, produtor e idealizador do projeto em parceria com Emílio – apresentam uma análise inteligente e muito divertida da amizade, através da ótica masculina. Com realização da Parnaxx, o espetáculo faz curta temporada na cidade, na sexta (28) e no sábado (29) às 21horas, e no domingo (19) às 19 horas, no palco do Guairinha (R: XV de Novembro, 971).
A montagem traz um jogo cênico envolvente e bem humorado, com diálogos afiados que se desenrolam, vertiginosamente, em torno da amizade de três amigos e seus conflitantes pontos de vista sobre a arte, comportamento, trabalho, relacionamento e os mais diversos assuntos. Um turbilhão emocional que ataca, inclusive, o valor dessa amizade.

Curitiba recebe debate sobre novo Código Comercial

Projeto polêmico que está em análise no Congresso será debatido no dia 3 de julho durante evento promovido pelo Escritório Katzwinkel & Advogados Associados

Na próxima segunda-feira, dia 3 de julho, o Escritório Katzwinkel & Advogados Associados promoverá um debate sobre o projeto que prevê a criação do novo Código Comercial brasileiro. A palestra “O (Anti)Projeto de Código Comercial” será ministrada pelo advogado e doutor em Direito Comercial Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França, a partir das 18h30, no Hotel Pestana, em Curitiba (PR).
O evento contará, ainda, com a participação do advogado e mestre em Direito de Empresa Gustavo Teixeira Villatore, que desenvolverá o debate. As vagas são limitadas e os interessados podem realizar as inscrições pelo telefone (41) 3352-1990.



Sobre o palestrante

Erasmo Valladão Azevedo e Novaes França é Livre Docente em Direito Comercial e Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde leciona desde o ano 2000. Ex-professor da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie. É integrante do Corpo de Árbitros da Câmara de Arbitragem do Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA S.A.) e advogado em São Paulo.

Clève critica convocação de Constituinte por meio de plebiscito

O constitucionalista Clèmerson Merlin Clève, professor titular da UniBrasil e da UFPR e vice-presidente da Associação Brasileira dos Constitucionalistas, declarou-se contra a proposta apresentada na noite do último dia 24 pela Presidente da República, Dilma Roussef, de convocação de uma Constituinte por meio de plebiscito. 

Segundo o jurista, cujo nome foi, há alguns anos, cogitado para uma das vagas do STF, "a proposta é desnecessária e, além do mais, inconstitucional. As instituições republicanas, embora sob pressão, em virtude dos últimos acontecimentos, estão funcionando e podem melhor funcionar. Além disso, os manifestantes não pedem uma nova Constituição, mas antes o regular funcionamento da máquina constitucional, prejudicada ultimamente pelos desacertos do governo na condução da vida pública nacional".

Com frio, venda de produtos alimentícios aumenta no Paraná

Empresas estimam crescimento de até 30% no período; Alimentos Zaeli quer 12% só com vendas de produtos juninos


A chegada do frio com o início do Inverno (21 de junho) vem aquecendo as vendas de alimentos, e o setor acredita superar expectativas. Empresários esperam crescer no período até 30% e um exemplo é a Alimentos Zaeli - uma das maiores indústrias do País, com sede em Umuarama (PR). A direção espera alcançar 12% de alta, em relação a 2012, só na venda de produtos de festa junina, como: mistura para bolo, amendoim, castanha de caju, doce de banana, canjica, farinha de milho, sagu e pipoca. Para este ano, a empresa lançou para o período molhos Zabor Verde, Quatro em Um e Três em um. “Esta é a melhor época do ano para a Zaeli, pois temos 25 linhas, sendo a maioria destinada às festas juninas”, destaca Rodrigo Sanchez, gerente de Marketing.

Agenda lotada para bons modos

A consultora em etiqueta social e corporativa, Maria Inês Borges da Silveira, está nesta semana em Palmas, no estado do Tocantins, para ministrar curso intensivo de 20 horas sobre o tema para mais duas turmas. As aulas acontecem no Hotel do Lago.



As turmas estão lotadas e os alunos são empresários, executivos e profissionais que trabalham com cerimonial nos setores público e privado.
Esta é a terceira vez que o curso acontece em Palmas.
Em Curitiba, as aulas ocorrem no Centro Europeu onde Maria Inês é coordenadora e professora do curso de Etiqueta Social e Corporativa.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Fórum de Direito Administrativo


Iniciou ontem (24), no auditório da OAB-Pr, o Fórum de Direito Administrativo promovido pelo ILAM - Instituto Luiz Alberto Machado. No primeiro painel da noite, o Professor Dr. Floriano de Azevedo Marques Neto, da USP, com o tema, "Consensualidade no Direito Administrativo". Na sequencia, o Professor Dr. Bernardo Strobel Guimarães, da PUC-Pr, falou sobre "As empresas estatais na atualidade". Quem presidiu a mesa de debates foi Dr. Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Presidente da Comissão de Direito da Infraestrutura e Estudos das Concessões da OAB/PR.

O Fórum de Direito Administrativo continua nos dias 25 e 26 de junho, as 19h, na sede da OAB-Pr.

Positivo Turismo brinda com parceiros

Professor Renato Ribas Vaz (sócio Grupo Positivo e diretor da Positivo Turismo), Debora Bertelli (Gerente de Vendas Atlantica Hotels International), Acedriana Sandi (diretora pedagógica Editora Positivo), Joseph Razouk (diretor Editorial Editora Positivo), Alvaro Bau ( Gerente de Controladoria Editora Positivo), Luiz Ceccon (gerencia Geral Positivo Turismo).

Neste mês a agência Positivo Turismo realizou um happy hour com convidados da Editora Positivo para celebrar uma parceria de sucesso, que a cada ano se fortalece.
A noite vip contou com a presença de Professor Renato Ribas Vaz (sócio Grupo Positivo e diretor da Positivo Turismo), Acedriana Sandi (diretora pedagógica Editora Positivo), Joseph Razouk (diretor Editorial Editora Positivo), Álvaro Bau (gerente de controladoria Editora Positivo), Luiz Ceccon (gerência Geral Positivo Turismo) entre outros importantes nomes da Editora Positivo.
O evento contou com o apoio e a parceria da rede Atlântica, representada por Débora Bertelli, gerente de vendas da Atlântica Hotels International.

Consumo de pães diferenciados aumenta no inverno


Seja inverno ou verão, um dos itens que não pode faltar na mesa do brasileiro é o pão em suas mais variadas combinações de ingredientes. Prova disso é que cada brasileiro consome em média 34,09 kg de pão por ano, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP). Desse total, 83% do consumo corresponde aos pães artesanais.
Nas lojas do Extra de Curitiba, os pães diferenciados já representam 15% das vendas da padaria. O principal destaque é o de fibras, que só perde para o francês e tem uma produção de mais de 100 kg por semana. Além disso, outros sabores como a mistura do cacau com mel do pão australiano, e o azeite de oliva na massa do pão português ganham espaço na mesa dos curitibanos nos dias mais frios.
O Extra tem um sortimento com mais de 160 opções, entre pães, biscoitos, tortas, bolos decorados e panetones entre outros, produzidos diariamente na padaria das lojas de Curitiba. As receitas são elaboradas com ingredientes especiais, produzidos de hora em hora, para garantir o frescor e qualidade.
Em maio, as lojas de Curitiba tiveram crescimento de 8% em comparação ao mesmo período de 2012. Com as quedas de temperatura no mês de junho, a expectativa é aumentar a produção e a venda tanto de pães especiais como dos tradicionais em 15% em comparação ao mesmo período de 2012.

Diretora da Polvo participa de curso sobre Redes Sociais e Inovação Digital em São Paulo

A diretora de Convergência da Polvo Digital, Carla Faria Del Valle, embarca na próxima semana a São Paulo para fazer o curso “Redes Sociais e Inovação Digital”, da Escola Superior de Marketing e Propaganda (ESPM). Coordenado por Guto Grieco e com aulas de Gil Giardelli, as aulas iniciam hoje (24) e seguem até o dia 28 de junho.


Mais de 70 milhões de brasileiros tiveram acesso à rede até fevereiro de 2010, estando conectados em média 23 horas por mês. De acordo com dados da ESPM, cerca de 52% dos consumidores nas redes sociais já interagiram com marcas e 80% das pessoas confiam em recomendações dos amigos. O Brasil é o líder em uso de redes sociais, sendo 400 milhões de usuários no Facebook. “É um espaço onde as pessoas compartilham opiniões, comportamentos e expectativas. Assim, é um local privilegiado às empresas que souberem ler e entender as redes sociais e delinear estratégias para as marcas”, explica Carla. O objetivo do curso é entender a história do conceito de redes sociais na comunicação, premissas básicas de visão de planejamento em um mundo multiplataformas e utilizando simultaneamente dezenas de redes sociais.

domingo, 23 de junho de 2013

CONSELHO DE ARQUITETURA DIVULGA RESULTADO DO CENSO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS

Os principais resultados do Censo dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros serão apresentados nesta segunda-feira, dia 24 de junho, em Curitiba. O Censo é uma pesquisa inédita feita com 83 mil profissionais da área em todo o país, que aborda temas diversos como segmento de atuação, renda, formação, interesses gerais e expectativas quanto ao crescimento do mercado, entre outros. A apresentação acontece durante evento do Núcleo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Cidadania – NESC, que será realizado na nova sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná.


Em nosso Estado os dados coletados mostram que são 8.737 os profissionais registrados, sendo que 5.996 estão ativos. Uma informação importante e preocupante revelada pela pesquisa, é a de que praticamente metade (189) dos 399 municípios paranaenses não têm se quer um arquiteto, seja residindo ou trabalhando nas prefeituras. “Isso significa que as cidades estão sendo construídas sem planejamento, sem gestão de território”, alerta o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar.
A pesquisa aponta também a diferença entre pessoas físicas e pessoas jurídicas dentro da arquitetura. Do universo de arquitetos no país, apenas 20% estão constituídos como empresas. Para reverter este quadro e incentivar os profissionais a deixarem a informalidade, apoiando-os no processo de constituição de pessoas jurídicas, é que foi criado o NESC. “Ele surge com o objetivo de possibilitar que os profissionais da arquitetura e urbanismo deixem a informalidade e, como pessoas jurídicas, tenham acesso a fontes de financiamento, possam participar de licitações e tenham benefícios sociais”, destaca o presidente do CAU/PR.
O Núcleo nasceu contando com o apoio de entidades como o Sebrae, a Caixa Econômica Federal, a Fomento Paraná, o Banco do Brasil, o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial – CPCE/FIEP, a Aliança Nosso Paraná Sustentável – ONU, a Associação Comercial do Paraná e o FUNSAU.


Homenagem a Mário De Mari

A nova sede do CAU/PR está abrigada num dos melhores exemplos da arquitetura modernista de Curitiba, um imóvel construído em 1965 e que atualmente é uma UIP – Unidade de Interesse de Preservação. De acordo com o presidente do CAU/PR, os exemplares modernistas em nossa cidade, normalmente têm uma arquitetura mais “brutalista”, com muita utilização de concreto armado. “Já a Casa Mário De Mari, assim denominada em homenagem ao seu proprietário e projetista, segue a tendência de arquitetos como Frank Lloyd Wright, como Mies vander Rohe, e da arquitetura japonesa, mais limpa e baseada em linhas retas. Além disso é uma residência que utiliza muito os produtos naturais como pedras, madeira e vidro”, esclarece Navolar.
Para homenagear Mário De Mari, o CAU/PR concede ao engenheiro/arquiteto o Prêmio João Batista Vilanova Artigas. Esta premiação será concedida anualmente aos profissionais que se destacarem pelo incentivo à produção de arquitetura de qualidade em nosso estado.
Mário de Mari já foi presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), do Instituto de Engenharia do Paraná, tendo ainda desenvolvido atividades como diretor nas Divisões de Pavimentação e Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Curitiba nas décadas de 40 e 50. Ele também foi o fundador do Instituto Euvaldo Lodi (IEL)

DOCES FINOS GANHAM IMPORTÂNCIA EM EVENTOS

 
Os bolos e doces ganharam tanta notabilidade em grandes ocasiões que começaram a ser atrações próprias. Os chamados doces finos e bolos com design estilizado chamam a atenção não só pelo paladar, mas também atraem a visão por possuírem as características de beleza e requinte.


Uma das maneiras mais tradicionais de se conquistar um convidado em uma festa é pela qualidade dos alimentos que são servidos. De alguns anos para cá os eventos investem principalmente nos bolos e doces, os quais atraem o paladar dos participantes e deixam um gosto final de “quero mais” associado ao evento.

1º Seminário de Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva reúne mais de 200 profissionais da área e estudantes

O evento aconteceu nesta quinta-feira (20), em Curitiba, e foi realizado pela Associação de Empresas de Pesquisa de Mercado AEPM e patrocinado pelo Grupo RIC Paraná


O Grupo RIC Paraná foi o patrocinador do 1º Seminário de Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva, realizado pela Associação de Empresas de Pesquisa de Mercado (AEPM). O evento aconteceu nesta quinta-feira (20) em Curitiba, e reuniu mais de 200 profissionais do mercado com interesse em aperfeiçoar a administração de empresas com a utilização de ferramentas de pesquisa, além de estudantes da área.
O presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, participou da abertura do evento e afirmou que acredita e apoia as pesquisas de mercado com estratégia de crescimento. “Nós, do Grupo RIC, acreditamos em pesquisa e utilizamos as informações de forma estratégica, visando estar sempre em sintonia com o mercado”, declarou.

Los Paleteros na balada

Seis sabores das saborosas paletas inspiradas na culinária mexicana foram apresentadas na WS Brazil


Foi um sucesso a ação realizada pela Los Paleteros, entre os clientes da WS Brazil de Curitiba, na noite de quinta-feira (20). Na oportunidade, os convidados foram surpreendidos com as deliciosas paletas mexicanas, que vem se tornando uma febre entre os consumidores, desde que foi lançada. Vestidos a caráter, promoters apresentaram paletas nos sabores Abacaxi com pimenta, Coco, Morango com Leite condensado, Limão, Chocolate Belga e o especialíssimo Jamaica, que combina Flor de Hibisco com Framboesa. 


Quem não conhecia se amarrou na novidade, que conta com 22 sabores diferentes. Coloridas e saudáveis, as paletas são uma espécie de picolés inspirados na culinária mexicana, feitas de maneira artesanal sem corantes ou conservantes. Apenas água, frutas e leite são usados na preparação. Além dos sabores diferenciados, o tamanho deste sorvete é algo que tem encantado os consumidores. A delícia tem cerca de 120g em média, praticamente o dobro dos picolés tradicionais.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

11ª Edição do Festival Sabores de Inverno

Cursos e palestras com inscrição gratuita no local


É nesse clima, de baixas temperaturas que o Mercadorama realiza a 11ª edição do Festival Sabores de Inverno. O evento tem entrada gratuita no Mercadorama Juvevê, em Curitiba. Tradicionalmente o evento apresenta aos frequentadores as novidades do mercado de vinhos, espumantes, cervejas especiais, queijos, entre outros produtos típicos da estação mais fria do ano, como os cafés especiais e os chocolates. Com mais de 20 dias de duração, o festival é ponto de encontro de apreciadores das bebidas e da culinária características da estação, mas também reúne consumidores que procuram por novidades gastronômicas e aproveitam para usufruir do espaço aconchegante montado no estacionamento coberto, do Supermercado Mercadorama, localizado na Rua João Gualberto, 1573. A expectativa de aumento nas vendas é de até 20%, comparado à edição de 2012.

Bebel Ritzmann e Fernanda Rocha estavam lá para conferir de perto o Festival Sabores de Inverno Mercadorama

Vinho nacional – O evento reúne uma ampla variedade de rótulos, de vinhos e espumantes, nacionais e importados. “Hoje, cerca de 60% do vinho comercializado é produzido no Brasil e 98% dele, é proveniente da Serra Gaúcha”, destaca Moacir Luiz Macioscik, gerente comercial do Walmart Brasil para a região Sul, responsável pela categoria de vinhos e destilados. Quanto às preferências da estação “o vinho tinto continua sendo o mais procurado para ir à mesa e corresponde por mais de 80% da venda neste período”, destaca Macioscik. Na categoria de queijos, as apostas são os de auto-serviço que oferecem mais praticidade no momento da compra, em pedaços de 300g e 450g, além dos preparados para fondue com preços a partir de R$ 10, com porções prontas para duas pessoas. O espaço reúne 20 expositores, entre bebidas e alimentos, com preços até 15% mais baixos que nos outros meses do ano.






Cursos – Além da degustação nos estandes, os visitantes também poderão participar de inúmeros cursos e palestras, totalmente gratuitos, com gourmets, enólogos, nutricionistas e representantes das principais vinícolas. Os especialistas darão dicas sobre como montar um menu de inverno, a arte e os segredos do café, harmonização adequada para os vinhos tintos e os importados, os benefícios nutricionais dos vinhos e dos queijos, os whiskys, entre outros temas. Os cursos ocorrerão nas quartas e quintas-feiras, das 19h às 20h, e nas sextas e nos sábados, com início às 18h e às 20h, todos com uma hora de duração, conforme programação abaixo. As inscrições devem ser feitas no local. 








 A programação completa dos cursos do Sabores de Inverno 2013 está também no Facebook da rede: Mercadorama Supermercados. Acesse aqui: http://migre.me/f6Tzr