Seguidores

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Morretes espera 8 mil motociclistas, cerca de 16 mil pessoas neste feriado do trabalho

É o MotoPasseio Savages, com saída de Curitiba rumo ao litoral

O próximo feriado do ano é do trabalho, mas descanso é o que o pessoal de Morretes menos quer nesta quarta-feira, dia 1 de maio. A cidade inteira está mobilizada para receber cerca de 8 mil motociclistas do Brasil inteiro que vão participar da 9ª edição do MotoPasseio Savages. A largada é a partir das 10h na Rua João Negrão. Ao todo, mais de 16 mil pessoas seguem juntos para a cidade que é um grande ponto turístico do Paraná. No litoral, os participantes serão recepcionados no Centro de Eventos com total estrutura que conta com alimentação, estacionamento, além dos esperados shows. A Banda Motorocker, o DJ Rafael Trucker e uma apresentação de Motocross Freestyle são as atrações confirmadas. Com exceção da alimentação, tudo é gratuito e por ser uma grande festa, em toda a cidade os participantes encontram lugares para se alimentar. As inscrições seguem abertas e o investimento são dois quilos de alimento não perecível ou R$ 10 em dinheiro. Toda a arrecadação de produtos e verba será destinada a instituições carentes assistidas pela Motos Savages. Mais informações no site www.motosavages.com.br ou no Facebook www.facebook.com/motosavagesracing .

Noivado do Piloto Lico Kaesemodel e Giuliana Lucchesi II















IDEALLY ILUMINAÇÃO: PRETO E BRANCO ENTRE AS TENDÊNCIAS DO ANO


A dupla preto e branco é tendência para 2013 na moda. E, como a moda não se atém somente às roupas e costuma invadir a decoração, a dobradinha clássica chega aos ambientes. Na Ideally Iluminação, um dos destaques da nova tendência vai para a Linha Lyncis, composta por plafons e pendentes, como esta peça em acrílico e alumínio. Ela está disponível em dois tamanhos, 45 e 60 centímetros de diâmetro, nas cores preto e cristal e branco e cristal. A decoração em preto e branco é uma ótima opção, por ser neutra, de fácil composição, além de ser sempre moderna e sofisticada.

Dia das mães é na Raphaella Booz


O dia das mães é uma data muito especial para você expressar um sentimento para uma das pessoas mais importantes de sua vida.

A grife de sapatos femininos Raphaella Booz oferece sugestões tanto de acessórios como sapatos para que você presenteie sua mãe com algo muito especial.


Correios leiloa 203 motocicletas em Curitiba

A Diretoria Regional dos Correios no Paraná realiza, em 8 de maio, em Curitiba, o leilão de 203 motocicletas. Os veículos, com data de fabricação entre 2005 e 2007, precisam de consertos para voltar a circular em via pública.
Podem participar pessoas físicas e jurídicas. Mais informações pelo telefone (41) 3029-8555.

Dicas e cuidados para quem quer ter uma calopsita

Já pensou em ter uma calopsita em casa? Se você gosta de aves, essa pode ser uma ótima ideia. As calopsitas vivem, em média, dez anos, e se adaptam bem com outros animais. Segundo o médico veterinário do Hospital Veterinário Pró Vita George Ortmeier Velastín, a alimentação é baseada em sementes, mas é sempre bom acrescentar no cardápio delas alimentos à base de proteína. 


“Cerca de 90% da alimentação das calopsitas é feita com sementes. Elas têm metabolismo acelerado, então comem praticamente o dia inteiro. Alguns exemplos que podemos citar são: aveia, quirera de milho, soja torrada e arroz integral. No máximo duas vezes por semana é bom colocar, ainda, alguma proteína para as aves, porque ela ajuda no desenvolvimento das penas e da musculatura. Essas proteínas podem ser encontradas no queijo minas, no ovo cozido, no presunto e no queijo “petit suisse”. Sempre em pequenas porções, é claro”, explica o veterinário. Outros alimentos que podem ser oferecidos para as aves são legumes como couve, cenoura e espinafre, e frutas.
Se a alimentação não for adequada, é bom ficar de olho: os problemas de saúde possivelmente vão aparecer. “As doenças geralmente aparecem por consequência da má alimentação. Os animais mais jovens sofrem mais com problemas intestinais, e os mais velhos com problemas respiratórios”, comenta Velastín. 


As calopsitas se adaptam bem ao clima tropical, mas em regiões onde o frio for mais acentuado, como nos estados da região Sul do Brasil, por exemplo, é bom cuidar com a proteção em dias mais gelados. “O ideal é deixar as aves tomarem um pouco de sol e sentirem o ambiente, mas evite a corrente de ar muito intensa. Se for o caso, coloque um anteparo para que o vento não seja tão forte. No inverno, as temperaturas à noite costumam cair mais, então a gente recomenda que não se deixe a gaiola fora de casa. O ideal, em alguns casos, é até usar alguma coberta para deixar a gaiola um pouco mais quente. Isso evita problemas respiratórios mais tarde”, acrescenta o especialista.
Para quem espera um belo som dessas aves, se prepare: os machos têm mais facilidade para cantar, e as fêmeas lideram os assobios. Ou seja, a sinfonia está garantida!

Sobre George Ortmeier Velastín

George Ortmeier Velastín é natural de Cascavel, graduado médico veterinário pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Clínica e Reprodução Animal, área de concentração Anestesiologia e Estresse de animais selvagens.
Velastín foi professor da Faculdade Evangélica do Paraná nos cursos de graduação em Gestão Ambiental e Medicina Veterinária (2008-2012). Médico veterinário com atuação em Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens desde 2001. Consultor da Fauna Pro Consultores Ltda de São Paulo (2009) e Bio Situ – Projetos e Estudos Ambientais (Curitiba, 2009). Também foi sócio-coordenador clínico da Clínica Vida Livre – Medicina de Animais Selvagens (Curitiba - 1998-2007). Desde 2001 é pesquisador associado do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) de Nazará Paulista/SP, no qual desenvolve trabalho com medicina da conservação no Programa para Conservação do Mico-Leão-da-Cara-Preta (Leontopithecus caissara).

Sobre o Hospital Veterinário Pró Vita

O Hospital Veterinário Pró Vita conta com profissionais qualificados e especialistas em diversas áreas para garantir o melhor atendimento, além de uma estrutura completa para internamento dos animais. Os bichinhos são supervisionados 24 horas por dia por profissionais preparados, que monitoram sua condição constantemente, e estão prontos para intervir com agilidade e precisão!
Outro diferencial do Pró Vita é um espaço só para os felinos, com consultório especial e sala de internamento só para gatos, reduzindo, assim, o estresse dos felinos em um ambiente estranho, e diminuindo o contato com a presença de cães no mesmo ambiente.

Juntos por um Sorriso


A Equipe Juntos por um Sorriso agradece a todos que ajudaram na campanha de alimentos não perecíveis, doando alimentos e disseminando a boa ação através da fan page Juntos por um Sorriso no Facebook, foram arrecadados mais de 130 quilos e no dia 27/04 os integrantes do grupo foram até a Cidade Industrial entregar algumas cestas para as famílias assistidas pela ação, e de fato receber o SORRISO de agradecimento das famílias, o que foi muito gratificante, segundo eles.
A Equipe Juntos por um Sorriso avisa que novas campanhas virão, as quais serão divulgadas através da mesma fan page, onde inclusive é possível conhecer mais detalhes e a localização.

Prefeito de Curitiba conhece o Programa Visão Todos

Iniciativa inovada nascida na capital paranaense é referência para o Brasil


No mundo, de cada três pessoas com problemas visuais, duas não sabem que apresentam alteração na qualidade da visão. No trabalho e atitude para mudar esta realidade, a oftalmologista Tania Schaefer, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e diretora técnica do Instituto SOBLEC de Educação apresentou ao prefeito Gustavo Fruet uma solução inteligente e já em funcionamento em Curitiba. A receita é direta e está em ações de cunho educativo e social, desenvolvidas pela sociedade médica, que visam melhorar a saúde visual da população, principalmente àqueles que não têm fácil acesso ao atendimento médico.
Entre as ações apresentadas, a médica destacou o programa "Visão para Todos", que assegura exames de acuidade visual em estudantes de comunidades carentes no país, tratamento e óculos através da parceria com empresas privadas e laboratórios. "Nosso objetivo foi apresentar os projetos do Instituto SOBLEC de Educação e abrir portas para uma futura parceria com a prefeitura, no sentido de levar este atendimento às escolas de Curitiba", destacou Tania Schaefer. A médica também reforça que "é preciso educar os multiplicadores e assim atingir mais pessoas. E para isso o educador é fundamental".
A dificuldade em enxergar e a falta de acesso ao atendimento médico oftalmológico, principalmente na fase escolar, trazem graves problemas de aprendizado, autoestima e de inserção social. No Brasil, aproximadamente 15 milhões de crianças em idade escolar possuem problemas de refração que podem interferir em seu desempenho diário. Os números são frutos de levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), realizado em 2012. Estima-se ainda que, no país, 33 mil crianças ficaram cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente e que pelo menos 100 mil tem alguma deficiência visual, segundo dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira, ligada à OMS.
As atividades desenvolvidas em Curitiba estão sendo multiplicadas em outras cidades através da formação de reuniões de oftalmologistas. Hoje já está atuante em Salvador (BA) e, em breve Sorocaba (SP), Belém (PA) e Fortaleza (CE).

Inauguração do Fio-Fio Beauty Club

A hairstylist e make up artist Isis Piovesan inaugurou, na tarde de ontem (28),seu primeiro empreendimento na capital paranaense: o Fio-Fio Beauty Club(Alameda Augusto Stellfeld - n° 808). A festa de lançamento reuniu centenas de pessoas e contou com diversas atividades, entre elas pocket show das bandas “Trombone de Frutas” e “A Banda Mais Bonita da Cidade”; e um bazar das marcas curitibanas Coleção de Amores e Entre Coisas.

A estilista das marcas Que te Encante! e Coleção de Amores, Izabel Rosa; a vocalista da “A Banda Mais Bonita da Cidade”, Uyara Torrente; e a hairstylist e make up artist Isis Piovesan. 

 A designer Juliana Stinghen e a hairstylist e make up artist Isis Piovesan. 

Isis Piovesan (vestido branco), com os integrantes da “A Banda Mais Bonita da Cidade”, Vinícius Nisi, Diego Plaça, Uyara Torrente e Rodrigo Lemos.
Fotos de Venâncio Filho

domingo, 28 de abril de 2013

Noivado badalado

Francisco e Tânia Lucchesi promoveram um jantar de noivado para sua filha Giuliana Lucchesi com o piloto Lico Kaesemodel. Estavam presentes as tradicionais famílias curitibanas Gasparin, Lucchesi, Kaesemodel e Slaviero.

Lico e Giuliana

Guile Kaesemodel, Eda Kaesemodel, Lico Kaesemodel, Giuliana Lucchesi, Rafaella Mugiatti e Buko Kaesemodel
Giuliana e Lico
Tânia, Giuliana, Francisco e Fabrício Lucchesi

Dia das Mães no Shopping Crystal


Joias, roupas, sapatos, cosméticos, gadgets e acessórios. Todo o ano, o desafio é o mesmo: encontrar um presente original e que represente todo o amor e carinho que você sente para agradar no Dia das Mães. No Shopping Crystal, o Shopping Boutique de Curitiba, é possível encontrar as mais diversas opções para presentear as mamães elegantes, sofisticadas e de muito bom gosto.
E para facilitar a vida dos filhos, o Crystal fez uma seleção dos presentes que podem ser encontrados no mall.



Anna Pegova

Terre, Air, Vert e Mer, os quatro elementos essenciais do Universo , são a inspiração da nova linha de Eau de Toilette de Anna Pegova. Com frascos coloridos e instigantes, permitem que a mulher escolha e use o aroma de acordo com a energia de cada momento.



 Bergerson

Conjunto de par de brincos e anel em ouro com aplicação de ródio negro, diamantes e quartzo negro. As peças fazem parte da Wanderlust Collection, a nova coleção de joias da Bergerson.




Bo.Bô

Marcada pela feminilidade e pela atitude poderosa da mulher, a nova coleção Inverno 2013 da marca aposta em uma cartela luminosa, com tons framboesa, laranja, esmeralda e azul BIC. A tradicional combinação Black & White surge de forma surpreendente em listras e recortes geométricos.


Camilo Joalheiros

Joias são presentes inesquecíveis. O par de brincos e o anel em ouro branco com brilhantes da Camilo Joalheiros são peças femininas e delicadas, ideais para presentear e celebrar o amor entre mães e filhos.


Cori

O Inverno 2013 da Cori teve a estética minimalista como ponto de partida. Animal print, grafismos e poás aparecem em seda, cashmere, couro natural, denim e leather denim. Blazers cropped e boyfriend, calças skinny, pantalonas, saias lápis, vestidos e camisetas acinturadas surgiram em coral, flamingo, bege, preto, off white, esmeralda, azul cobalto, cinza e amarelo ovo. A marca também aposta nos sapatos e acessórios para complementar os looks da estação.




Empório Body Store

A Body Store festeja o Dia das Mães oferecendo um verdadeiro Jardim de Emoções e bem-estar! Para celebrar a data, a marca apresenta três lançamentos muito especiais. São produtos da linha Home com a fragrância Jasmim da Noite: difusor de ambientes, aromatizador e sachê aromatizador.

Fast Shop

Para as mães conectadas e que são loucas pelos mais recentes lançamentos tecnológicos, a Fast Shop possui ótimas sugestões, como a Câmera Digital Sony com 16.2 MP, o Dock Station Philips para Android e o Tablet Samsung Galaxy Note.




Forum Tufi Duek

Inspirada pelo filme Pássaros (1963), de Hitchcock, a Forum Tufi Duek apresenta sua nova coleção Outono Inverno 2013. Uma atmosfera dark e sombria invade o closet feminino com muito luxo e requinte. Com toques de glamour retrô, a coleção possui uma cartela de cores com muito preto, tons vibrantes, como o laranja, e outros mais sóbrios, como o burgundy, que promete ser o hit da estação



Granado

A tradicional botica preparou dois lançamentos para a data: o Estojo Lápis Primavera (latinha com 1 duo lápis sombra + 1 lápis batom + 1 apontador) e o Kit Quarteto de Esmaltes Cantoras. Em edição limitada, o kit possui quatro esmaltes com cores inspiradas nas divas da música: Barbra, Donna, Aretha e Tina.


Kopenhagen

A celebração do amor merece sempre algo especial. Pensando nisso, a Kopenhagen lançou cinco deliciosos produtos criados especialmente para o Dia das Mães. São deliciosas combinações dos tradicionais sabores com o consagrado chocolate Kopenhagen, em lindas embalagens que vão encantar as mamães.



L’Occitane en Provence

Para as adoradoras de Flor de Cerejeira, a L’Occitane en Provence apresenta mais uma edição limitada com lançamentos corporais, a linha Borboletas da Cerejeira. Os produtos têm embalagens delicadas e chegam para comemorar o Dia das Mães. São cinco novidades: Eua de Toilette, Sabonete em barra, Sabonete Líquido para o corpo, Gel Corporal Hidratante e Creme de Mãos.


Le Lis Blanc

No Inverno 2013 da Le Lis Blanc, os florais estão presentes em vários formatos e mesclados com animal prints, o que os torna menos óbvios e mais coloridos. A nova coleção da marca também vem com cortes mais clássicos, valorizando a mulher de uma forma chique, limpa e correta. A bossa está na mistura de texturas e estampas e nos acabamentos mais trabalhados, ricos, sempre vívidos, em tons diferentes e com forros estampados.



Maria Dolores

Originalidade, personalidade e luxo. A Winter Collection 2013 da Maria Dolores, batizada de Krypton, apresenta o charme das pedras brasileiras em seu aspecto bruto, combinadas aos metais cuidadosamente manipulados, que resultou em criações que representam o lado mais forte de uma mulher de atitude e bom gosto.




Montblanc

A Meisterstück Solitaire Tribute to the Montblanc presta homenagem à montanha mais alta da Europa - o pico que representa arte, beleza e elegância. Os detalhes banhados a ouro rosé, a gravura do maciço Mont Blanc na ponta e o emblema Montblanc gravado em quartzo no topo criam este poderoso ícone.


Nuoro

Os calçados, bolsas e acessórios da Nuoro são ótimas opções para presentear as shoes lovers. São diversos modelos das marcas Schutz e Luiza Barcelos. Com a aproximação do inverno, a Nuoro aposta nas botas para manter os pés quentinhos e charmosos durante a estação mais fria do ano.



Shoulder

Inspirada na deslumbrante e encantadora Paris, a Shoulder apresenta sua coleção de inverno 2013. A riqueza e a opulência de sua arquitetura do século XVIII, a sedução de seus cabarés, referências barrocas, joias e pedras preciosas se misturam à delicadeza e ao charme de seus cafés, que juntos se traduzem em estampas e bordados cheios de personalidade.

Spicy

Para as mães que gostam de cuidar da casa, a Spicy sugere o Conjunto de chá da Jozo. Influenciado pela tradição secular, a linha Jozo de chá traz do Japão o hábito de tomar chá através de um design luxuoso, tornando-a ideal para ser utilizada com a família e amigos. A linha conta com quatro cores - vermelho, branco, bege e amarelo - cada uma escolhida para se integrar perfeitamente com qualquer decoração contemporânea.


Sunglass Hut

Com modelos exclusivos de marcas como Ray-Ban, Prada, Oakley, Vogue, Bvlgari, Tiffany, Versace, Burberry, Dolce&Gabbana, Polo Ralph Lauren, Ralph Lauren e DKNY, a Sunglass Hut possui opções de óculos para agradar a todos os estilos.

Cana Brava All Inclusive Resort leva novidade em infraestrutura para o Encontro Braztoa


O Cana Brava Resort, na bela cidade de Ilhéus/BA, estará na 39ª edição do Braztoa, que acontece de 23 a 25 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP). O resort será representado por Celso Britto, do departamento comercial, que apresentará novidades do empreendimento em pacotes especiais para os próximos meses.
Entre elas o "Arraiá do Cana Brava" que contará com apresentação de quadrilha, comidas e brincadeiras típicas, programação especial para julho, principalmente para as crianças que terão diversas atividades de recreação à disposição, com pacotes no quais duas crianças de ate 12 anos hospedadas com os pais não pagam e suas tarifas exclusivas para os próximos feriados.
O empreendimento acaba de apresentar sua nova estrutura que inclui a nova piscina de borda infinita e jacuzzi, o novo restaurante da praia com estação de pizza e massas e sistema all inclusive. O Encontro Comercial Braztoa é um dos mais tradicionais eventos do meio turístico, antecipando tendências do setor e fortalecendo as relações com fornecedores e clientes.

Final de semana das mães no Hotel Atlante Plaza

O segundo domingo de maio é uma data que não deve passar em branco, afinal é quando é comemorado o Dia das Mães. Nada melhor então, do que aproveitar a data para programar uma viagem em família. Pensando nesse momento tão especial, o hotel Atlante Plaza localizado na badalada beira-mar de Boa Viagem, em Recife (PE), oferece pacotes promocionais para o final de semana de 11 a 13 do mês comemorativo às mães.


Para tornar o dia ainda mais inesquecível para a protagonista dos festejos, o hotel oferece conforto, localização privilegiada e serviços adicionais. Além de café da manhã farto, já incluso na diária, o hotel caprichou no cardápio de almoço, que possui custo adicional. A refeição diferenciada será servida em alto estilo no restaurante Brasserie, situado no lobby do Atlante Plaza. O menu é assinado pelo renomado chef Duca Lapenda, que selecionou surpresas especiais para agradar e deixar lembranças agradáveis do momento também através do paladar.
No domingo (12), o almoço custa R$ 75 por pessoa e dá acesso livre ao bufê especial que inclui pedidas de entrada, acompanhamentos, pratos quentes e sobremesas. As bebidas são pagas à parte. Dentre os pratos principais estão “Bacalhau Gratin”, “Noix de mignon ao molho armagnac” e “Filé de frango em crosta de ervas”. Para acompanhar, mães e filhos podem optar por “Risoto parmegiano”, “Bobó de camarão”, “Rotolone verde de ricota ao molho napolitano” e “Tortinhas de legumes”. 
Para quem quiser fechar o dia com chave de ouro, o Atlante Plaza ainda oferece das 19h às 0h rodízio de pizza a R$ 30 por pessoa. Tudo isso em um ambiente agradável que inspira requinte e oferece atendimento padrão cinco estrelas. Não é necessário fazer reserva antecipada.



Outra opção para deixar as mães se sentindo ainda mais homenageadas é o Unno Beauty & Spa, que fica localizado na cobertura do hotel. O espaço reúne Caminho das Pedras, salas para massagens relaxantes, lounge de relaxamento, área de banho individual com cromoteraria (terapia das cores), sala de banho dupla, sauna e salão de beleza. No local é possível fazer massagens, terapias como banhos aromáticos e com sais, além de tratamentos faciais, corporais e para mãos e pés com produtos da marca espanhola Germaine de Capuccini. Uma ótima ideia de presente onde as mães podem relaxar e ficar ainda mais bonitas.

Auxiliadora Predial conquista Selo de Excelência em Franchising 2013

Franquia imobiliária recebe certificação da ABF pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo a Auxiliadora Predial, empresa líder nos segmentos de compra e venda de imóveis recém-chegada a Curitiba, recebeu o Selo de Excelência em Franchising, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A entrega da certificação aconteceu nesta sexta-feira (19.abril) em São Paulo (SP).
Segundo Antônio Azmus, Diretor de Vendas, Marketing e Franquias da Auxiliadora Predial, a conquista da premiação pelo terceiro ano consecutivo, agora na categoria Sênior, mostra que a empresa está no caminho certo. Os números da pesquisa de avaliação feita pela ABF para entrega do Selo de Excelência em Franchising indicam que os franqueados estão muito satisfeitos com a aquisição da franquia. “Atualmente, 10 franquias encontram-se em processo de avaliação e contratação. Nossos diferenciais incluem suporte total ao franqueado, canais abertos e respostas rápidas às mais diversas solicitações, sempre com foco no resultado”, destaca Azmus. O grande diferencial da Auxiliadora Predial é o acompanhamento ao franqueado, que desde o início da operação recebe orientação de expertises nas áreas de faturamento, jurídico, marketing e treinamento, incluindo a produção e realização de campanhas promocionais com o objetivo de gerar fluxo para as lojas e garantir o fechamento de bons negócios.
O Selo de Excelência em Franchising da ABF tem como objetivo reconhecer a qualidade e a excelência da empresa em sua atuação como franqueadora. É o atestado de sua boa capacidade de praticar o Sistema de Franchising frente às exigências do Código de Auto Regulamentação da ABF. Significa, ainda, o compromisso por parte deste franqueador de se responsabilizar por um contínuo e permanente aprimoramento de seus métodos e sistemas, de acordo com os mais elevados padrões de ética empresarial.

Tatibana participa de Festival Brasil Sabor

O restaurante Tatibana de Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) está participando do Festival Brasil Sabor, que este ano apresenta o tema “A comida do lugar em todos os lugares”, de 2 a 19 de maio.


O festival, realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), está em seu oitavo ano e já faz parte do calendário de eventos gastronômicos do país. Em Curitiba, o festival tem o apoio do jornal Gazeta do Povo, Fundação Grupo Boticário e Centro Europeu, que promovem um concurso cultural com votação aberta e popular no site Bom Gourmet para a escolha da melhor receita, melhor apresentação do prato e melhor gastronomia responsável. A votação acontecerá durante o período do Brasil Sabor e os vencedores serão conhecidos no dia 31 de maio.
Em Porto Alegre, o festival conta com o apoio do grupo de comunicação RBS, por meio da TVCOM e do programa “Anonymus Gourmet”.
Especializado na cozinha japonesa, o Tatibana elaborou especialmente para o Brasil Sabor o prato “Mignon Karashi com Purê de Batata Doce”. A carne com molho oriental levemente picante é acompanhada do purê e Gohan (arroz japonês). Durante o período do festival, o prato terá o valor promocional de R$ 29, nas duas capitais participantes.
Crédito da foto: Tiko Siniski