Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

NATAL ENCANTADO EM CURITIBA

Em sua 4ª ediçāo, o evento natalino consagra-se como uma das melhores opções de entretenimento na capital paranaense em dezembro 

O Natal na capital paranaense ganha novamente toques de emoção, magia e surpresas. A partir da primeira semana de dezembro, o Radisson Hotel Curitiba inaugura o tradicional show da Árvore Encantada (http://www.arvoreencantada.net/), que pelo quarto ano consecutivo promete movimentar o bairro do Batel. A atração de Natal já conquistou a destacada posição entre as mais prestigiadas de Curitiba. A majestosa árvore cenográfica montada na frente da unidade da Atlantica Hotels tem decoração esmerada e nas noites de apresentações ganha formação especial – são as crianças de um coral que compõem o seu “recheio”. Estão programadas quatro exibições gratuitas (nos dias 02, 09, 16 e 21), sempre às 21h, seguidas de uma grandiosa queima de fogos. A organização do evento disponibiliza duas arquibancadas cobertas com capacidade total para 800 pessoas, além de 300 cadeiras para o público curtir as apresentações com comodidade e segurança. No entanto, não há reserva de lugares - que serão ocupados por ordem de chegada e disponibilidade. “Este ano, a novidade fica por conta dos shows que misturam teatro e música apresentados por crianças artistas, que contarão uma emocionante história de Natal”, explica o gerente geral do Radisson Hotel Curitiba, Nilson Bernal.  Os pequenos participantes são crianças assessoradas pelo Espaço Vida e Música, dentro de um projeto do Instituto Cargolift, organização sem fins lucrativos que trabalha com projetos culturais em comunidades carentes de Curitiba. O evento também tem um cunho social. A organização arrecadará brinquedos e alimentos não-perecíveis, que serão doados à Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

Tropical Banana do Shopping Estação promove ação com Pequeno Príncipe

Hoje, quinta-feira (01), o Tropical Banana, localizado na praça de alimentação do Shopping Estação, destinará 15% do seu faturamento para atividades de assistência e pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe. A ação, que traz o nome Tropical Dia Bacana, entrará para o calendário de promoção anual da loja, segundo o empresário responsável pela franquia Tiara Kaufmann. 

Desde 2010, a marca também apoia o projeto Seleção Gols pela Vida, que busca captar recursos para financiar pesquisas desenvolvidas pelo Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe. O Tropical Banana é uma franquia paranaense especializada em comida saudável e a sua primeira loja foi montada em 2006, no Shopping Estação. Hoje, são 15 lojas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No próximo ano, a franquia inaugura suas primeiras lojas no estado de São Paulo.

Cenário Espaço Arte apresenta o espetáculo de dança "Vernissage"


Apresentação acontece no dia 18 de dezembro no Teatro Fernanda Montenegro em Curitiba

A Cenário Espaço Arte apresenta o espetáculo de dança "Vernissage". A apresentação acontece no dia 18 de dezembro no Teatro Fernanda Montenegro em Curitiba. O espetáculo "Vernissage" conta com alguns destaques. O maior destaque é a participação de companias como CIA de Dança Juliana Carletto, Unite Company e os melhores profissionais como Carlinhos Moro, Sandra Souza, Fausto Franco, Priscila Nicocelli e outros.
O espetáculo conta com a direção geral de Juliana Carletto e Luciana Gomes Varaschin. Ingressos antecipados (a partir do dia 20/11) na secretaria da Cenário Espaço Arte (Rua Barão de Antonina, 254, São Francisco, Curitiba/PR). Informações: (41) 3233-9494.

DJ Rodrigo Ferrari agita a pista da Zouk nesta sexta-feira


Após alguns meses sem frequentar a cena eletrônica local, o DJ residente da Pacha de São Paulo, Rodrigo Ferrari, é quem vai animar a pista da Zouk nesta sexta-feira, 02 de dezembro, dia de abertura oficial da casa para o público. O espaço, na Alameda Cabral, 523, tem à frente o empresário Joselito Zoreck, em parceria com Miro de Oliveira, Ernesto Pontoni e Eugenio Rosa da Silva. As noites de sexta-feira voltam a ter endereço obrigatório em Curitiba: a Zouk Club.

MÁRCIA BARBIERI LANÇA CAMISETAS PARA O NATAL

Confeccionadas em tecido ecológico, camisetas trazem mensagens especiais para mães e filhas     
     
A boutique para meninas Márcia Barbieri, localizada no ParkShoppingBarigüi, em Curitiba, traz um produto especial para mães e filhas neste fim de ano. A loja acaba de lançar como sugestão de presente para o Natal uma edição de camisetas para vestir mães e filhas de zero a dez anos de idade. As clientes terão sete diferentes modelos para escolher, sendo que em todas as peças há uma mensagem sobre o poder transformador do amor de mãe pela filha.            

Os produtos são confeccionados em tecido ecológico e trazem o tema “Semeando amor, colhendo a beleza, a alegria, a paz, a felicidade, o carinho, a esperança e a amizade”. As camisetas das mães trazem sempre a palavra “amor” abaixo de um colorido desenho de flores, que representa a semente que nasce e irá se transformar em virtudes e sentimentos na camiseta das filhas. Nas peças das meninas há um desenho igual ao encontrado na camiseta das mães, porém, há uma palavra representando o fruto desse amor, como “amizade”, “alegria” e “esperança”.              

Para a franqueada da loja Márcia Barbieri em Curitiba, Maria Consuelo de Paula, “em um momento em que os objetos de desejo no Natal são produtos de tecnologia e consumo, a Márcia Barbieri traz opções que valorizam o sentimento mais belo, puro e real do Natal - o amor”.            
As peças são vendidas em um “kit presente” com duas camisetas pelo preço de R$ 69,90. Segundo o gerente de operações da Márcia Barbieri, Rawlinson Peter, “esta é uma excelente sugestão para o Natal por ser uma forma carinhosa de presentear com peças exclusivas que promovem o amor entre a família e o respeito pela natureza”.

Delícia! Batel Soho ganha uma Cold Stone Creamery‏

Hamilton de Holanda e Yamandu Costa encantaram Curitiba‏


Na última sexta-feira (25), os músicos Hamilton de Holanda e Yamandu Costa encantaram os curitibanos com seus emblemáticos instrumentos da cultura popular brasileira, o bandolim de 10 cordas e o violão de 7 cordas. A dupla fez uma única apresentação no Canal da Música e apresentou músicas do último disco Luz da Aurora. O show contou com produção da Planeta Brasil, produção executiva de Consuelo Cornelsen e Pedro Lupion, patrocínio da Ponto de Visão e promoção de Marco Felipak e Provopar Estadual. O espetáculo teve ainda o apoio do Governo do Estado do Paraná, Canal da Música, TV É Paraná, Doremix, Momentum & Design, Associação de Decoração Ponto de Apoio e Lide Multimídia.

Bazar do bem

Sob o comando de Liliana Vargas, o departamento de responsabilidade social do Graciosa Country Club realiza, entre os dias 1 e 4 de dezembro, um grande bazar. As contribuições serão revertidas em prol das instituições Fundação Iniciativa e Lar Hermínia Scheleder, que atendem crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

EXPOSIÇÃO "OCEANIC" - CELSO COPPIO & RODRIGO ALARCÓN (PINTURAS E JÓIAS)

Aproveite a vida também lá fora

O verão se aproxima e nada melhor do que ter um espaço especial para aproveitar o sol, curtir uma tarde no jardim ou se refrescar na piscina. O momento é propício para investir em uma área externa aconchegante e bela, e os profissionais de design de interiores, decoração e arquitetura são cada vez mais demandados para elaborarem esse tipo de projeto.
Como você já sabe, a escolha dos móveis para área externa deve ser diferenciada, pois os materiais precisam ser resistentes às intempéries, como sol, vento, chuva e maresia. Marcelo Magela, gestor de Produtos Complementares da Lider, conta que os móveis feitos em alumínio e fibra sintética, por exemplo, possuem limitações na criação de projetos. “Isso acontece principalmente devido à menor resistência do alumínio em relação ao inox e ao aço, e das limitações do artesanato em determinados casos”, explica. Da mesma forma acontece com os móveis em madeira, tecidos para forros e todas as demais matérias-primas, que devem ser preparadas especificamente para uso em ambiente exteriores.
Pensando nisso, a Lider Interiores desenvolveu recentemente uma linha gourmet de móveis para área externa: a Serena, com mobiliários modernos, design diferenciado e acabamentos especiais que garantem ainda mais durabilidade aos produtos. Para ampliar as possibilidades, a Lider oferece também, em parceria com a empresa Dona Flor, vários móveis com tratamento especial para uso ao ar livre. São mesas, cadeiras, sofás, poltronas, mesas de centro, mesas laterais, aparadores, banquetas, entre outros. “As peças têm o mesmo padrão de qualidade dos produtos Lider para a área interna, assim como o design contemporâneo e a beleza que já conhecemos. E ainda são produzidos com materiais antioxidantes e resistentes à ação do tempo”, afirma Marcelo Magela.Aproveite o melhor da decoração para área externa e deixe a criatividade fluir!
Serviço
Lider Interiores: http://www.liderinteriores.com.br/
SAC: 0800-283-1220
Lojas em todo país! Alguns endereços:
Loja Ponteio Lar Shopping – Belo HorizonteRodovia BR 356 nº 2500/ loja 112 - Santa Lúcia CEP: 31950-650 (31) 3286-4577
Shopping Lar Center  - São PauloAv. Otto Baumgart, 500 – loja 210 – Vila Guilherme CEP: 02049-000(11)2221-4075

FIVELA & CHAPÉU


Com uma proposta temática, inspirada em uma arena de rodeio, a tradicional Rodeo Country Bar, que acaba de inaugurar suas novas instalações, na BR 116, localizada na Linha Verde, ao lado da Churrascaria Estrela, em Curitiba, vem sendo o novo point para os amantes da música sertaneja. Em novo espaço, a casa que tem a frente o empresário Gilmar Silva, abre nas terças, sextas e sábados.

Projetada pelo arquiteto Fernando Yoshikawa, a nova Rodeo tem 1,5 mil metros quadrados e capacidade para mais de 1,5 mil pessoas,e traz uma decoração rústica, com a utilização de madeira bruta e acabamento de primeira. Devido ao formato arredondado, o novo estabelecimento garante uma visão privilegiada para o palco de todas as partes da casa.Com tecnologia de ponta e segurança, o estabelecimento conta com amplo espaço, aconchegante e diferenciado, com ambiente climatizado, internet Wi-Fi para clientes, 3 bares, 2 telões, 2 fumódromos, 40 camarotes, com capacidade para 6 e 8 pessoas e 16 camarotes Vips para 12 pessoas, com frigobar.

SUMMER CAMP GYMBOREE

O centro de desenvolvimento infantil Gymboree Play & Music, comandado pelo casal de empresários Alexis e Silvia Sohr, preparou uma programação especial e diferenciada para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.


O Summer Camp acontecerá entre os dias 05/12 e 23/12 e também entre 16/01 e 24/02 com aulas do Pre Kinder, uma modalidade destinada a crianças de 02 a 05 anos. O programa funciona como uma excelente base para desenvolver a comunicação, a curiosidade, a confiança e a socialização, além de promover a convivência com outras crianças e os primeiros contatos com o inglês, já que todas as aulas são ministradas nesse idioma. Trata-se também de uma oportunidade para fornecer atividades às crianças que se encontrarão em férias e sem planos de viagem durante o último mês do ano. As aulas do Summer Camp estão planejadas para acontecer pela manhã, das 09h às 12h, e também à tarde, das 14h às 17h, com o número máximo de oito alunos por turma, divididos por faixas etárias. A programação prevê ainda passeios externos, como parques, cinemas e pontos turísticos da cidade, sempre às sextas-feiras. Os interessados em participar do Summer Camp podem obter mais informações diretamente no Gymboree Curitiba, localizado na Rua Martim Afonso, 3.038, loja 01, ou por meio do telefone (41) 3311-2000.

Modeladores Yoga confirmam participação na Feira Bebê Brasil

A proposta diferenciada da Feira Bebê Brasil - Feira da Gestante, Bebê e Criança - tem atraído grandes marcas. Uma delas é a Modeladores Yoga, uma das mais reconhecidas em seu segmento. A utilização de modeladores traz inúmeros benefícios para quem usa, principalmente para as mamães. São mais de 90 modelos confeccionados sob medida que se aplicam aos vários estágios da gestação, desde as famosas cintas até modeladores que podem ser usados durante toda a gestação para a sustentação do abdômen e assoalho pélvico, prevenção de gorduras localizadas, flacidez, celulite e estabilização da coluna lombar.  A linha também oferece produtos para o período pós-parto, que alcançam resultados estéticos com conforto e praticidade. Além do pavilhão de exposições, a Feira Bebê Brasil contará com um ciclo de palestras realizado em paralelo, um workshop que abordará temas importantes sobre saúde, educação, estética, moda, entre outros. “Nossa intenção é provocar debates sobre o tema, oferecer informação de qualidade e com isso aumentar a participação do público no evento. Esta proposta tem sido bem aceita pelos expositores, apoiadores e patrocinadores”, justificou Ana Paula Corrazza, diretora da Lynx Eventos, promotora e organizadora da feira.A Feira Bebê Brasil acontece de 11 a 15 de abril de 2012 em Curitiba no Centro de Convenções da FIEP/CIETEP. Mais informações no site  http://www.feirabebebrasil.com.br/.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

I Love NY

vem chegando o verão‏

PaneOlio traz novidades e os "mais pedidos" do Gnocchi della Fortuna


Criações do chef Betinho Valente podem ser degustadas nesta terça-feira (29)
As versões mais pedidas do Gnocchi della Fortuna voltam à mesa nesta terça-feira, no PaneOlio Ristorante & Caffè, que todos os meses mantém esta tradição italiana, de comer a popular massa sempre no dia 29. Gnocchi de banana ao ragu de cordeiro, de ricota com molho de espinafre, frito com molho triplo funghi são algumas das criações do chef Betinho Valente, que voltam à mesa.
Entre as novidades, destaque para o Gnocchi Gamberi e Salmone, com massa de batata salsa, que acompanha camarão grelhado, salmão defumado ao molho de alho poró e ainda o Gnocchi Siciliano, com tilápia grelhada ao molho de limão siciliano com gnocchi de batata salsa na manteiga com macedônia de legumes.
O Gnocchi della Fortuna é promovido em parceria com a Soviagem Turismo e Câmbio, que deixa uma nota de um dólar sob cada prato. Parte da renda arrecadada é destinada ao Centro Social Esperança, que atende mais de 200 crianças com atividades socioeducativas.

SERVIÇO:
GNOCCHI BENEFICENTE DELLA FORTUNA NO PANEOLIO
Data: 29 de novembro
Endereço: Rua Conselheiro Dantas, 494, Rebouças, Curitiba (PR)
Informações e reservas: (041) 3334-1126
http://www.paneolio.com.br/

Tropical Dia bacana


“A solidariedade faz parte do nosso negócio.” A frase é do empresário Tiara Kaufmann, responsável pela franquia Tropical Banana, que no dia 1° de dezembro destinará 15% do faturamento das lojas da marca, em Curitiba e São José dos Pinhais, para as atividades de assistência e pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe.
A franquia tem quinze lojas nos estados do Sul do País e as nove de Curitiba e Região Metropolitana participam da ação solidária. “A gente cria uma empresa para gerar renda. Emprega gente, monta novas lojas. E o sucesso traz a obrigação social, de se envolver com ações que são importantes para a comunidade onde estamos. É assim que funciona”, declara Tiara, certo de que o Tropical Dia Bacana vai ser um sucesso e entrará para o calendário de promoção anual da franquia.
O Tropical Dia Bacana também é motivo de comemoração no Pequeno Príncipe. “Nós nunca tivemos um parceiro com tantas lojas e por isso nossa expectativa é muito boa. Ter o apoio como a rede Tropical Banana, que está em todos os shoppings, referenda o nosso trabalho e incentiva a vinda de novos parceiros”, diz Mariah Bittar, de eventos e projetos especiais do Pequeno Príncipe.

EMAP promove curso sobre seguros

A Escola da Magistratura do Paraná (EMAP) realiza nos dias 1° e 02 de dezembro o Curso Estadual de Aperfeiçoamento para Magistrado, que terá como tema o mercado de seguros. A capacitação tem como objetivo debater questões relevantes como os tipos de seguros, contrato estabelecidos, fraudes e inserção no Código de Defesa do Consumidor.As palestras são destinadas a magistrados e membros do poder judiciário. A capacitação acontece no auditório da EMAP, em Curitiba. Para os magistrados a participação no curso contará, também, para efeito de vitaliciamento, como determina a Escola Nacional de Formação e Atualização do Magistrado (ENFAM). Além disso, servirá para contar a carga horária necessária para a promoção ou remoção por merecimento. Mais informações sobre o curso pelo site http://www.emap.com.br/ ou pelo telefone (41) 3254-6500.

Adriana Schmidt realiza XII Meeting Care


Reconhecida nacionalmente na área de saúde e beleza da pele, a badalada médica curitibana Adriana Schmidt recebeu amigas e convidadas nesse fim de semana para um agradável coquetel, durante o XII Meeting Care – tradicional encontro entre suas amigas, pacientes e convidadas. Durante o evento, Adriana falou sobre os principais tratamentos para rejuvenescimento da atualidade, além de outros assuntos do universo feminino.

Malvina Pacher, Patrícia Frisato, Tatiana Faria, a médica Adriana Schmidt e Sílvia Roman.



Crédito das fotos: Luciane Belin

ACERTE NO PESENTE DE AMIGO SECRETO



O fim do ano se aproxima e a brincadeira mais esperada é o famoso amigo secreto, que é a comemoração ideal para divertir os amigos e promover a integração no ambiente de trabalho e familiar.A Camilo Joalheiros possui varias opções para o presente ideal, que caiba no bolso e que principalmente agrade o seu “amigo secreto.”Os braceletes masculinos de prata a partir de 120,00, pingentes, brincos, anéis e pulseiras femininas a partir de 100,00, peças de decoração e jogos de copos de cristal a partir de 80,00, relógios technos masculino e feminino a partir de 200,00 e uma opção mais elaborada são os relógios DKNY e Armani Exchange a partir de 500,00.
 
A Camilo Joalheiros possui uma variedade de produtos para todos os gostos, desde os mais simples até os mais espalhafatosos. Faça uma visita a loja e escolha seu presente.

Gaúcho Chapadão

A partir dessa semana quem for a Cervejaria Devassa Curitiba vai poder provar o novo cardápio de verão da casa. Dentre os destaques da gastronomia, o Gaúcho Chapadão e o Metendo o Mignon na Massa prometem fazer muito sucesso. Tem ainda novos drinks e opções de sobremesa. Vale lembrar que pratos consagrados como o Combinado Devassa e a Portenha, assim como outros sucessos, continuam para o público provar o ano todo. Vale a pena conferir!
Gaúcho Chapadão = fraldinha na chapa com batata chips, farofa e molho campanha

Cesar Almeida estreia espetáculo no mini-Guaíra


Peça aborda a chamada “Geração Whatever”

O novo espetáculo da companhia Rainha de 2 Cabeças, com texto e direção de Cesar Almeida, nasceu da vontade de falar de uma geração que se formou a partir da invenção da internet e que se propaga como uma espécie de “way of life” dos tempos interativos. Geração que, independente de faixa etária e classe social, é totalmente globalizada e desprovida de valores rígidos que não tragam o prazer próprio. A peça “Geração Whatever” estreia dia 08 de dezembro, no Miniauditório do Teatro Guaíra, e permanece em cartaz até 18 de dezembro, sempre de quinta a domingo.

A história é retratada pela visão de cinco personagens contemporâneos que tentam desesperadamente buscar a felicidade. Sobreviver ao caos de informação que recebem todos os dias, criando novas demandas psicológicas e prazer a qualquer custo são seus objetivos. Um homem, uma mulher, dois seres andróginos e uma fotógrafa jogam suas cartadas na tentativa de obter um pouco de felicidade em tempos que exigem tomadas de decisão radicais, ou não. Tanto faz se os limites da felicidade pessoal avançam sobre o espaço alheio. Whatever é seu lema. Sempre insatisfeitos com todas as possibilidades que nosso tempo apresenta, tornam-se cada dia mais insensíveis.
Ainda não existe muita literatura sobre essa geração. São sintomas que ainda devem ser estudados pelos acadêmicos, mas já é possível perceber esse traço que permeia as relações atuais. “Queremos a juventude, o luxo, o consumo, a celebridade, a pornocultura, tudo ao mesmo tempo e de forma imediata. Temos hoje uma expectativa desmedida de tudo. Usufruímos do sexo livre, do consumo desenfreado, mas mesmo assim não conseguimos atingir a felicidade que o capitalismo nos prometeu. Esse paradoxo da contemporaneidade é o tema do espetáculo”, explica Almeida.
“Geração Whatever” apresenta homens e mulheres loucos para sentirem-se felizes, cada vez mais desprovidas de ética e sentimento, apenas na vã tentativa de aplacar sua infelicidade.

Parceria de saúde


Academia Corpus e a Vibe Class Holistic Training se uniram para uma parceria de muito sucesso. Com um objetivo em comum, trazer mais saúde e bem-estar para sua vida, respeitando o seu ritmo.

O sistema de Condicionamento Vibe Class Holistic Training foi criado por profissionais de diferentes áreas a fim de realizar um trabalho corporal completo com modalidade aeróbicas e anaeróbicas.
Um sistema de software foi desenvolvido para administrar o treino de acordo com o desempenho de cada pessoa. Com 700 opções de exercícios, e com a possibilidade de ajuste da intensidade da vibração da plataforma, os planos de treino são totalmente personalizados, trazendo assim os benefícios corporais como a tonificação da musculatura, alongamento, correção da postura, queima de 20% + de calorias e ainda faz drenagem linfática (graças à plataforma vibratória), reduzindo celulite.
Um trabalho completo atendendo as necessidades dos alunos a partir de 12 anos. Com o Vibe Class o aluno impõe o seu ritmo e tem total privacidade em seu treino!! Disponível na Academia Corpus Champagnat.

domingo, 27 de novembro de 2011

Arquitetura comercial - Por Ana Padilha

Vinícula Família Zanlorenzi. Madeira de demolição. Três meses de obra.

Piso drenante Braston‏

Home Theater. Menor Preço. Audiomax. Automação predial, condomínios audio e video



Rua Paulo Gorski, 1573 Curitiba 41- 3434-2400

Arquitetura top

A Associação de Decoração Ponto de Apoio, com produção de Consuelo Cornelsen, da Planeta Brasil, realiza nos dias 29 e 30 de novembro (terça e quarta-feira), a palestra de dois grandes nomes da arquitetura mundial, o canadense Adam Kaasa e o argentino Paulo Gastón Flores, respectivamente. Urbanistas e arquitetos, eles trazem discussões e reflexões sobre o futuro das cidades. Ambas as apresentação irão acontecer no auditório Poty Lazzarotto, no Museu Oscar Niemeyer, às 19h.

Cores nos ambientes de casa influenciam estado físico e mental

Tonalidades provocam sensações diferentes e orientações da cromoterapia ajudam a escolher as cores para os cômodos.As cores estão presentes no dia a dia de todas as pessoas – em casa, na rua, na natureza. Suas vibrações influenciam o estado de humor e até a saúde dos indivíduos. A cromoterapia é uma técnica que utiliza estas vibrações energéticas para obter resultados terapêuticos, ou seja, as cores contribuem para a cura de doenças a partir das mudanças químicas que elas provocam no organismo. “As vibrações afetam a parte física e mental do corpo promovendo a saúde”, observa Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta ortomolecular e presidente do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (SINTER-RJ).


Existe uma infinidade de cores espalhadas pelo mundo, mas a cromoterapia utiliza apenas sete – as presentes no espectro solar. Amarelo, vermelho, alaranjado, azul ciano, azul violeta, azul anil e verde são os tons que ajudam a resgatar o equilíbrio do organismo. “Cada pessoa possui um mapa de cores diferentes e por isso o tratamento é personalizado. Além disso, as necessidades energéticas de cada paciente também varia de acordo com o momento e a enfermidade que será tratada. Para saber quais são as tonalidades mais indicadas para o paciente o terapeuta faz uma série de perguntas que auxiliam o processo”, explica.
Os terapeutas possuem várias estratégias de tratamento. As cores presentes na alimentação, na natureza, nos ambientes ou em cristais auxiliam na harmonização do sistema corporal. “Dependendo da situação o paciente é convidado a fazer uma mentalização das cores ou a ter contato com a luz de lâmpadas coloridas. O profissional também pode dar orientações sobre as tonalidades presentes na vida da pessoa, como as cores dos cômodos da sua casa, os tons predominantes na decoração, nos objetos e no ambiente de trabalho. Essas ações coadjuvantes são importantes para que o tratamento seja completo”, esclarece.
Paulo ressalta que é necessário conhecer a vibração das cores para escolher quais tons farão parte da decoração de cada ambiente da moradia, favorecendo o equilíbrio bioenergético dos moradores. “A cromoterapia pode ser muito útil na decoração da casa. As tonalidades estimulantes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Já o azul, o violeta e o índigo provocam sensações de relaxamento e ajudam a acalmar em momentos de tensão e estresse. O verde contribui para a restauração do equilíbrio”, destaca Paulo, que também leciona em cursos de qualificação profissional para terapeutas.